Muitas vezes vemos nos rótulos de produtos alimentícios a informação “não contém glúten”.

Você sabe o que é o glúten e por que alguns alimentos não o têm em seus ingredientes? O glúten é uma proteína amorfa composta pela mistura de cadeias proteicas longas de gliadina e glutenina. Conheça algumas Receitas Sem Glúten mas com Muito Sabor!

O glúten está presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte e em todos os produtos que utilizam algum desses ingredientes no preparo, como é o caso de bolos, pães, salgados, biscoitos, pizzas, bebidas fermentadas e até mesmo medicamentos e cosméticos.

Os celíacos têm intolerância permanente ao glúten e o único tratamento é a dieta sem glúten por toda vida. Caso o paciente consuma algo com glúten, ele pode ter uma reação imunológica no intestino, que impede a absorção dos nutrientes. A doença pode ou não dar sintomas, mas o ideal é só mudar a alimentação depois de ter um diagnóstico definitivo.

Saiba mais: Razões Para Tirar (ou não) o Glúten da Alimentação!

Receitas Sem Glúten mas com Muito SaborReceitas Sem Glúten mas com Muito Sabor


A dieta sem Glúten

Devido à pouca opção também à enorme procura de produtos alimentícios para uma dieta sem glúten por portadores de doença celíaca e adeptos “saudáveis” da dieta sem glúten (sem restrição médica), têm resultado em uma explosão de procura e consumo de produtos sem glúten. Provocando grande dificuldade de encontrar os produtos e também o aumento de preço nos preços que já são normalmente altos.

Tendo por base a cesta básica nacional, com pão, farinha de trigo, incluído produtos como macarrão, biscoito e cereais o aumento de preço é substancial, já que nas principais categorias de alimentos com glúten (macarrão, pão, farinha, torrada, biscoito, bolo e cereais matinais) os substitutos sem glúten são em média 138% mais caros.

Quem opta pela alimentação sem glúten enfrenta dificuldades para encontrar produtos prontos que não sejam caros, ou para almoçar fora, ir a jantares com amigos, até mesmo em casa nas datas festivas, nada é fácil.

Este poste surgiu devido a inúmeras leitores pedirem receitas Sem Glúten. Assim elaboramos uma lista com mais de 50 receitas saudáveis que continuam com ingredientes na grande maioria fáceis de encontrar. A proposta das receitas é adequar pratos comuns, saborosos, saudáveis, simples para o dia a dia, alguns festivos mas que muitas vezes contém farinha de trigo, aveia ou outro cereal com glúten.

Lista de mais de 50 Receitas Sem Glúten mas com Muito Sabor

Aves, Carne ou Peixe e frutos do mar
Doces e sobremesas
Massas
Pães e salgados
Sanduíches
Tortas e bolos doces
Torta e bolos salgados

No link outras receitas já publicadas no blog – Receitas Sem Glúten

Receitas Sem Glúten mas com Muito Sabor

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia!
    Realmente os alimentos sem glúten não são fáceis de encontrar e quando estão expostos nas prateleiras dos supermercados são super caros.
    Essa lista de receitas que vc postou são perfeitas, ótimas dicas pra quem quer levar uma vida saudável.

    Bjs, sucessos sempre ♥

  2. Querida Vânia, excelente seu post, concordo com a Andréa, produtos sem glúten são difíceis de se encontrar e caros. Vou pesquisar sua lista de receitas, gostei muito, pois aqui em casa estamos precisando abandonar a farinha de trigo, e suas sugestões são ótimas. Obrigada pela partilha. Beijinhos

  3. Querida Vânia não me lembrava que a uma semana atrás vi esse artigo, até ia comentar com você que não sabia que a aveia continha glúten, vou pegar a maioria das receitas que vc tem aqui, pois se faz necessário aqui em casa, e sei que todas que vc tem, são boas. Obrigada mais uma vez. Vou ver a receita do pão de arroz, pois a pessoa não fica sem pão e está sendo difícil encontrar uma receita que se assemelhe ao pão francês. Obrigada amiga. Beijinhos

Deixe uma resposta