Conheça Motivos para Consumir Flavonoides!

3

Sabe o que são flavonoides?

Os flavonoides também conhecidos como bioflavonoides, são produtos do metabolismo vegetal, são bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São substâncias presentes naturalmente em diversos alimentos e auxiliam na proteção da nossa saúde. Conheça melhor os Motivos para Consumir Flavonoides lendo o artigo!

Os flavonoides são encontrados em diversas frutas, flores e vegetais e em alguns alimentos processados (como chás, vinho tinto e chocolate). Em geral, os níveis de flavonoides em alimentos processados são 50% menores que nos alimentos frescos.

Conheça Motivos para Consumir FlavonoidesConheça Motivos para Consumir Flavonoides!

Está cientificamente comprovado que o consumo de alimentos ricos em flavonoides está relacionado com a redução no risco de aparecimento de inúmeras doenças, acredita-se que é pela ação antioxidante, que protege as células contra os danos causados pelos ataques dos radicais livres. Além disso, eles têm ação anti inflamatória. Saiba mais lendo o artigo motivos para consumir flavonoides.

Conheça Alguns Motivos para Consumir Flavonoides!

Benefícios de flavonoides
  • Incluir flavonoides em nossa dieta é muito importante principalmente se estamos com falta de algum nutriente. Exemplo, alguns flavonoides tem altos teores de vitamina C, que possuem propriedade antioxidante, auxiliam a reduzir a inflamação, melhoram a elasticidade das artérias e ajudam a combater o envelhecimento, ao nível celular.
  • Os flavonoides também protegem contra doenças como a demência senil, mal de Alzheimer e certos tipos de câncer.
  • Os flavonoides estão relacionados com a prevenção ou melhoria em diversas doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, tem efeitos benéficos na diminuição do risco de obesidade, triglicéridos e colesterol altos no sangue, resistência à insulina entre outras.
  • O consumo de flavonoides está associado à redução do risco de doenças cardiovasculares, por meio da prevenção da oxidação de colesterol LDL (colesterol ruim) e à diminuição da agregação plaquetária. O ideal é ingerir 31 mg de flavonoides por dia.
Quais os diversos tipos de flavonoides e onde encontrar
Os que estão sendo mais estudados são:
  • Quercitinas, rutinas, catequinas, tangeretinas, kaempferol, hesperidinas, isoflavonas e cianidinas.
  • Eles são responsáveis por dar cores vermelho, amarelo ou laranja para frutas e legumes que consumimos regularmente.
Catequinas
  • As folhas do chá preto e verde são uma fonte privilegiada de catequinas, também encontramos no cacau (no chocolate amargo), pera, maçã, vinho entre outros.
Cianidinas
  • Encontram-se no rabanete, morango, cereja, amora entre outros.
Hesperidinas
  • Encontra-se principalmente na pele e na membrana interior branca que rodeia o fruto, logo pode comer esta parte, estão presentes na pimenta, laranjas, limões, toranjas, entre outros.
Isoflavonas
  • São componentes da soja, tofu, leite de soja, farinha de soja, grão-de-bico, lentilha, feijão branco entre outros.
Quercetinas
  • São encontradas em altas concentrações na cebola, chá verde, maçã, amora, pera, alface, tomate, brócolis, acelga, uva, vinho tinto, pimenta verde, romã, brócolis, espinafres, couve, couve-de-bruxelas, aveia, manga ou alho entre outros.
Kaempferol
  • É encontrado em chás, brócolis, endívia, toranja, uva entre outros.
Rutinas
  • Estão presentes na acerola, cascas da uva, da amora, das laranjas, dos limões, das toranjas, das tangerinas, do pimentão, da cebola, no vinho tinto, na maçã, no brócolis e no tomate, morangos, mirtilos, arandos, alperces, chá, espinafres, agrião entre outros.
Tangeretinas
  • Estão presentes principalmente nas frutas cítricas.

São muitos os alimentos ricos em flavonoides que podemos incluir em nossa dieta, mas se prestar atenção vai notar que a maioria são de origem vegetal. Portanto, é importante consumir frutas e verduras em quantidade e variedade para usufruir de todos os benefícios de flavonoides.

Conheça Motivos para Consumir Flavonoides!

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia sempre aprendo muito com seus posts sempre atualizados e muito interessantes. Nunca tinha ouvido falar em flavonoides e nem dos seus benefícios. Excelente post. Obrigada por partilhar conosco valiosas informações. Beijinhos

  2. OI Vania,
    Saudades de vir aqui! Problemas no computador, logo depois que cheguei de férias.Mas, logo, logo, entro no ritmo.
    Como sempre, ótimas informações.
    Bj,
    Lylia

  3. Querida Vânia,

    Adoro ler os seus artigos, desde sempre ! 🙂
    Aprendo imenso e é sempre muitissimo prazeroso ficar com estas tão úteis informações ! 🙂
    Lamento imenso o que vos aconteceu por aí com os computadores, espero que já esteja tudo bem !

    Beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui