Todos sabemos que verdes no prato são sinal de alimentação equilibrada e saudável.

Mas qual é a função de cada espécie de folha? Comer frequentemente alguns tipos de verdes pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de doenças devido às funções antioxidantes, entre outros benefícios para a saúde. Para saber mais leia Verduras que Melhoram Qualidade de Vida!

Se há um alimento que ninguém, ninguém mesmo, nem médico, nem nutricionista, muito menos a sua mãe, vai dizer que você está a comer demais, são os verdes. Calorias por calorias, acelga, rúcula, brócolis, couve e outros verdes são os alimentos mais nutritivos que você pode comer e com baixas calorias.

Verduras que Melhoram Qualidade de VidaVerduras que Melhoram Qualidade de Vida


Elas possuem altos teores de vitaminas (A, B6, B12, C, K, E e outras), mas também ricos em sais minerais essenciais como Cálcio, Ferro, Potássio e Magnésio, bem como antioxidantes, que protegem as células contra danos. As folhas verdes contêm fitoquímicos, compostos naturais que podem ajudar a prevenir o endurecimento das artérias e inflamação inferior ligada a doenças cardíacas. Continue lendo Verduras que Melhoram Qualidade de Vida para saber mais.

Os verdes também são a melhor fonte de nitratos naturais, que são convertidos pelo organismo em óxido nítrico, um gás que reduz a pressão arterial, promove a circulação sanguínea. Uma dieta rica em verdes (folatos)  reduz em cerca de 50% o risco de doenças como o mal de Alzheimer.

Conheça Verduras que Melhoram Qualidade de Vida

Acelga
  • Tem alto teor de carotenoides e a acelga oferece uma boa quantidade de substâncias antioxidantes. Estas substâncias têm uma ação preventiva contra certas doenças cardiovasculares e o câncer.
  • A acelga é uma excelente fonte de vitamina A devido à sua concentração de beta-caroteno. Uma xícara de acelga contém apenas 35 calorias, mas proporciona 109,9% do valor diário de vitamina A.
  • Receitas já postadas: AQUI
Agrião
  • O agrião aumenta a imunidade. Contém vitamina C e Iodo essencial para o bom funcionamento da tireoide e vitamina B6, que previne a perda de memória. É digestivo, pois estimula a vesícula a liberar a bile, que atua no processamento das gorduras.
  • Uma única xícara de agrião alcança o seu valor diário recomendado de vitamina K, que ajuda a regular a coagulação do sangue e minimiza inflamações associadas a doenças crônicas.
  • Receitas já postadas: AQUI
Alface
  • A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A e C, além de sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro.
  • A alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia, ainda possui propriedades anti-inflamatórias e é rica em antioxidantes.
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Brócolis ou bróculos
  • Prefira crus ou cozidos no vapor pois ajuda a manter os componentes nutricionais.
  • É uma verdura que inibe o desenvolvimento da bactéria H Pylori, uma das causas da gastrite e úlcera estomacal. É rico em bioflavonoides e outras substâncias que combatem as células cancerígenas.
  • Tem alto teor de vitamina C, bom teor de vitamina A e de folato. Ainda possui Cálcio, Ferro e outros sais minerais. É pouco calórico.
  • Receitas já postadas: AQUI
Chicória ou escarola
  • De acordo com a fitoterapia, limpa o fígado, estimula o baço e é recomendada para os problemas de visão em geral. Seu consumo cru se obtém melhor aproveitamento de seu valor nutritivo.
  • Uma folha fornece aproximadamente 3 kcal e tem em sua composição Cálcio, Magnésio, Fósforo, Potássio, vitamina A, vitamina C, vitamina D, vitaminas do complexo B e fibras.
  • Receitas já postadas: AQUI
Couve
  • Excelente fonte de beta-caroteno e vitamina C (tem a mesma vitamina C que a laranja) e E.
  • Boa fonte de ácido fólico, Cálcio, Ferro e Potássio. Esta hortaliça é boa para a asma e bronquite. A couve também combate a artrite, cura as úlceras gástricas e dá ótimo resultado no combate a vermes.
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Espinafre
  • Impossível falar de espinafre sem lembrar do Popeye (rsrs) e não é à toa, pois o espinafre reúne nutrientes da mais alta qualidade. A começar pelo ácido fólico, essencial para o sistema nervoso. Estudos sugerem efeito protetor contra a doença de Alzheimer.
  • Possui alto teor de Potássio, vitamina K, Cálcio e Fósforo, Ferro, vitamina C, vitamina A e antioxidantes, que defendem a pele contra o envelhecimento e as células contra o câncer.
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Rúcula
  • Tem um dos mais altos níveis de nitrato de qualquer folhas verdes, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo.
  • Ele vem também com flavonoides antioxidantes que combatem doenças cardíacas, envelhecimento precoce e até mesmo alguns tipos de câncer. Uma nova pesquisa sugere que ele também pode prevenir úlceras.
  • Receitas já postadas: AQUI

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Guloso & Saudável

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11 COMENTÁRIOS

  1. Minha querida,
    eu não fico sem essas preciosidades de jeito nenhum, aodrei saber a função de cada uma. Valeu!

    Bjs, feliz semana junto a sua família ♥

  2. Uso muito o agrião a alface , a rúcula em saladas e gosto muito.
    Quando faço peixe ou bacalhau gosto de acompanhar com broculos ou então couve.
    Gostei de saber os béneficios de cada uma
    Boa semana
    bjs

  3. Oi Vânia,
    eu não fico sem uma saladinha verde no meu dia a dia, adoro todas elas, até fiz uma hortinha no quintal, assim tenho sempre verduras frescas e livre de agrotóxicos, ótima postagem, gostei muito!
    Boa semana, bjs!

  4. Que excelente texto Vânia. Eu como qualquer tipo de verduras, gosto de todas, mas o bom mesmo foi ficar sabendo dos benefícios de cada uma. Beijinhos, ótima semana

  5. Vânia querida,

    Qualidade de vida é vir aqui ao seu cantinho e estar sempre a aprender com as dicas e informações com que sempre nos contempla ! E interrompi o meu modo “Pausa” para lhe dizer isto mesmo ! 🙂
    Os seus artigõs são de extrema uitlidade e este é mais uma prova disso !

    Um grande beijinho e obrigada pelo seu carinho lá no Brisa Maritima ! 🙂

  6. Vou ao mercado comprar folhas e não conheço todas. Gostaria que contribuísse com o meu aprendizado colocando se for possível, as fotos junto como o nome das folhas e ou vegetais.
    Agradecida
    Ana Rosário

  7. Como sempre mais um artigo cheio de valor! Cá em casa nenhum prato vai para a mesa sem um verdinho para acompanhar. De Verão mais saladas cruas e de Inverno mais legumes cozido, mas não pode mesmo faltar!
    Bjo grande e obrigada pela minha recepção 😀

  8. Boa tarde, Vânia!
    Adorei conhecer um pouco mais as propriedades dos legumes… obrigada pela partilha!
    Beijinhos

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