Sabe a diferença entre Intolerância à Lactose, Alergia ao Leite ou Deficiência de Lactase?

Intolerância à lactose (outras expressões utilizadas: deficiência de lactase e alergia ao leite) são os nomes dados à ausência total ou parcial da capacidade do nosso organismo aproveitar o açúcar existente no leite e seus derivados (a lactose). Conheça Mais Sobre a Intolerância à Lactose e Receitas Sem Lactose lendo este artigo!

Acontece quando o nosso organismo não produz, ou produz insuficiente quantidade de uma enzima digestiva chamada lactase (um fermento), que quebra, decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.

Como consequência, a lactose chega ao intestino grosso sem alterações. Vai-se acumulando e fermenta por ação da flora intestinal (bactérias) que fabricam ácido lático e gases, promovem maior retenção de água e o aparecimento de diarreias e cólicas.

Conheça Mais Sobre a Intolerância à Lactose e Receitas Sem LactoseConheça Mais Sobre a Intolerância à Lactose e Receitas Sem Lactose!

É importante estabelecer a diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose.
  • A alergia ao leite é uma reação imunológica adversa às proteínas do leite, que se manifesta após a ingestão de uma porção, por menor que seja, de leite ou derivados. A mais comum é a alergia ao leite de vaca, que pode provocar alterações no intestino, na pele e no sistema respiratório (tosse e bronquite, por exemplo). Só pode ingerir produtos sem qualquer componente do leite.
  • A intolerância à lactose é um distúrbio digestivo associado à baixa ou nenhuma produção de lactase pelo intestino delgado. Os sintomas variam de acordo com a maior ou menor quantidade de leite e derivados ingeridos. Pode ingerir produtos sem lactose.
Onde se encontra a lactose?
  • Leite e derivados como iogurtes, queijos. Os derivados contêm um teor de lactose menor que o leite, variável consoante o seu processamento.
  • O leite integral tem cerca de 11 gramas de lactose por porção, de acordo com a University of Virginia Health System.
  • Outros alimentos poderão ser fonte de lactose, por isso, deve-se sempre confirmar a presença ou ausência de lactose na lista de ingredientes e no caso de alergia ao leite a ausência de leite na composição.
  • Leia os rótulos dos produtos cuidadosamente, procure descobrir se contêm leite, leite em pó, creme, soro de leite, sabores de queijo, coalho ou leite em pó desnatado.
  • Estes são alguns dos produto que podem ter lactose: sorvetes, cereais matinais, refeições industrializadas, margarina, maionese, molhos, bolachas, biscoitos, pães, bolos, doces, frutas de conserva, batatas fritas industrializadas, refeições instantâneas, enchidos industrializados, xaropes, antibióticos líquidos, preparados vitamínicos e minerais.
Onde não se encontra lactose?
  • Existem produtos que podem ser consumidos por intolerantes à lactose como: chocolates (sem lactose), queijos (sem lactose), manteigas (sem lactose), biscoitos, iogurtes (sem lactose), e diversos outros, basta conferir no rótulo a composição dos produtos e adequarem-se à sua necessidade.
  • Existem outros produtos que não possuem naturalmente lactose como: os leites vegetais de coco, arroz, aveia, soja, os iogurtes preparados desses leites, o queijo de soja, tofu, as maioneses vegetais…
Também interessa ler

Lista de Mais de 70 Deliciosas Receitas Sem Lactose

Acompanhamentos
Bebidas

brigadeiro_crocante_granola_fBrigadeiro Crocante – Conheça Mais Sobre a Intolerância à Lactose e Receitas Sem Lactose!

Doces e sobremesas
Molhos

pao-integral-soro-ricota-sem-lactose-1Pão Integral de Soro de Ricota Sem Lactose – Conheça Mais Sobre a Intolerância à Lactose e Receitas Sem Lactose!

Pães e salgados
Pates e pastas

Receita de Naked Cake de Chocolate, Sem Glúten e LactoseNaked Cake de Chocolate, Sem Glúten e Lactose – Conheça Mais Sobre a Intolerância à Lactose e Receitas Sem Lactose!

Tortas e bolos

Outras receitas já publicadas no blog: Receitas Sem Lactose

Conheça Mais Sobre a Intolerância à Lactose e Receitas Sem Lactose!

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

6 COMENTÁRIOS

  1. Vânia querida,
    postagem super rica e esclarecedora eu não sabia da a diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose.
    Obrigada pelas informações, valeu!

    Bjs, ótima semana junto a sua família ♥

Deixe uma resposta