Você conhece razões para aumentar o uso de coentro na cozinha?

O coentro (Coriandrum sativum L.) é um tempero muito polêmico, divide multidões, uns amam o coentro, outros odeiam. Leia o artigo e conheça Coentro, Efeitos Benéficos na Saúde!

Foi realizado um estudo em que ficou comprovado que a repulsa ao coentro nada tem a ver com o paladar, mas sim com o olfato, um estudo realizado no Canada constatou uma relação entre o receptor olfativo e o receptor do gosto amargo.

Os coentros são bastante versáteis, podem-se utilizar as folhas frescas como ervas aromáticas e as sementes como especiaria depois de moídas. Eu AMO coentro, se puder escolher, prefiro com coentro o feijão, os peixes, frutos do mar, molhos, vinagrete… E você, ama ou odeia?

Coentro, Efeitos Benéficos na SaúdeCoentro, Efeitos Benéficos na Saúde


No Brasil o coentro é mais usado no Norte e Nordeste, ele realça o sabor do feijão, sopas, peixes, frutos do mar…

Variedades de coentros mais plantadas no Brasil
  • Coentro verdão, palmeirão, americano gigante e português.
Como normalmente se encontram à venda
  • As sementes devem ser adicionadas no inicio do preparo das receitas. Existem duas variedades, sementes redondas mais escuras e comuns, são as comercializadas no Brasil, já as sementes alongadas com cor mais clara são provenientes da Índia, são mais adocicada e tem um aroma bem cítrico.
  • As folhas frescas devem ser adicionadas e cortadas somente no final do preparo, elas possuem sabor refrescante e levemente amargo.
Quais os cuidados ao comprar?
  • Prefira as folhas mais frescas de cor verde vivo, sem manchas e com os talos crocantes. Evite os maços com folhas amareladas e com os talos moles.
Como devem ser conservados?
  • As folhas frescas devem ser conservadas com caule e a raiz, depois de bem lavados devem ser guardados em recipientes fechados ou plásticos próprios para alimentos, conservando-se na geladeira por alguns dias.
  • O coentro seco, desidratado ou sementes, guarde em recipiente fechado, em local protegido da luz e umidade.
Como consumir o coentro?
  • Pique as folhas frescas somente alguns instantes antes de usá-las, pois caso contrário podem perder o aroma. O sabor pode ser perdido quando o alimento for cozido por muito tempo, por isso o ideal é adicioná-lo às receitas sempre no final do preparo.
  • As sementes, inteiras, podem ser usadas no preparo de peixes, pães, bolos e massas. As sementes trituradas são ideais para complementar molhos ou acompanhar carnes vermelhas. Podem ser usadas ainda misturadas com outras especiarias, ou para aromatizar conservas, linguiças e vinagres.
Conheça: Coentro, Efeitos Benéficos na Saúde
  • Em parceria com cientistas norte-americanos, os estudantes da Universidad Politécnica de Francisco I. Madero, UPFIM no México, descobriram que o coentro tem potencial para eliminar impurezas e retirar metais pesados da água de forma orgânica. O coentro vem mostrando eficiência em purificar os sistemas de irrigação no Vale do Tula, situado nas proximidades da Cidade do México.
  • A Universidade Federal da Paraíba, em especial ao Centro de Ciências ds Saúde, João Pessoa, Paraíba, realizou um estudo que comprovou que o óleo essencial de Coriandrum sativum pode suprimir o crescimento de espécies de E. coli ESBL.
  • Em pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, Paraiba, Brasil,  concluíram que óleos essenciais do coentro apresentaram efetiva atividade antibacteriana contra cepas de Acinetobacter spp. multidrogas-resistentes de ampla importância clínica e epidemiológica, principalmente, devido as infecções hospitalares causadas pela mesma.
  • Investigadores da Universidade da Beira Interior, Portugal descobriram propriedades antibacterianas no óleo de coentros contra várias bactérias nocivas ao homem. Em estudo publicado no Journal of Medical Microbiology concluíram que o óleo de coentros reduziu o crescimento ou aniquilou a maioria das 12 estirpes de bactérias testadas!
  • Os componentes ativos dos coentros permitem a desintoxicação de metais pesados como o Chumbo, Mercúrio ou Alumínio. A excreção urinária destes metais aumenta com o consumo de maior quantidade de coentros.
  • O coentro possui 521 mg de Potássio em cada porção de 100 gramas! O Potássio é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para o bom funcionamento do coração, rins e outros órgãos.
  • Coentro atua como um agente antisséptico e antifúngicida natural para a pele e outras doenças. Esta erva também tem propriedades antibacterianas maravilhosas.
Coentro contraindicações
  • Alérgicos ao coentro não devem fazer uso de nenhuma das variedades.
  • Se utilizado em porções excessivas pode provocar perturbações e lesões renais.
  • A essência de coentros em doses elevadas pode provocar convulsões.
  • Os coentros ingeridos em doses elevadas têm efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso provocando sintomas semelhaste à embriagues.

Coentro, Efeitos Benéficos na Saúde

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

6 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia!
    Eu amo coentro, pra mim é um dos temperos que não pode faltar na minha cozinha.
    Fico triste quando alguém fala que odeia essa preciosidade.
    Adorei saber os benefícios, bela postagem!
    Um salada de chuchu, batata doce, cenoura, tomate, cebola, azeitona, coentro verde e maionese
    light é td de bom eu amo!

    Bjs ♥

  2. Oi Vânia:)

    Apesar dessas boas propriedades é erva que não gosto, nem do cheiro. Que pena!
    E não adianta tentar porque não consigo comer coentros nem nada com ele temperado. Acho o sabor e cheiro muito forte. E são grande apreciadora de ervas para temperar mas coentro não entra na minha cozinha:)

    Beijinhos

  3. hahahaha

    eu gosto de coentro – mas com moderação

    só que lá em casa não pode entrar (ultimato “ou coentro, ou eu”, sabe como é? hehehehe)

Deixe uma resposta