Você sabe escolher peixe? Sabe quais são as formas de preparo mais saudáveis?

Todos sabemos que comer peixe faz bem à saúde, principalmente à do coração, mas a forma de prepará-lo pode torná-lo menos saudável com maior teor de gordura saturada e muito mais calórico. Leia o artigo e Conheça Maneiras Saudáveis de Preparar Peixe!

O peixe está entre as melhores carnes magras. Consumi-lo com frequência é um saudável hábito. Os peixes são boas fontes de vitamina B12, Ferro, Cálcio e ômega 3. Ômega 3 é uma gordura que os peixes carregam, que faz bem, pois aumenta o colesterol bom.

Eles ajudam também a prevenir doenças cardiovasculares. A sardinha, o salmão, a pescada amarela são alguns dos contém este nutriente tão importante. As melhores maneiras de consumo dos peixe são: grelhados, cozidos, no vapor ou assados.

Maneiras Saudáveis Preparar Peixe.redConheça Maneiras Saudáveis de Preparar Peixe!

Algumas dicas para quem não sabe como escolher peixe.

Para saber qual pescado está mais fresco, siga algumas dicas enumeradas a seguir e observe atentamente o peixe na altura das compras:

  • É necessário cuidado na hora compra. O peixe quando fresco possui a carne branca ou rosada, é resistente à pressão dos dedos, tem escamas bem presas à pele e guelras úmidas de cor rosada.
  • Os olhos devem estar salientes, brilhantes, transparentes e sem manchas.
  • Nunca compre peixes que estejam fora do gelo, expostos ao sol ou a insetos.
  • Se optar por comprar peixe congelado, verifique se o produto está armazenado na temperatura indicada na embalagem. Ele deve estar rígido e não apresentar líquidos do contrário indicaria sinal de descongelamento e má armazenagem.
  • A aparência do peixe congelado deve ser a mesma do peixe fresco.

Conheça algumas maneiras saudáveis de preparar peixe:

Peixe assado
  • Regue o peixe com os temperos, envolva-o com folhas de alface, couve, papel manteiga ou papel Alumínio para manter a textura e principalmente os nutrientes, ainda tem a vantagem que o preparo fica mais rápido.
  • Entre os melhores peixes para assar estão arenque, pargo, cioba, salmão, o bacalhau, robalo, cambucu, tainha e peixes de água doce como tilápia, tambaqui, corvina, dourado, pacu, pintado entre outros.
Peixe cozido
  • Uma das melhores opções por não acrescentar gordura extra durante o preparo. Porém, o tempo de cozimento pode provocar a perda de algumas vitaminas. Para evitar a perda espere a água com os temperos ferver e só depois adicionar o peixe, deixando cozinhar por 5 minutos. Assim, as vitaminas ficam preservadas.
  • Os peixes mais indicados para o cozimento são tainha, truta, namorado, cação, badejo, bacalhau, pescada, linguado, salmão, robalo, merluza, cambucu, tilápia entre outros.
Peixe cru
  • É o carro chefe da culinária japonesaleva maior vantagem quando comparado com os outros tipos de preparo pois preserva praticamente todos os nutrientes porque não passa por nenhum tipo de cozimento, cuidado na hora da compra: verifique a cor, a consistência e o odor do peixe.
  • Na escolha, opte pelo salmão, atum ou robalo.
Peixe grelhado
  • As preparações grelhadas são saborosas, crocante, muito saudáveis e práticas. Uma pesquisa da Harvard School of Public Health, em Boston (EUA), comprovou que consumir peixe grelhado de uma a quatro vezes por semana diminui em 27% o risco de infarto em pessoas acima dos 65 anos.
  • Prefira os peixes mais firmes, como sardinha, linguado branco, salmão, tilápia, pescada, bacalhau, atum, truta entre outros.
Peixe à milanesa no forno
  • Essa preparação por ser muito calórica deve ser assada no forno.
  • Pode utilizar os filés de peixe de sua preferência.
Peixe no vapor
  • Conserva quase todos os nutrientes do peixe. Acrescente temperos naturais como limão, pimenta, salsa, alho, azeite e sal com moderação para tornar o prato mais saboroso.
  • Prefira os peixes de consistência mais firme como o salmão, pescada, bacalhau, atum, linguado, entre outros.

Receitas já postadas no Guloso & Saudável no link em Peixes e Frutos do Mar.

Consumir peixes regularmente, além de saudável, proporciona menos calorias à sua alimentação e seu coração agradece! 

Conheça Maneiras Saudáveis de Preparar Peixe!

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

9 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vânia querida!
    Eu não gosto de peixe cru. Adorei as dicas, apesar que eu já sabia, mas nunca é demais aprender mais e mais!

    Beijinhos, ótima semana junto a sua família ♥

  2. Querida Vânia,como fã incondicional de peixes e frutos do mar, essa postagem foi de grande valia. Achei excelente e bem informativa. A seleção de pratos com peixe está maravilhosa. Beijinhos, ótima semana amiga

Deixe uma resposta