Geleia de Jabuticaba Caseira

41

Quem é que não gosta de iniciar o dia com uma geleia deliciosa caseira acompanhada de um pãozinho fresquinho ou uma torrada, não é mesmo? Fazia um tempinho que não postava uma receita de geleia, e essa para mim é super especial pois tem gostinho de infância, amo! Aqui vamos com uma receita de geleia TOP! Estamos falando da Geleia de Jabuticaba Caseira!

Esta geleia é uma deliciosa opção para saborear no pão, na torrada, em receitas doces ou salgadas. É de simples preparo e super saborosa o único inconveniente é a dificuldade de encontrar, o preço que é vendida aqui em Fortaleza é carinho! Esta comprei por 28,00 Reais o quilo. Carinha, né? Mas, olha, simplesmente ficou incrível o sabor! Para quem é fã de jabuticaba, com certeza irá amar!

Esta geleia foi preparada aproveitando o alimento inteiro na receita. É uma maneira de cozinhar de forma mais sustentável. Vale lembra que essa é uma geleia totalmente natural! Só leva jabuticaba, água, açúcar e vinagre de maçã.

E aí? Alguém costuma preparar geleia de jabuticaba caseira? Gente, esta geleia é simplesmente irresistível para qualquer apreciador!

Bom final de semana, gente!

Receita de Geleia de Jabuticaba Caseira

Geleia de Jabuticaba Caseira

Categorias:Doces e sobremesas, Liquidificador
Autores:Guloso e Saudável
Rendimento:10 porções
Tempo de preparo:5 minutos
Tempo total de preparo:45 minutos.
Grau de dificuldade:Fácil
Comida:Brasileira
Porção:50 gramas

Ingredientes

  • 360 gramas: Jabuticaba;
  • 240 mililitro: Água;
  • 6 colheres de sopa: Açúcar demerara orgânico;
  • 1 colher de sopa: Vinagre de maçã.

Receita de Geleia de Jabuticaba Caseira

Modo de preparo

  1. Higienize as jabuticabas.
  2. No liquidificador coloque a água e as jabuticabas, bata. Não é necessário coar.
  3. Numa panela junte as jabuticabas batidas, o açúcar e o vinagre, misture e deixe em fogo médio baixo por 40 minutos.
  4. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela, quando tiver com consistência de geleia está no ponto.
  5. Armazene a geleia após esfriar ligeiramente em frascos de vidro esterilizados, cubra com uma folha de papel vegetal e tampe.
  6. Sirva a Geleia de Jabuticaba Caseira após esfriar.

Valores nutricionais por porção

Açúcar:6,1 gCálcio:8,5 mg
Calorias:45,3 kcalCarboidratos:11,7 g
Colesterol:0 mgFerro:0,2 mg
Fibras totais:0,8 gFósforo:6,8 mg
Gorduras:0,1 gGorduras monoinsaturadas:0 g
Gorduras poliinsaturadas:0 gGorduras saturadas:0 g
Magnésio:8,3 mgPotássio:69,8 mg
Proteína:0,2 gSódio:3,9 mg
Vitamina A:106,9 IUVitamina C:5,8 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

41 COMENTÁRIOS

  1. Nossa… Vânia, 28 reais o quilo da jabuticaba é demais. Eu sempre faço geleia de jabuticaba aqui, tenho um pé de jabuticaba no quintal, adorei a sua receita!
    Bjs

  2. Vânia querida fiquei boquiaberta com o preço da jabuticaba. Adoro esse frutinho, mas ainda não vi o preço por ai. Minha mãe tinha um pé de jabuticaba no quintal e comíamos até nos fartar. Creio que ela seja cara por que só dá frutos 1 vez ao ano né? Adorei sua geleia, ficou lindíssima e os potinhos são muito fofos. Beijinhos

  3. Vânia,
    que jabuticaba cara, rsrs.
    Aqui é a preço de banana eu nunca aprecei acho uma fruta sem graça mas vendo a sua geleia fiquei com água na boca a cor de o aspecto estão demais!

    Bjs querida!

