Mas suco, néctar e refresco não são todos iguais? Não são todos preparados com fruta? Qual será a melhor escolha? Trocar refrigerante por suco em pó (refresco), é uma boa escolha?

As opções de bebidas são cada vez maiores, essa variedade acaba confundindo muitas pessoas. As diferenças entre os produtos estão relacionadas à forma de processamento e aos ingredientes contidos em cada tipo de produto.

Em 2009 essa diferença passa a ser evidente nos rótulos, devido a uma lei que obriga os fabricantes a destacar no rótulo o que é refresco, néctar, suco etc.

Os fabricantes de bebidas só podem rotular como suco os produtos que tiverem no mínimo 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas é mais doce e tem entre 20% e 30% de polpa de frutas, bem menos do que o suco.

Suco nectar refresco.rConheça as Diferenças entre Suco, Néctar e Refresco

Existem grandes diferenças entre suco e néctar, não só nos ingredientes mas também no preço. Em relação às propriedades, as diferenças são enormes, sendo que a principal é a quantidade de polpa de fruta nessas bebidas.

Vamos agora descobrir as Diferenças entre Suco, Néctar e Refresco

O que são os sucos?
  1. O suco natural é preparado na hora com a fruta fresca, é a melhor escolha e possui maiores benefícios nutricionais.
  2. O suco integral é 100% natural, sem adição de água, conservantes ou outros aditivos químicos, mas sofre algumas perdas.
  3. O suco desidratado é obtido pela desidratação do suco integral mantendo os teores de sólidos solúveis originais do suco integral. Conhecido como suco em pó, só pode ser considerado suco se não contiver aromatizantes químicos.
  4. O suco reconstituído é obtido pela hidratação do suco concentrado ou desidratado e deve conter iguais teores de sólidos solúveis do suco integral ou o mínimo estabelecido por lei para cada tipo de suco.
  5. O suco concentrado não tem adição de açúcares na sua composição, mas podem ser adicionados corantes, aromatizantes e conservantes.
  6. A polpa de fruta é uma boa opção quando não é possível preparar o suco natural. No processo de congelamento, a fruta perde algumas propriedades nutricionais, mas continua sendo uma escolha saudável.
  7. Do ponto de vista nutricional, o suco natural é a bebida mais nutritiva entre os sucos, o néctar e o refresco, pois contém maiores quantidades de vitaminas e sais minerais.
  8. O suco, como o próprio nome indica e determina o Ministério da Agricultura, é um produto composto por 100% de fruta in natura, não podem conter aromatizantes, corantes artificiais e açúcar.
  9. Existem algumas exceções a essas regras, como, por exemplo, os sucos de frutas tropicais (pitanga, tamarindo, caju, cupuaçu…), nos quais a polpa ou suco da fruta pode ser diluída em água potável numa proporção mínima de 35 % de polpa, dependendo do sabor.
  10. No link acesse receitas já postadas de sucos naturais.
O que são néctares?
  1. Os néctares têm um teor menor de fruta, que varia de 20% a 40% conforme a fruta, também têm a adição de açúcar ou adoçantes, conservantes e outros aditivos químicos, como corantes e antioxidantes.
  2. Segundo a nova norma, os néctares de alguns sabores deverão passar a ter 40% de polpa ou suco até janeiro de 2015 e de 50% até janeiro de 2016.
O que são refrescos?
  1. Os refrescos são opções não fermentadas, preparadas a partir da diluição em água potável do suco de fruta, polpa ou extrato vegetal de sua origem e deve contar no mínimo com 10% de fruta. Mas no caso do refresco de limão pode ter no mínimo 5%, no de maracujá é 6% e no de maçã 20%.
  2. Do ponto de vista nutricional, é a bebida mais pobre, menos benéfica, pois contém menores quantidades de vitaminas e sais minerais. Foram adicionados corantes, aromatizantes e açúcares ou adoçantes e tem alto teor de Sódio.

Agora que já conhece as diferenças entre suco, néctar e refresco, na próxima ida ao supermercado fique de olho nas informações nutricionais dos produtos, não compre algo que não atenda às suas necessidades.

Conheça as Diferenças entre Suco, Néctar e Refresco

Guloso & Saudável

POSTS RELACIONADOS

Receita de Suco de Beterraba Detox

7
Receita de Suco de Limão Detox

7

6 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia, perfeito esse post, principalmente quando envolve nossa saúde e nos alerta dos benefícios e malefícios que um produto nos causa. Adorei. Parabéns por esse belo informativo. Beijinhos, ótima semana

  2. Bom dia amiga!
    Aqui em casa só tomamos sucos naturais, sucos concentrados e em pó não fazem parte da nossas vidas há algum tempo.
    Obrigada por mais essa bela postagem!

    Bjs, feliz semana junto a sua família ♥

  3. Olá Vânia,
    ótimas informações, eu não gosto dos sucos industrializados, nada se compara a um suco de frutas preparado em casa, adoro!
    Ótima semana, bjs!

  4. Querida Vânia
    Não sabia dessa lei que obriga os fabricantes a destacar no rótulo o que é refresco, néctar e suco!
    Achei esse post muito rico.
    Te desejo uma ótima semana.
    Bjim
    Léia

  5. Muito interessante e elucidativo, fiquei espantada em relação ao néctar que pensava ser constituído na sua maior parte por polpa de frutos e afinal nem 50% tem. Nada como espremer a própria fruta em casa e beber logo após.
    Excelente post.
    Uma boa semana, bjs
    Ana

Deixe uma resposta