Alimentos que Auxiliam no Combate ao Inchaço Abdominal

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Quem nunca sofreu de inchaço abdominal?

Consumir alimentos ricos em sal é um desastre para quem sofre com o inchaço, é uma das causas  principais de retenção de líquidos. Continue lendo para saber os Alimentos que Auxiliam no Combate ao Inchaço Abdominal!

Na verdade não basta só tomar cuidado com a quantidade de sal que se coloca na comida. É necessário também controlar o Sódio presente nos alimentos industrializados, como embutidos: salame, bacon, linguiça. Ah não esqueça os temperos prontos!

Não é fácil eliminar o inchaço abdominal, pois são necessários exercícios físicos. Sem contar que é preciso cuidar da hidratação do corpo e praticar uma alimentação saudável! Aliando todos esses pontos é possível dar conta desse probleminha que aborrece tanta gente!

Alimentos que Auxiliam no Combate ao Inchaço AbdominalAlimentos que Auxiliam no Combate ao Inchaço Abdominal

Como muitos devem imaginar, os alimentos que auxiliam no combate ao inchaço são, especialmente, os com alto teor de água como pepino, chuchu, melão, melancia, abacaxi, abobrinha…

Esses alimentos têm propriedades diuréticas que ajudam a aumentar a produção de urina e reduzem a retenção de líquidos, diminuindo, o inchaço do corpo.

Alimentos que Auxiliam no Combate ao Inchaço Abdominal

Abacaxi
  • O abacaxi é rico em água e tem enzimas digestivas a bromelina que facilitam a digestão dos alimentos ricos em proteína (carnes), e contribui para desinchar. As fibras aumentam a saciedade.
Água de coco
  • É um excelente alimento natural diurético que elimina as toxinas e o Sódio pela urina. Além disso, hidrata o corpo e deixa a pele mais saudável.
Alface
  • O alface possui em sua composição clorofila com flavonoides que, combinadas, contribuem para diminuir o excesso de líquido, o que provoca desinchar.
Cenoura
  • A combinação de vitaminas desse legume estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil.
  • Na composição tem dois minerais Silício e Potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.
Cereais integrais, farelos, fibras
  • Quando o consumo de fibras e líquidos está equilibrado é melhorado o trânsito intestinal e elimina o inchaço. 
  • A quantidade mínima de fibras recomendada é de 30 gramas por dia, Deve combinar com a ingestão média de 2 litros de água dia. As fibras estão presentes em cereais integrais, farelos,  frutas e verduras.
Couve
  • A couve é rica em fibras, que aceleram a digestão e prolongam a sensação de  saciedade.
  • Entre vários nutrientes tem alto teor de clorofila, substância que ajuda a limpar o organismo, especialmente o intestino. Ainda protege o fígado de efeitos nocivos.
Melancia
  • Possui alto teor de fibras e água (maior que 90%), desincha, limpa o organismo, ainda possui baixo valor calórico e é super diurética.
  • Para se sentir saciada por mais tempo, prefira consumir a fruta in natura, pois dessa forma o alto teor de fibras presentes nesse alimento é melhor conservado.
Melão
  • É fruta repleta de vitaminas e fibras que sacia e ajuda a eliminar toxinas, gorduras e líquidos.
  • Pode ser consumido em fatias, pedaços ou suco sem coar.
Pepino, chuchu
  • O pepino, chuchu, abobrinha… têm alto teor de água. São importantes para combater a retenção de líquidos pois possuem cerca de 90% de água, garantem a hidratação do organismo.
  • Inclua-os em saladas, sopas ou sucos pois, por têm bastante água e são fontes de Magnésio e Potássio que neutralizam o efeito do Sódio nas refeições.
Salsa e salsão
  • Ótimos para serem polvilhados sobre risotos e carnes, são poderosos diuréticos que auxiliam a diminuir a retenção de líquidos diminuindo o inchaço.
  • Podem ser usados no lugar do sal em molhos nas saladas, ou em sucos. Combiná-los com temperos naturais, como cebola, alho, manjericão, orégano e cebolinha são uma opção que combate o inchaço.

Alimentos que aumentam o inchaço abdominal

Muitas pessoas sofrem de inchaço abdominal e, em muitas ocasiões, não prestam a devida atenção a tal problema estomacal. É provável que alguns alimentos que são consumidos diariamente deixem o estômago inchado.

Vamos nomear alguns alimentos que podem provocar o inchaço. Caso façam parte de sua dieta, procure eliminar a utilização para melhorar a sua qualidade de vida.

Alimentos ricos em gordura
  • Alimentos gordurosos (gorduras saturadas), como a batata frita, provocam inchaço, pois as frituras são difíceis de digerir, assim inflam o estômago e o deixam com sensação de peso.
  • Existem alimentos que contêm gorduras benéficas para o organismo e não provocam inchaço e indigestão. Entre eles temos por exemplo o abacate o chocolate preto…
Carboidratos refinados
  • Os carboidratos refinados são os produtos preparados com farinha branca, como: pães, massas, pizzas e a maioria de produtos de panificação, são feitos com farinha branca.
  • Deve minimizar o consumo de refinados pois provocam inchaço abdominal. Pode comer pizza ou pão feitos com farinhas integrais, ou com farinha refinada com moderação e não muito frequentemente.
Refrigerantes e bebidas carbonatadas
  • Os refrigerantes e outras bebidas carbonatadas geram dióxido de carbono, fazendo com que o estômago produza gases, o que provoca que se sinta inchada e com muito peso.
  • Deve substituir essas bebidas sucos naturais, estes farão muito bem ao seu organismo.
Sal
  • Se uma pessoa excede no consumo de sal, contribui para que o organismo retenha líquidos e, portanto, seu estômago fica inchado.
  • O ideal é comer pouco sal, para manter o organismo saudável e com níveis de Sódio adequados, especialmente se sofre de pressão arterial alta.

Alimentos que Auxiliam no Combate ao Inchaço Abdominal

Guloso & Saudável

 

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4 COMENTÁRIOS

  1. A unica que me custa é beber tanta água, raramente tenho sede, como gosto de chá tento beber pelo 1 litro.
    Gostei muito do post, muito interessante
    bj

  2. Tenho gastrite e achei q tds q são ácidos não poderia comer ex. Abacaxi? , e q não incha barriga, poderia dar uma explicação?

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