Quais são os benefícios de preparar tempero caseiro natural, utilizando ervas e especiarias?

Sabia que o tempero caseiro natural, sim, esses com que temperamos nossas receitas todos os dias, quando bem utilizado, são capazes de provocar verdadeiras curas alimentares no nosso corpo? Saiba como lendo Dicas de Como Preparar Tempero Caseiro Natural!

O tempero caseiro, não só é muito mais saboroso, também mais saudável, devido a não conter substâncias nocivas à nossa saúde na composição.

Outra vantagem é que podemos dar nosso toque especial agregando os ingredientes que mais apreciamos, saindo da mesmice do tempero tradicional com muito sal. As ervas e especiarias conferem um sabor diferenciado ao tempero, além de proporcionar o acréscimo de nutrientes muito importantes para o organismo.

É um jeito interessante de servir a cebola, o alho, o orégano, o louro, assim como inúmeras outras ervas e especiarias para aqueles que não comem esses ingredientes (tem gente que não gosta de cebola de nenhuma forma, não é?).

Dicas de Como Preparar Tempero Caseiro Natural!Dicas de Como Preparar Tempero Caseiro Natural!

Mas atenção algumas ervas são mais intensas que outras e não convém misturar  ervas muito fortes porque o sabor pode não agradar.

Então, vamos conhecer algumas receitas simples de tempero caseiro natural e dar-lhes um toque pessoal

Alho e gengibre
  • Alho picado e gengibre, processe (utilizo a proporção de 3 para 1), cubra com azeite. Mas teste e adapte ao seu gosto.
Alho e pimenta calabresa
  • Alho picado e pimenta calabresa, processe (utilizo a proporção de 30 para 1, exemplo: colheres de sopa), cubra com azeite. É um tempero picante (médio) e muito saboroso mas deve ser adaptado ao sabor de cada um.
Caldo de ervas
  • Basta espalhar em forminhas de gelo ervas secas como manjericão, orégano, salsa e alecrim, complete com azeite. Leve ao freezer! Depois desinforme e guarde em saquinhos plásticos no freezer.
  • Se utilizar ervas frescas, bata no liquidificador cebola, alho, cebolinha, salsinha, pimentão, azeite, vinagre branco e 1 pitada de sal (o sal e vinagre são conservantes). Espalhe nas forminhas de gelo e leve ao freezer.  Depois desinforme e guarde em saquinhos plásticos no freezer.
Caldo de legumes
  • Cozinhe em água com azeite, alho-poró, cebola, cenoura, salsão, salsinha, manjerona, tomilho, louro e água.
  • Depois de cozido coe o caldo. Deixe esfriar e guarde em potes, pode utilizar de imediato ou guardar no freezer.
Lemon pepper
  • Pimenta-do-reino moída na hora (2 colheres de sopa), raspas de (4) limões sicilianos, misture bem.
Mistura de temperos secos
  • Manjericão, orégano, salsinha, açafrão, coentro, alecrim, cominho, urucum, orégano, misture uma pitada de sal, utilize a quantidade e variedade que agrade ao seu paladar.
  • Bata os ingredientes e armazene em um recipiente de vidro.
Tempero baiano
  • Cominho, coentro, açafrão, pimenta-do-reino, pimenta caiena, orégano e cubra com azeite.
Tempero brasileiro
  • Cebola, alho, pimentão verde, salsinha e cubra com azeite.
Tempero italiano
  • Cebola, alho, manjericão e cubra com azeite.
Tempero Mineiro
  • Cheiro verde, cebola, alho e cubra com azeite.
Tempero Nordestino
  • Alho, cebola, pimenta do reino, cominho, louro, salsa, urucum e cubra com azeite.
Tempero tradicional
  • Cebola, alho e cubra com azeite.
Como conservar?
  • Coloque os temperos em vidros higienizados, feche bem e conserve dentro da geladeira.

 Pode também querer ler: Tempero Caseiro Contra Tempero Industrializado, Molhos já publicados

Dicas de Como Preparar Tempero Caseiro Natural!

Guloso & Saudável

Salvar

14 COMENTÁRIOS

  1. Vânia minha querida esse seu post caiu como uma luva hoje. Adoro esses temperinhos, só que ultimamente tenho não tenho encontrado uns de boa qualidade. Mas com certeza caseiros são bem melhores e como vc disse podemos colocar de acordo com nossa criatividade. Vou levar as receitas. Adorei. Obrigada por compartilhar. Beijinhos, ótima semana

  2. Vânia minha querida esse seu post caiu como uma luva hoje. Adoro esses temperinhos, só que ultimamente não tenho encontrado uns de boa qualidade. Mas com certeza caseiros são bem melhores e como vc disse podemos colocar de acordo com nossa criatividade. Vou levar as receitas. Adorei. Obrigada por compartilhar. Beijinhos, ótima semana

  3. Adorei o post sobre temperos caseiros gosto de todos. São tantas as possibilidades que temos ao nosso dispor e é isso que me fascina, no mundo da culinária todos os sabores que possam surgir das diferentes combinações. Bjs
    Ana

  4. Bom dia querida Vânia!
    Os temperos caseiros além de serem mais saudáveis deixam os
    pratos com um sabor especial.
    Adorei suas dicas de tempero, como sempre vc nos ajuda muito com suas belas postagens!

    Um grande beijo e ótima semana ♥

  5. Vânia,

    Esses temperos são excelentes em quaisquer pratos que escolhamos confeccionar e, dependendo de cada um, ganhamos em sabor e em saúde também !
    Adorei as dicas uma vez mais, um grande beijinho para SI !

Deixe uma resposta