Como não perder alimentos quando falta energia elétrica?

Os alimentos perecíveis como a carne, o frango, o peixe, os frutos do mar, leite…, que não estiveram refrigerados ou congelados de forma adequada, podem causar doenças com graves consequências se forem consumidos, mesmo que bem cozida e causar o inevitável prejuízo econômico. Aprenda Como Conservar Alimentos em caso de Falta de Energia Elétrica lendo o artigo!

É importante recordar que o tempo máximo de conservação dos alimentos dentro de uma geladeira fechada sem energia elétrica é de (4 horas segundo órgão do governo e 20 horas segundo o fabricante de eletrodomésticos) e no freezer de 24 horas se meio cheio e 48 horas se estiver cheio.

Como Conservar Alimentos em caso de Falta de Energia ElétricaComo Conservar Alimentos em caso de Falta de Energia Elétrica

Também devemos conhecer a relação entre a temperatura e a multiplicação de microrganismos patogênicos
  • A temperaturas inferiores a 5°C tornam-se inativos.
  • A temperatura de risco é entre 5 e 60°C são ativos, multiplicam-se.
  • Acima de 60°C morrem.

Saiba como Conservar Alimentos em caso de Falta de Energia Elétrica

Qual a capacidade das geladeiras manterem o congelamento?
  • Freezer e congelador têm capacidades de refrigeração muito diferentes, a diferença é relevante na hora de conservar alimentos de forma saudável e sem desperdícios.
  • O congelador atinge uma temperatura média de -6º C, o que impede a conservação ideal de alguns alimentos por muito tempo.
  • O freezer mais eficiente é capaz de atingir temperaturas de -20°C. O freezer é sempre mais frio que o congelador, conservando  melhor a qualidade dos alimentos.
  • Os freezers vendidos no Brasil possuem a classificação de (*), (**) ou (***) de acordo com a temperatura que é mantida no interior do aparelho. Os que possuem uma estrela mantém os alimentos a uma temperatura mínima de -6ºC, o de duas a -12ºC e o de três atinge -18ºC.
  • Já a geladeira deve ser regulada para manter a temperatura entre 2 e 6 °C.
Como proteger os alimentos na falta de energia elétrica?
  • Mantenha as portas da geladeira e freezer fechadas para que a temperatura interna se conserve fria o maior tempo possível.
  • Se a energia elétrica faltar por um período de tempo prolongado, adquira gelo para conservar a temperatura da geladeira o mais baixa possível.
  • Neste período, caso se decida pelo consumo de carne, frango, peixe… refrigerados ou congelados que ainda se conservam a uma temperatura segura, é imprescindível que cada alimento seja muito bem cozido, para que se destrua qualquer tipo microrganismo patogênico.
O que fazer quando a energia elétrica se restaura?
  • Verifique cada pacote de alimento congelado para avaliar se ainda estão em boas condições. Não se deve confiar unicamente na aparência e no cheiro.
  • Se os alimentos se apresentarem parcialmente congelados, devem ser imediatamente cozidos.
  • Uma vez o alimento descongelado, não deve ser congelado novamente, deve ser feita alguma receita exemplo: a carne pode assá-la na panela de pressão e depois congelar, ou carne moída faça molho à bolonhesa, pode congelá-lo, frango cozido depois desfiado e congelado.
  • Vale lembrar que se algum alimento esteve por mais de 2 horas, exposto a temperatura acima de 5°C deve ser descartado.
Alimentos prontos
  • Os alimentos prontos como arroz, feijão, carnes, frango, etc., devem ser conservados aquecidos. Coloque as panelas em um tabuleiro, no banho-Maria e deixe atingir a fervura por pelo menos 1 minuto. Desligue o fogo e torne a aquecê-los novamente antes que a água do tabuleiro esfrie por completo.
Dicas para diminuir as perdas
  • Entre as carnes frescas, os peixes e frutos do mar são os que se deterioram primeiro.
  • O leite em caixinha também necessita de geladeira, o leite em pó é uma boa opção.
  • Em caso de falta de energia elétrica o isopor com gelo é uma preciosa ajuda pois reproduz aproximadamente a temperatura da geladeira (cerca de 8°C). Mas não conserve lá leite, queijo ou iogurte mais que 2 horas, pois é o prazo para iniciar a se deteriorar.
  • Se não tiver isopor em casa, abra o mínimo possível a geladeira e o freezer principalmente depois da falta de energia.

Como Conservar Alimentos em caso de Falta de Energia Elétrica

Guloso & Saudável

 

 

Salvar

Salvar

3 COMENTÁRIOS

  1. o post me lembrou de um episódio de falta de luz
    na época, eu ainda morava em BH
    teve uma promoção de haagen dasz no supermercado e eu comprei uns três ou quatro de uma vez
    e… nesta noite… acabou a luz
    tivemos que tomar tudo de uma vez
    preferimos não correr o risco de o sorvete derreter (heheheh)
    beijos e boa semana

  2. Olá Vânia,

    Mais uma publicação super interessante e devo dizer-lhe que me tenho confrontado muitas vezes com este problema da falha de energia eléctrica.
    Fico sempre tão preocupada com os alimentos, felizmente tem corrido bem mas há que precaver e estas dicas são de enorme ajuda !

    Obrigada e beijinho

Deixe uma resposta