Existem poucas coisas no mundo que superam o aroma maravilhoso e sabor intenso de um pão caseiro acabadinho de assar.

Pães são comuns na maioria dos lares. Infelizmente, pão não dura por um longo tempo, tem uma vida útil curta. Frequentemente, em questão de dias, o pão começa a formar fungos chamados de mofo e torna-se não comestível. Continue lendo para conhecer Dicas de Como Evitar que o Pão Mofe Rápido!

Na verdade o pão vai de fresco e delicioso a mofado com uma rapidez impressionante, principalmente quando é conservado à temperatura ambiente quente, como com a nossa temperatura no verão. Felizmente, o mofo não aparece tão rápido em temperaturas frias.

Dicas de Como Evitar que o Pão Mofe RápidoComo Evitar que o Pão Mofe Rápido

Para minimizar o mofo no pão prefira preparar pão de farinha integral pois continua fresco por mais tempo do que pão de farinha de trigo branca refinada. Aprenda como aumentar a vida de seus pães, conheça algumas dicas.

Como Evitar que o Pão Mofe Rápido

Dicas para a preparação
  • Prepare pães caseiros pois tem melhor sabor e menos produtos químicos, faça pães mais densos que duram mais tempo do que versões mais leves. Pães integrais possuem esse tipo de textura, ainda são melhores para a saúde do que pães de farinha refinada branca.
  • Sempre esfrie totalmente os pães antes de acondicioná-los em sacos. Isso minimiza o acúmulo de umidade dentro do saco, que potencializa a formação de mofo.
Aprenda a armazenar
  • Sele o pão firmemente em um saco plástico para ajudar a mantê-lo livre de mofo. Empurre para fora o ar do saco passando as mãos pelo lado de fora e então feche.
  • Armazene pães recém assados em sacos plásticos lacráveis assim aumentará a vida útil.
  • Mantenha o pão na temperatura ambiente sempre em torno de 20º C ou inferior. Conserve-o afastado da luz solar direta, em um lugar fresco e seco.
  • Escolha uma área que esteja sempre longe de qualquer fonte de calor.
Dicas de como congelar
  • Primeiro higienize a sua geladeira. Se for possível, tire tudo e limpe-a com uma esponja embebida em água e um pouco de água sanitária (1 litro de água e 1 colher de sopa de água sanitária). Isto irá eliminar todo o mofo que possa já ter-se desenvolvido na sua geladeira.
  • Congele os pães em porções. Congelar o pão é uma forma de evitar que o pão mofe.
  • Pode descongelar a quantidade que deseja diretamente no forno ou torradeira.
Data de validade
  • Quando for comprar pão observe atentamente a data de validade. Compre o pão com a data de vencimento mais distante da data em que está a comprar.

Dicas de como utilizar pães amanhecidos

  • Se o pão passou do tempo e acabou ficando duro, ainda assim existem saborosas formas de reaproveitá-lo. As dicas incluem usá-lo (receitas nos links) tortas e pudins de pão, omelete de pão ou ainda outras receitas que têm como ingrediente pães amanhecidos.
  • Outra possibilidade é preparar torradas para o café da manhã, pode também preparar deliciosas rabanadas ou fatias douradas, croutons integrais com ervas para acompanhar saladas, sopas, ou até mesmo preparar farinha de rosca caseira.

Dicas Como Evitar que o Pão Mofe Rápido

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

2 COMENTÁRIOS

  1. Vânia querida excelente suas dicas, e reaproveitamento de pães. Sempre que me sobra eu faço torradas ou rabanadas. Adoramos pães e ultimamente tenho comprado ou feito com farinha integral. Gostei muito. Beijinhos, ótima semana

Deixe uma resposta