Uma rotina de dieta e exercícios ajuda a evitar os males do envelhecimento!

Exercícios físicos e uma alimentação saudável minimiza o envelhecimento e pode prolongar a vida. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo aponta que os índices de ansiedade e depressão são reduzidos em idosos que têm uma alimentação saudável e praticam atividades físicas.

Com esse estudo a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a conclusão de que mais de seis milhões de mortes teriam como ser evitadas caso a população passasse a ter uma alimentação saudável. Sim! Esse seria o grande segredo para se chegar a uma vida longa e saudável. Claro, isso sendo a aliado a uma vida ativa praticando atividades físicas.

Alimentação Saudavel Minimiza  Envelhecimento

A Alimentação Saudável Minimiza o Envelhecimento

Ou seja, se todos praticassem uma vida saudável, todos teriam uma qualidade de vida muito melhor.Mas isso não é nenhuma novidade. Há muito tempo que estamos cientes disso, mas infelizmente poucas pessoas põe em prática essa melhoria na qualidade de vida. No entanto, devido a essa falta da prática ainda vemos muito casos de envelhecimento precoce.

E o que seria ele? O envelhecimento precoce é um processo degenerativo que aparece antes da idade biológica efetiva do organismo humano ser atingida. Ele ocorre sobretudo devido a pessoa possuir uma alimentação desequilibrada, inatividade física, estresse crônico, poucas horas de sono, excesso de bebida alcoólica, entre outros. Ou seja, vemos casos como esse frequentemente devido ao estilo de vida que levamos atualmente. Essas situações estimulam um processo oxidativo celular continuo que provoca no indivíduo ao envelhecimento precoce e que reflete, por exemplo, na aparência da pele.

A alimentação errônea pecando por excesso ou por falta, pode prejudicar o rejuvenescimento e a saúde do organismo. Estudos conclusivos mostraram que a restrição calórica pode aumentar em até 30% a idade média, sendo transferido para o ser humano, também o excesso da ingestão alimentar faz com que apareçam excessos de gordura corporal e ocasionem danos metabólicos, interferindo diretamente na vida média das pessoas.

O equilíbrio das refeições, tanto na ingestão de calorias quanto na qualidade do que é ingerido em cada refeição, é extremamente importante para manter o organismo saudável. Uma boa opção para evitar o envelhecimento precoce é consumir frutas e verduras que contém pigmentos que são considerados substâncias antioxidantes, pois essas neutralizam a ação dos radicais livres na corrente sanguínea. As diferentes cores desses pigmentos, verde, amarelo, laranja, vermelho, entre outros, contém diferentes substâncias anti oxidativas que previnem o envelhecimento celular.

Os alimentos têm a função de fornecer energia ao organismo e se forem ingeridos de forma balanceada, ajudam efetivamente a prevenir o envelhecimento precoce. Esse equilíbrio se faz necessário visto que o ser humano, desde a época das cavernas, biologicamente se moldou, vem ao longo dos tempos, se adaptando à ingestão de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais.

Todos os alimentos quando ingeridos de forma equilibrada, favorecem a longevidade. Alguns são considerados funcionais e têm capacidade maior de proteção ao organismo humano por apresentarem na sua composição compostos bioativos, como, por exemplo: frutas cítricas, acerola, alho, repolho, gengibre, soja, cebola, tomate, berinjela, brócolis, couve-flor, orégano, pepino, salsa, açafrão, nozes, soja, crucíferas, pecãs, avelãs, vinho tinto, cebola, entre outros.

A Alimentação Saudável Minimiza o Envelhecimento

Guloso & Saudável

5 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vânia,
    Um post fabuloso e, como é hábito, recheado de informação preciosa e de interesse público.
    Muito obrigada pela partilha!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

  2. Bom dia querida Vânia! Tudo bem?
    Só pelo título já deu vontade de ler a postagem, super
    bem esclarecida, ótimas informações, valeu!

    Bjs, feliz semana junto a sua família!

Deixe uma resposta