Conheça os alimentos que devem ser consumidos e os que devem ser evitados durante a gravidez!

A March of Dimes Foundation USA, é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a saúde de mães e bebês. Leia o artigo Alimentos Saudáveis que são Aliados na Gravidez para saber mais!

Com o objetivo de orientar as futuras mães sobre uma gravidez saudável e os cuidados que devem ser tomados desde o planejamento da gravidez até o nascimento do bebê, o March of Dimes publicou conselhos nutricionais baseados em evidências científicas.

O Guloso & Saudável já frisou o quanto os alimentos saudáveis podem ser grandes aliados em todas as fases da sua vida, portanto na gravidez não poderia ser diferente! Por isso, hoje trazemos uma lista de Alimentos Saudáveis que são Aliados na Gravidez e os que devem ser evitados!

Alimentos saudaveis gravidez.redAlimentos Saudáveis que são Aliados na Gravidez

A dieta saudável de uma grávida segue os mesmos cuidados da dieta de um adulto normal, somente deve consumir a mais vitaminas e sais minerais. Ela necessita de apenas mais 300 Kcal diárias (em média), o que corresponde a dois copos de leite desnatado para nutrir adequadamente o bebê que está carregando, mas atenção as calorias devem vir de alimentos nutritivos.

Mulheres com peso normal aumentam o peso entre 11 e 16 kg durante os 9 meses de gravidez; as que estão acima do peso, devem aumentar 7 a 11 kg; as que estão abaixo do peso, aumentam de 12 a 18 kg. Já as grávidas de gémeos pode ganhar um pouco mais de peso, mas em qualquer dos casos deve seguir sempre a orientação médica.

Conheça os Alimentos Saudáveis que são Aliados na Gravidez!

Carboidratos integrais
  • Os carboidratos fornecem as calorias adicionais de que a grávida necessita.
  • Fontes: Grãos integrais, arroz integral, pão integral, macarrão integral, granola, aveia integral, batatas, frutas.
  • Porções: 6 a 11 por dia.
Cálcio, Leite e derivados
  • São ricos em Cálcio, o leite e seus derivados estão relacionados com a formação de ossos e dentes do bebê.
  • Fontes de Cálcio: leite desnatado, iogurte ou queijo, couve, agrião, mostarda, brócolis, sardinha, feijão, produtos à base de soja, tofu, entre outros.
  • Porções: 3 a 4 por dia.
Proteínas
  • As proteínas, são fundamentais para a produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê.
  • Fontes: carne vermelha magra, aves magras, peixe, ovos, feijão, ervilhas, soja, nozes, grão-de-bico, leite e derivados, entre outros.
  • Porções: 3 porções por dia.
Vitaminas
  • Se a gravidez for planejada, antes de engravidar, o ideal é que a mãe invista em alimentos ricos em vitaminas A, B6, B9, C e E.
  • O ácido fólico a vitamina B9 não é produzida pelo organismo e só pode ser obtido através da alimentação. Durante a gestação, a deficiência deste nutriente está associada a problemas de formação neurológica.
  • Fontes de vitamina B9: feijão, vegetais folhosos verde-escuros (como espinafre, aspargo, brócolis), batatas, cenoura, vagem, tomate, couve flor, beterraba, pão integral.
  • Fontes de vitamina A: ovo, agrião couve, espinafre, cenoura, manga, mamão, espinafre.
  • Fontes de vitamina C: acerola, goiaba, caju, kiwi, laranja, limão, morangos, brócolis, melancia.
  • Fontes de vitamina E: verduras, em óleos vegetais, ovos, germe de trigo, semente de girassol, algodão, soja, banana, manteiga, carnes, nozes, amendoim, gergelim, linhaça, entre outros.
  • Porções: 3 a 5 por dia.

Conheça alguns alimentos que devem ser evitados durante a gravidez!

Carnes, peixes, ovos e frutos do mar crus ou mal passados
  • Devido à possível contaminação por bactérias e protozoários, que depende da armazenagem e da procedência.
Cafés, bebidas energéticas e refrigerantes
  • Bebidas estimulantes, como as que contém cafeína, causam o aumento da frequência cardíaca em todo mundo que as consome. Porém, as gestantes já possuem essa frequência alterada. Além disso, as bebidas energéticas possuem vários conservantes em sua composição.
Bebidas alcoólicas
  • O álcool pode causar dano fetal, inclusive retardo mental e comportamento anormal. Apesar de um drinque ocasional não impor risco, nenhuma quantidade segura foi estabelecida.
Alimentos industrializados
  • Presunto, salsicha, salame e mortadela são cheios de conservantes. Todo alimento artificial deve ser evitado, devido à presença dessas e de outras substâncias químicas, como os estabilizantes.
Leite não pasteurizado e queijos pastosos
  • Como o queijo feta, brie, Camembert, Roquefort, queijo branco e queijo fresco, a não ser que o rótulo diga “feito com leite pasteurizado“.

A mulher gravida deve consumir cerca de 2 litros por dia e deve exercitar-se regularmente, pois é muito importante para uma gravidez saudável e para o bem-estar da mãe e do bebê.

Para exercitarem-se pode caminhar, dançar, nadar e fazer ioga, desde que não haja recomendação médica em contrário. Mas as atividades de alto risco como mergulho, esqui e outros devem ser evitadas.

Não esquecer que a mulher grávida deve iniciar com atendimento médico e pré-natal, antes ou logo que descubra que está grávida.

Alimentos Saudáveis que são Aliados na Gravidez

Guloso & Saudável

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2 COMENTÁRIOS

  1. Oi Vania minha querida

    Antes de mais amiga que saudades deste teu cantinho sempre com receitas super saudaveis e deliciosas e acima de tudo tb sempre com informaçao preciosa para todos!!!

    Beijocas

    Margarida

  2. Vânia,
    tem muitos alimentos que eu desconhecia que deveriam ser evitados durante a gravidez, ótima postagem super esclarecedora, valeu!
    Adorei a receita dos legumes assados!

    Bjs, sucessos sempre ♥

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