Eles não só eliminam a sede como também repõem nutrientes.

Ainda possuem efeito diurético e auxiliam  emagrecer. Estar hidratado é fundamental para manter o metabolismo em ordem e também para evitar problemas como tontura e variação da pressão. Conheça alguns Alimentos com Alto Poder de Hidratação continuando a ler o artigo.

Quando o clima esquenta, como agora, há que consumir maior quantidade de água, água de coco, sucos naturais e outras bebidas refrescantes sem açúcar, para refrescar e evitar a desidratação.

Outra forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é investir em Alimentos com Alto Poder de Hidratação, frutas e legumes que contêm alto teor de água na composição.

Alimentos com Alto Poder de HidrataçãoAlimentos com Alto Poder de Hidratação

Mas o consumo desses alimentos não elimina a necessidade de se consumir água.  O consumo regular de alimentos com alto poder de hidratação contribui para minimizar os desconfortos causados pela desidratação. Como estes alimentos contêm mais de 85% de água na composição eles auxiliam a manter o bem estar e o pique nas tarefas do dia a dia. 

Conheça alguns alimentos com alto poder de hidratação!

Abacaxi
  • Tem 87% de água em sua composição, é rico em bromelina, enzima que auxilia na digestão. O melhor momento é depois das principais refeições devido ao efeito digestivo.
  • O abacaxi tem grande quantidade de vitamina C, além vitaminas do complexo B e E. Também contém sais minerais e ácidos cítrico, málico, oxálico e a bromelina.
  • No link receitas com abacaxi.
Abobrinha
  • A abobrinha apresenta uma grande quantidade de água cerca de 95%. Como possui baixa densidade energética, aumenta o volume da dieta sem aumentar calorias. Possui baixo teor calórico e tem alto teor de vitaminas e fibras.
  • Se a intenção é hidratar-se, prefira consumi-la crua, ralada ou fatiada na salada.
  • No link receitas com abobrinha.
Acerola
  • É a fruta que apresenta o maior teor de vitamina C.
  • Possui 91,4% de água, carotenoides, carboidratos, fibras, sais minerais, riboflavina, niacina e vitamina C.
  • Os carotenoides são  considerados antioxidantes, acredita-se que auxiliam na prevenção do envelhecimento precoce das células.
  • No link receitas com acerola.
Agrião
  • Tem grande quantidade de água, cerca de 93,9%. Contém sais minerais, possui mais vitamina C que muitas frutas e legumes, é uma das melhores fontes vegetais de vitamina K e ainda possui vitamina A.
  • No link receitas com agrião.
Brócolis
  • O brócolis na versão cozida possui 92,6% de água, é uma boa fonte de vitaminas B, A, C e K.
  • É rico em bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra o câncer. É pouco calórico, possui também sais minerais e tem alto teor de fibras.
  • No link receitas com brócolis.
Cenoura
  • Tem 88% de água. Possui alto teor de vitamina A, também possui vitamina C, vitaminas do complexo B, carboidratos, fibras, sais minerais e tem propriedades anti-inflamatórias.
  • No link receitas com cenoura.
Laranja
  • Possui 89,6% de água, carboidratos, sais minerais, tiamina, riboflavina, piridoxina e é fonte de vitamina C.
  • O suco é delicioso, mas as propriedades são melhor aproveitadas comendo o fruto com o bagaço, que auxilia a controlar a prisão de ventre.
  • No link receitas com laranja.
Mamão
  • A polpa têm 88,8% de água, sais minerais, vitaminas A e C. É rico em betacaroteno, papaína, e ajuda no funcionamento digestivo. É indicado nas dietas de perda de peso.
  • No link receitas com mamão.
Melancia
  • Logo na primeira mordida nota-se que é cheia de água, cerca de 92%. Além de água, a melancia também possui vitaminas do complexo B, vitamina C e A, que previnem infecções e combatem radicais livres.
  • Auxilia no equilíbrio hídrico do organismo por ser rica em Potássio.
  • No link receitas com melancia.
Morango
  • Delícia muito usada em sobremesa, tem 92% de água em sua composição. Auxilia na prevenção de doenças, é diurético, ajuda a eliminar toxinas pelo fígado e tem efeito laxante, auxilia na perda de peso. Contém ainda flavonoides, vitaminas do complexo B e ácido fólico.
  • No link receitas com morango.
Melão
  • O melão é uma excelente opção para hidratar tem 90% de água, ajuda ainda a desintoxicar o organismo, já que tem efeito diurético. Ainda é rico em vitaminas A, C e do complexo B, além de Cálcio e Ferro.
  • No link receitas com melão.
Pimentão amarelo, verde ou vermelho
  • Tem 91,9% de água, fibras, sais minerais, tiamina, riboflavina, piridoxina e carotenoides, tem alto teor de vitamina C, o que o caracteriza como um vegetal com elevadas propriedades antioxidantes.
  • No link receitas com pimentão.
Pepino
  • Tem 96% de água. Devemos consumi-lo cru na salada ou sozinho. Possui nutrientes como Potássio, vitamina C e fibras.
  • No link receitas com pepino.
Pêssego
  • Tem alto teor de água, 89%, é importante para a prevenção de problemas relacionados à visão e à pele, por conter quantidades significantes de vitamina A.
  • No link receitas com pêssego.
Tomate
  • Tem 95% de água, marca presença na maioria dos pratos, possui fibras, sais minerais, tiamina, piridoxina, vitamina C e carotenoides. Após cozido é rico em licopeno, que ajuda a combater os radicais livres do organismo.
  • No link receitas com tomate.

Alimentos com Alto Poder de Hidratação

Guloso & Saudável

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9 COMENTÁRIOS

  1. Vânia querida,

    Nunca é demais lembrar o quão importante é hidratar o corpo para que a saúde não se ressinta !
    Estes artigos são de extrema utilidade seja para ensinar ou relembrar !
    Obrigada por mais esta super-útil partilha!

    Um grande beijinho

  2. Olá querida amiga, saudades de vir ao seu cantinho. Ainda estou tentando colocar em dia as minhas visitas, depois de umas férias prolongadas, e finalmente cheguei aqui. Como sempre seus posts sempre são para mim uma fonte de informações saudáveis. Excelente post Vânia. Beijinhos, ótima semana

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