Brócolis ou brócolos é um dos 10 alimentos essenciais para a saúde do homem…

O brócolis é na realidade uma flor grande, o que o torna uma das flores comestíveis mais consumidas no mundo. Pertence à família das crucíferas, como a couve-flor e o repolho, o brócolis é muito benéfico para a saúde. Saiba mais lendo Importância do Brócolis na Saúde!

O brócolis tem poder analgésico, anti-inflamatório, antibiótico, anticoagulante reduz o colesterol e o risco de câncer. Possui também alto teor de ácido fólico (é indicado para consumo de gestantes), entre as hortaliças, o brócolis é a que tem a maior concentração de Ferro, tem também Selênio, Potássio, essenciais para um bom metabolismo celular e equilíbrio da saúde do corpo. O Ferro é muito importante porque a dieta do brasileiro, em geral, é pobre em Ferro.

O brócolis também é rico em fibras e boa fonte de vitaminas B, A, C e K. Rico em bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra o câncer. Pouco calórico e com alto teor de fibras. Saiba mais no artigo sobre a Importância do Brócolis na Saúde!

A Importância dos Brócolis para Saúde

Importância do Brócolis na Saúde


O brócolis surgiu no oeste da Europa e é cultivado desde os tempos do Império Romano. Foi trazido para as Américas nos anos 1900. Na Itália, é um dos vegetais mais consumidos.

A Importância do Brócolis na Saúde

Inúmeras pesquisas comprovam as propriedades anticancerígenas do brócolis. Ele possui betacaroteno, luteína e zeaxantina, carotenoides antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento.

Segundo pesquisas já realizadas, algumas ainda em curso sugerem que possui efeitos analgésicos, anticoagulantes, anti-inflamatórios e contra o diabetes.

Estudos já realizados apontam
  • Homens que consomem duas ou mais xícaras de brócolis por semana têm 44% menos risco de desenvolver câncer de bexiga.
  • Um estudo publicado em 2008 pela revista científica American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, mostrou que o brócolis auxilia na redução dos danos causados nos pulmões de pacientes que sofrem de uma doença pulmonar conhecida como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
  • Outro estudo realizado no Institute of Food Research, Norwich Research Park, UK, revelou que dietas ricas em vegetais como brócolis, couve-flor, repolho e agrião, podem reduzir o risco de câncer.
  • Foi divulgado um estudo por pesquisadores da University of Warwick, UK, que sugere que o brócolis pode reverter os danos causados pela diabetes nos vasos sanguíneos do coração. De acordo com os especialistas, o sulforafano, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos e de moléculas capazes de reduzir danos causados às células pelo excesso de açúcar.
  • Cientistas da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, Baltimore, Maryland, USA, descobriram que o suco do brócolis pode desintoxicar pessoas que vivem em ambientes com altos níveis de poluição, como as grandes cidades.
  • Um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research, o consumo de brócolis reduz o nível de infecção por Helicobacter pylori, um tipo de bactéria que infecta a mucosa do estômago e pode provocar alguns tipos de úlceras, gastrites e até mesmo câncer gástrico.
  • Os cientistas do Institute of Food Research, Norwich Research Park, UK, publicaram um artigo no British Journal of Cancer mostrando que comer brócolis provoca modificações na atividade de certos genes associados ao desenvolvimento do câncer de próstata.
  • Foi comprovado por um estudo realizado pela University of Illinois at Urbana-Champaign, USA, publicado na revista Cancer Research, o brócolis além de ser rico em antioxidantes, a combinação entre o sulforafane do brócolis e o licopeno do tomate pode blindar a próstata contra o câncer, o tomate e o brócolis unidos têm compostos bioativos que trabalham por vias diferentes contra o câncer.
Conheça as variedades de brócolis mais consumidas
  • No Brasil, os tipos mais cultivados são:
  • O brócolis de cabeça única, chamado assim porque o que se colhe é uma cabeça, como a da couve-flor, é mais fácil de lidar, pois tem apenas colheita única e dura mais tempo para o consumo.
  • No brócolis de rama a planta produz por mais tempo, o brócolis tem uma vida mais curta, em épocas quentes, não suporta mais de 18 horas após a colheita.
Saiba como escolher o brócolis
  • O brócolis de cabeça única, devem ter a coloração verde escura, sem manchas marrons, seus buques devem ser bem juntinhos e firmes, com granulação fina e sem sinais de deterioração. Atenção áreas amareladas indicam que o vegetal está velho.
  • O brócolis de rama, que é vendido em maços, com talos, folhas e flores. Essa variedade deve apresentar coloração verde-escura, floretes fechados, talos firmes e folhas frescas. Atenção áreas amareladas indicam que o vegetal está velho.
Como conservar o brócolis
  • Por ser um vegetal muito sensível e de baixa durabilidade, deve ser conservado na geladeira em um saco perfurado, dura cerca de 4 a 5 dias. Antes de guardá-lo, porém, retire folhas murchas e partes eventualmente passadas.
  • Para congelá-los faça o branqueamento, baixas temperaturas não influenciam nos teores nutricionais.
Dicas de preparo de brócolis
  • Para manter a cor, o sabor e os nutrientes do brócolis, cozinhe-o por pouco tempo, no vapor ou em pouca água. O ideal é sempre servi-lo “al dente”.
  • Para que fiquem verdinhos, retire-os rapidamente do fogo e mergulhe-os em água fria ou gelada. Esse processo se chama branqueamento e interrompe o cozimento.
  • Com tantos benefícios, não perca a chance de aliar o delicioso sabor e a saúde: consuma o brócolis cru ou cozido rapidamente para não perder os nutrientes.

No link acesse receitas de: brócolis

Importância do Brócolis na Saúde

Guloso & Saudável

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5 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia minha querida!
    Eu já consumia brócolis e vendo essa matéria vou consumir mais ainda. Adorei saber mais sobre os benefícios, valeu!

    Beijos, ótima semana junto a sua família ♥

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