Suco da raiz da beterraba reduz a pressão arterial, aumenta a resistência física…

Previne o envelhecimento celular, combate a progressão da demência. A beterraba é típica do clima temperado, tem origem no Norte da África, nas costas da Ásia e do Mediterrâneo, na beterraba ancestral comia-se apenas as folhas. Conheça os Benefícios da Beterraba para a Saúde lendo o artigo!

Imagina-se que foram os antigos romanos os primeiros a usar a raiz da planta como alimento, mas era utilizada principalmente para fins medicinais. De sabor adocicado, a beterraba é uma raiz que possui alta concentração de carboidratos e alto valor nutricional.

Consumida in natura ou em sopas, sucos e saladas, a beterraba possui cor vermelha arroxeada que é resultado da pigmentação de uma substância chamada betacianina.

Conheça os Benefícios da Beterraba para a SaúdeConheça os Benefícios da Beterraba para a Saúde

Conheça os Benefícios da Beterraba para a Saúde

  • A beterraba é entre os legumes, um dos que possui maior potencial antioxidantes tem o licopeno e outros carotenóides e pigmentos como a betacianina.
  • Possui também enorme quantidade de micronutrientes: é fonte de vitaminas A, K, B1, B2, B5, B6, B9 (folato), C, E e sais minerais.
Estudos realizados com a beterraba
  • Beber suco de beterraba ajuda a aumentar a resistência física e permite que atletas se exercitem por até 16% de tempo a mais, segundo um estudo realizado pela University of Exeter, UK.
  • Um outro estudo realizado pelas Queens University e a University of Exeter, UK, publicado na revista ”Hypertension” (abril de 2008), concluiu que o consumo de 500 mililitros de suco de beterraba ao dia diminui a pressão arterial em cerca de 7%. A diminuição começa 1 hora após tomar o suco, o efeito é mais forte depois de 3 a 4 horas e continuou por 24 horas.
  • Outro estudo feito pela American Society of Hypertension comprovou que o suco da beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial em até 7%.
  • Pesquisa, publicada pela American Heart Association indica que o suco, contém uma substância que tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, além de diminuir o risco de AVC e doenças cardíacas.
  • Um novo estudo revela que o suco aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro. Segundo os pesquisadores, é uma promessa no combate à progressão da demência. Cientistas da Wake Forest University, USA, estudam os efeitos dos nitratos encontrados na beterraba, publicação do jornal Nitric Oxide Society.
Variedades da beterraba

As variedades mais importantes da beterraba são:

  • Beterraba açucareira, utilizada para a produção de açúcar, não é avermelhada, é uma beterraba branca.
  • Beterraba forrageira não tem raízes grossas e serve principalmente para alimentar o gado.
  • Beterraba de mesa, é a variedade mais cultivada no Brasil e é a que consumimos.
Aprenda a escolher a beterraba
  • Escolha as raízes de consistência firme. De preferência às de tamanho de pequeno a médio, pois são mais saborosas e macias.
  • A casca deve ser uniforme, lisa, não deve possuir manchas, nem rachaduras, as folhas, se as tiver, devem ser brilhantes e de cores homogêneas. A aparência das folhas não reflete a qualidade da raiz.
  • As folhas podem ser consumidas e é nelas que estão concentrados muitos nutrientes da beterraba, vale a pena aproveitá-las. Nesse caso, não leve beterrabas com folhas murchas e pálidas.
Aprenda a conservar a beterraba
  • Quando em condição natural, a beterraba conserva-se por até 7 dias, se for mantida em local fresco e à sombra.
  • Na geladeira pode ser mantida por até 15 dias, desde que embalada em saco de plástico perfurado.
  • Quando guardadas já descascadas, raladas ou picadas, a durabilidade é de 3 a 4 dias conserve na geladeira, dentro de saco de plástico apropriado ou vasilha de vidro.
  • Para congelar escolha beterrabas pequenas. Cozinhe inteiras até que fiquem macias. Em seguida, esfrie-as completamente com água e gelo. Descasque-as e corte em fatias ou cubos, coloque em saco de plástico fechado sem ar. No freezer podem ser mantidas por até 8 meses. A beterraba crua não congela bem.
  • A beterraba ralada não deve ser congelada, pois perde a cor e o sabor característicos.
Como preparar a beterraba
  • Consuma crua ou cozinhe sempre a beterraba com a casca. Além de conservar melhor os nutrientes da raiz, isso evita que a “tinta” da beterraba saia toda na panela, manchando o recipiente.

Conheça os Benefícios da Beterraba para a Saúde

Guloso & Saudável

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11 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia!
    Ainda bem que tenho essa preciosidade aqui em casa, adoro!
    Bom demais iniciar a semana com essa postagem maravilhosa, obrigada por compartilhar!

    Bjs, ótima semana junto a sua família ♥

  2. Bom dia Vânia,
    adorei conhecer mais sobre esta raiz tão rica que traz tantos benefícios para a nossa saúde, beterraba é tudo de bom, gosto muito!
    Boa semana, bjs!

  3. Olá querida Vânia, depois de uma mini férias passadas ao lado da minha filha, volto a ativa novamente, pena que passou tão rápido. Sabe que adoro suco de beterraba? Já sabia dos benefícios que ela nos dá. Aqui em casa todos nós tomamos em jejum suco de beterraba cenoura e maçã. Achei excelente seu post como sempre. Beijinhos, ótima semana

  4. Olá Vânia!
    Gostei de conhecer mais benefícios deste legume que comemos com frequência, mas a partir de hoje ainda mais.
    Costumo comprála já cozinhada, espero que com isso não perca propriedades. Obrigada por partilhas tão ricas e importantes, para a nossa saúde.
    Beijinhos

  5. coincidentemente, ontem fiz uma receita de risoto de beterraba (que vi na tv) pouco tempo atrás.

    não devo ter tempo de postar hoje, mas achei legal a coincidência

    XD

    beijos e boa semana

  6. Olá Vânia!
    Há alguns anos eu não gostava nada de beterraba mas hoje em dia adoro, e em doces e salgados.
    Maravilhosa a cor dela!
    Beijinho.

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