Como reduzir o estresse de uma maneira natural?

Descubra quais são os alimentos saudáveis que auxiliam a aliviar o estresse. Dica: prefira sempre comidas saudáveis em substituição das típicas de conforto. Lendo o artigo conheça Alimentos Saudáveis que Aliviam Estresse!

O estresse pode ser causado por qualquer evento ou sensação que faz sentir frustração, irritação ou nervosismo. Todos em alguma altura sentimos estresse.

Quando sentimos estresse, podemos sofrer tentações para comer sorvetes, batatas fritas, salgadinhos. Mas há melhores opções que vão ajudar a aliviar a ansiedade e a não ter um efeito negativo. Maravilha, não é mesmo?

Alimentos Auxiliam Aliviar EstresseAlimentos Saudáveis que Aliviam Estresse

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, a ingestão de vitamina B, contida por exemplo em grãos integrais, carne, fígado, ovos, peixe entre outros, pode diminuir o estresse mental causado pelo excesso de trabalho ou estudo.

Apostar nos alimentos saudáveis que aliviam estresse é, talvez, a forma mais simples e prática de diminuir os sintomas desse mal. Alguns alimentos contêm substâncias revigorantes, que combatem o estresse e ajudam a relaxar.

O estresse é um grande problema e sua superação leva algum tempo. Faça o seu melhor para relaxar (pratique exercícios físicos, hidrate-se) e coma alimentos saudáveis. Em pouco tempo notará que tem mais energia, vai-se sentir mais saudável, capaz de lidar com os problemas e a ansiedade. O equilíbrio é muito importante na luta contra o estresse.

Pode também querer ler: Alimentos que Combatem a Ansiedade

Conheça alguns Alimentos Saudáveis que Aliviam Estresse

Abacate
  • É rico em (beta) β sitosterol que é um fitosterol, conhecido também como “hormônio vegetal”, cuja ingestão colabora para o equilíbrio hormonal e combate o estresse.
  • O abacate é rico em vitamina E, A, B1, B2, gorduras monoinsaturadas, sais minerais, Cálcio, Ferro, Fósforo e Magnésio.
  • Pode também querer ler: Afinal, Abacate Faz Bem ou Mal à Saúde?
Aveia
  • Possui alto teor de vitaminas do complexo B, a Niacina (Vitamina B3), Tiamina ( Vitamina B1), fibras (beta) β-glucanas, fundamentais para manter a saúde mental, ajudam a combater o estresse e dar energia do corpo.
  • Uma pesquisa mostra que mostra que alimentos reconfortantes, como uma tigela de mingau de aveia quente, elevam os níveis de serotonina, substância que costuma acalmar o cérebro.
  • Pode também querer ler: Aveia as Vantagens no Consumo
Banana
  • Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que a banana ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano que contém, ajudando na produção de serotonina.
  • Pode também querer ler: Banana, Saiba Mais sobre a Fruta Mais Consumida no Mundo
Chocolate Amargo
  • Cacau e chocolate amargo contêm vitaminas B1, B2, B3, B5 e B11 que auxiliam a minimizar o estresse mental.
  • Uma pesquisa publicada no Journal of Proteome Research e realizada no Centro de Pesquisas Nestlé, na Suíça, mostra que o consumo diário de 40 gramas chocolate amargo auxilia a reduzir o estresse.
  • O chocolate amargo possui duas substâncias que estabilizam as anandamidas, substâncias ligadas à sensação de prazer em nosso cérebro. Sem falar na fenilalanina e na tirosina, dois aminoácidos que são precursores da noradrenalina e da dopamina, que estão envolvidas no estado de felicidade natural.
  • Pode também querer ler: Chocolate Amargo: o Aliado para uma Vida Saudável
Espinafre
  • O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural.
  • Combate a ansiedade, quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.
  • Segundo um estudo da UCLA – University of California, Los Angeles, USA, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. O espinafre elimina os resíduos do cérebro.
Cereais integrais
Leite e laticínios magros, ovos
  • São uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade.
  • O triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.
Vitamina C
  • Alimentos ricos em vitamina C são muito benéficos na redução do estresse, pois a vitamina C destrói os radicais livres que são liberados durante o estresse.
  • Acerola, goiaba, laranja, mamão, morango são frutas ricas em vitamina C, que ajuda na imunidade, diminui o risco de gripes e resfriados que afetam a energia.
  • Pode também querer ler: Conheça os Benefícios da Vitamina C para a Saúde

Alguns alimentos que aumentam o estresse

Açúcar
  • Excesso de açúcar contribui para elevar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
  • O açúcar no sangue causa irritabilidade e aumenta o desejo de comer.
Batata frita e frituras
  • Possuem alto teor de gordura saturada, oferecem energia instantânea, mas a longo prazo aumentam o estresse e risco de hipertensão, já que também é rica em Sódio.
Bebidas alcoólicas
  • O excesso de álcool estimula a liberação de cortisol, o hormônio do estresse, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.
Café e bebidas energéticas
  • A combinação de cafeína e açúcar causa irritabilidade e insônia, o que agrava o estresse.
Comidas processadas
  • Possuem alto teor de Sódio, açúcar, gordura saturada e aditivos artificiais, os alimentos processados aumentam diretamente os níveis de cortisol.

Alimentos Saudáveis que Aliviam Estresse

Guloso & SaudávelSalvar

Salvar

3 COMENTÁRIOS

  1. É gratificante encontrar tantas informações juntas. Otimiza o nosso tempo, facilita as buscas e estimula o cuidado com a nossa alimentação.

Deixe uma resposta