  4. Olá Vânia,

    Uma dúvida: A jabuticaba vai inteira no liquidificador, com a semente e tudo?
    Tenho um pé aqui em casa que está carregado… Vou tentar fazer essa geleia!

    Obrigada pelas receitas maravilhosas!!

    • Olá Rafaela,
      Obrigada pelo comentário. Sim, vai completa para o liquidificador, aproveita-se tudo, ao preço que está a jabuticaba tem de se aproveitar tudo rsrs.
      Essa receita tem bom rendimento e é muito saborosa.
      Abraço,
      Vânia

  5. passei por aqui ,para saber como se faz essa geleia ,pois já havia feito todo o processo e estava com dúvida .obrigado ficou uma delícia.

  6. tenho uma jabuticabeira enorme no meu quintal, adoro seus frutos de um sabor e aroma sem igual, divido com saguis, passaros, esquilos e mesmo assim sempre acabo perdendo mta fruta q amadurecem no pé. Vou fazer a geléia na próxima safra, apesar q nunca fico sem ela sempre está com frutinhos. Seria legsl tmb o licor, vc teria a receita. bjs e mto obg.

    Márcia

    • Olá Márcia,
      Que legal que tem fartura de jabuticaba. Infelizmente o preço da jabuticaba aqui está altíssimo, assim não tenho atualmente projeto para publicar um licor.
      Beijo e boa receita,
      Vânia

    • Bom dia Liliam,
      como eu moro no Nordeste conservo sempre dentro da geladeira, após o recipiente aberto penso que deve durar no mínimo 1 mês, aqui em casa acaba sempre antes… rsrs.
      Abraço e boa receita,
      Vânia

  7. Gente não é o preço da jabuticaba é o preço da geleia. Aqui eu vendo por 20 reais o quilo. Receita diferente, vou experimentar. Beijos

  8. Parabéns pela receita ! Eu fiz ontem e é deliciosa, aliás , desde que eu fiz a sua receita de geleia de morango, que também é divina, eu não compro mais geleia . Obrigada 😋

  9. Boa tarde, Vania. Nossa, como a jabuticaba é caro aí. Aqui em Minas as jabuticabeiras fazem parte da nossa história, kkkk. Na safra, vendem os frutos até às margens das BRs e estradas vicinais. Temos duas cidades vizinhas Contagem e Sabará têm tantos pés de jabuticaba que os donos alugam para quem quiser. Em novembro, Sabará faz o festival da jabuticaba, bolos, tortas, balas, bombons, sorvetes, passas, licores, temperos para carnes,molhos, geleias de todos os tipos e o que mais sua imaginação alcançar, rsrsrs…
    Estava no Pinterest procurando uma geleia de pimenta e encontrei vc. Obrig por esta receita, nunca havia feito com o caroço, vou experimentar. Ah… sou completamente apaixonada por esta fritinha. No interior, algumas pessoas a chamam simplesmente de “fruta”.

    • Boa tarde Camila,
      Acredito que 1 quilo de jabuticaba é cerca de 1 litro em volume. Nesta receita eu gostei muito do resultado com o vinagre de maçã, mas a função é a mesma que o suco de limão.
      Abraço,
      Vânia

      • Olá! Obrigada! A receita ficou ótima, tomei as medidas da sua receita como base e também outras respostas suas para algumas perguntas que foram postadas aqui. Fiz com 1kg de jabuticaba, 2 xícaras chá de açúcar refinado, 650 ml de água e 4 colheres de suco de limão. Na próxima vou fazer com o vinagre de maçã. Um grande abraço.

  10. Bom dia, fiz ontem essa receita com casca e sementes, mas ficou amargo com gosto da semente, será que precisava fazer mais alguma coisa? Obrigada.

    • Bom dia Jadys,
      Nunca aconteceu esse problema de amargor da geleia e não temos comentários que relatem isso. É provável que tenha acontecido devido à situação de maturação do fruto.
      Tente novamente e nos conte o resultado.
      Abraço,
      Vânia

  11. Ola, tenho uma dúvida. Devo bater por bastante tempo para que fique bem fino ou bater pouco (pulsar) para ficar uns pedacinhos maiores?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor digite o seu nome aqui