Será que é possível praticar uma alimentação saudável e econômica?

A atual situação econômica do Brasil está a refletir-se no poder de compra da população em geral, é imprescindível realizar escolhas mais acertadas sem colocar em risco a qualidade da alimentação e o orçamento familiar. Lendo o artigo saiba Como Praticar uma Alimentação Saudável e Econômica!

É possível e necessário seguir alguns parâmetros e continuar a comprar alimentos saudáveis, em vez de devido à crise, passar a praticar uma dieta de batatas fritas, salgados, massas, hambúrguer e cachorro quente – que são, muitas vezes, mais pratícos e baratos.

 Assim, algumas das dicas básicas que o Guloso & Saudável manda são: Comece por preparar o café da manhã em casa. Compre fruta e legumes da estação,. Ocasionalmente, substitua a carne por fontes de proteínas alternativas, como ovos, feijão, lentilhas. Não esqueça nunca! Mantenha-se longe dos fast-food mesmo que pareça uma solução fácil, barata e muito tentadora. Eles são um dos maiores vilões da nossa alimentação! Então, vamos ao resto da dicas abaixo, pessoal!!

Alimentação Saudável e EconômicaAlimentação Saudável e Econômica

Saiba Como Praticar uma Alimentação Saudável e Econômica

Bebidas
  • Uma excelente solução para poupar (se possível) é comprar um filtro de água em vez de consumir água engarrafada. Se preferir os sucos, opte por polpas ou concentrados em vez de refrigerantes.
  • No link acesse receitas já postadas de sucos naturais.
  • No link acesse receitas já postadas de bebidas (refrescos, vitaminas, drinks e sucos).
Cereais
  • É mais vantajoso sempre comprar os cereais menos processados, integrais. Prefira sempre que possível as farinhas e cereais integrais.
  • É também boa ideia preparar pães e bolos em casa, consegue produtos de maior qualidade a preços mais acessíveis.
  • No link acesse receitas já postadas de pães e salgados.
  • No link acesse receitas já postadas de tortas e bolos.
Frutas, verduras e legumes
  • Prefira as frutas,  os legumes e verduras da época. Pois são mais econômicos e mais saudáveis.
  • Opte pelos produtos não processados (habitualmente os não embalados e os de menor tamanho são mais econômicos).
  • Uma das melhores formas de conseguir vegetais e frutos frescos é cultivá-los você mesmo (eu faço), somente necessita de um quintal, ou um jardim ou até um vaso.
Proteínas
  • Escolha a carne e o peixe mais econômicos, como aves, porco, peixes de água doce ou salgada da sua região. O peixe congelado é também é uma boa solução.
  • É sempre preferível comprar peças de carne “não preparadas”. Pois economiza poderá controlar a qualidade nutricional, os temperos e a quantidade de sal. Comprar frango ou galinha inteira com os ossos custa bastante menos, poderá retirá-los facilmente para preparar uns saborosos peitos de frango.
  • Evite comprar refeições prontas e alimentos processados, pois além de poupar, controla melhor os seus temperos, principalmente, a adição de sal, açúcar e gordura saturada. Pode substituir a carne por outras fontes proteicas duas ou três vezes por semana.
  • Os feijões, ovos, soja, as lentilhas secas, o grão de bico, as ervilhas congeladas ou manteiga de amendoim são apenas exemplos de excelentes fontes de proteínas que ajudam a manter bons níveis de nutrição, são escolhas mais econômicas e podem ser uma alternativa ou um complemento à carne ou ao peixe.
  • Inclua na ementa receitas preparadas com carnes, aves, peixe ou frutos do mar juntas com arroz, massas, empadões, bolos, tortas, pudins, saladas, jardineiras… que podem ser confeccionados com as sobras das refeições e assim minimizam o consumo de carnes e o desperdício. Também apresentam maior rendimento do que um bife ou um peixe à posta.
  • No link acesse receitas já postadas de aves.
  • No link acesse receitas já postadas de carnes.
  • No link acesse receitas já postadas de peixe e frutos do mar.
  • No link acesse receitas já postadas de saladas.
Snacks
  • Evite snacks de compra são na maioria das vezes produtos de pobre nutrição e pouco saudáveis.
  • Para realizar os seus lanches do meio da manhã e da tarde fora de casa,  em vez de recorrer à padaria ou ao barzinho, leve consigo uma peça de fruta, um iogurte natural, alguns biscoitos ou cookies integrais.
  • Prepare cookies, pequenos bolinhos, doces ou salgados, com farinha integral, guarde na geladeira e assim terá lanches para o meio da manhã ou tarde.
Economize na cozinha, dicas gerais
  • Compre os produtos em dia de promoção ou saldo, também compare qualidade e custo das marcas própria do supermercado (podem ser mais baratos).
  • Compre produtos tamanho familiar ou pacotes grandes para poupar dinheiro.
  • Antes de ir às compras  planeje as refeições que vai preparar na semana e só depois faça a sua lista das compras.
  • Cozinhe em panela de pressão pois o cozimento é mais rápido, saudável e necessita de menos água.
  • Tome o café da manhã em casa, além de controlar o que consome, evita a tentação de comer mais um bolo e ajuda na sua econômia.
  • Não desperdice o pão da véspera, aproveite-o faça torradas, farinha de rosca ou pudim.
  • Cozinhe em casa e evite sair para jantar, mas se decidir sair, não se envergonhe se sobrar muita comida, diga que vai levar para casa.
  • Inicie o jantar com uma sopa, ou até o almoço. Além da sopa ter um custo econômico, é saciante e contêm vitaminas, sais minerais e fibra alimentar.
  • Prepare algumas das receitas em maiores quantidades, de forma a conservar na geladeira ou freezer em porções menores.
  • Quando tiver fruta muito madura prepare suco, vitaminas, bolos ou geleias.
  • Normalmente reaproveite todos os alimentos que sobram de uma refeição. O que muitas vezes iria para o lixo, pode ser transformado e dar origem a deliciosas e nutritivas receitas.

Como Praticar uma Alimentação Saudável e Econômica

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

6 COMENTÁRIOS

  1. Excelentes dicas eu tenho uma alimentação mais saudável que á uns anos atrás, tenho optado por substituir a carne por soja, quinoa , lentilhas ,mas não consigo convencer os homens a fazer o mesmo.
    Boa semana
    bjs

Deixe uma resposta