Aprenda a escolher e controlar a quantidade de calorias no café da manhã!

Não é difícil controlar o peso e selecionar os nutrientes necessários para saúde, é simples sabendo quantas calorias se deve consumir. A recomendação da Organização Mundial de Saúde OMS para a maioria das pessoas é o consumo de 2.000 calorias por dia.

É necessário que estejam presentes em todas as refeições carboidratos, proteínas e pouca gordura. No café da manhã, o ideal variando do apetite e nível de atividade da pessoa que se ingira entre 250 e 550 calorias.

A maior fonte de carboidratos são os pães, tapiocas e panquecas. Deve-se completar com as frutas, na forma de fruta ou salada de frutas, pois são também importantes fontes de carboidratos e vitaminas. As proteínas estão presentes no leite, queijo, iogurte, carne, peixe entre outros.

que_ devemos_comer_cafe_manha.redimensionadoO que Devemos Comer num Café da Manhã Saudável?

Todos sabemos que o café da manhã é uma refeição muito importante. Mas não deve utilizar essa desculpa para se comer em exagero nem tão pouco para se ignorar a refeição. Para que isso não aconteça, damos sugestões de quais seriam as quantidades e combinações ideais.

Saiba qual deveria ser o tamanho de seu café da manhã
  • Café da manhã tamanho P para os que não sente fome de manhã ou querem eliminar uns quilinhos. Média de 250 calorias por refeição.
  • Café da manhã tamanho M é ótimo para quem já tem o costume de comer de manhã ou exercita-se cedo. Média de 400 calorias por refeição.
  • Café da manhã tamanho G é perfeito para quem exercita-se antes do almoço. Média de 550 calorias por refeição.

Saiba mais, leia – A Importância do Café da Manhã

Conheça dicas do que Devemos Comer num Café da Manhã Saudável

* Clique nos links para acessar as receitas.

1. Opção com glúten, total de valor calórico 294,2 kcal
2. Opção sem glúten, total de valor calórico 315 kcal
3. Opção com glúten, total de valor calórico 271 kcal
4. Opção sem glúten, total de valor calórico 352 kcal
5. Opção sem glúten, total de valor calórico 385 kcal
6. Opção sem glúten, total de valor calórico 322 kcal
7. Opção sem glúten, total de valor calórico 367 kcal
8. Opção sem glúten, total de valor calórico 384,5 kcal

Obs. caso necessite de uma dieta especial ou tenha restrições alimentares deve procurar um profissional de medicina ou nutrição.

O que Devemos Comer num Café da Manhã Saudável?

Guloso & Saudável

14 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia, belo post. Entro na categoria M. Me exercito assim que me levanto, depois tomo meu café da manhã com sucos, frutas sempre acompanhados com um tipo de carboidrato. E começo o dia com muita energia e disposição. As fotos estão lindas. Beijinhos

  2. Oi Vânia:)

    Que dicas deliciosas! Meu café da manhã é sempre pão com manteiga ou torrada e leite com café ou chá, raramente como mais. Mas adoro os pequenos-almoços brasileiros principalmente os que vemos nas novelas:)

    Beijinhos

  3. Olá Vânia!
    Que belíssima postagem e eu bem que estava a precisar de ver o que devo comer, apesar que tenho limitações devido a uma gastrite cronica. Usando produtos sem glutem passo melhor. Obrigada por esta partilha, gostei muito.
    Beijinho

  4. Vânia,

    Desde o dia que fiquei sabendo da importância do café da manhã, comecei a incluir frutas, cereais integrais e proteínas a ele. Para mim, é a refeição mais importante do dia.
    Adorei as receitas sugeridas. Vou ter mais opções para variar agora.

    beijos

  5. Oi Vânia, tapioca virou hit entre as pessoas de dietas, celebridades etc e tal, mas faz anos que eu consumo, pois minha família fabrica esta farinha, quer dizer fabricava, mas no Piaui é a coisa mais comum, difícil la é comer pão, pois no Interior da minha família não tem padaria! ótimas dicas, eu sou uma leoa pela manhã.

    bjs

    Gélia

  6. Adoro estes tees posts sobre pequenos almoços Vânia, pois penso já aqui ter dito uma vez que sou muito má com o pequeno almoço e desde sempre, pois nunca fui de comer de manhã. Embora me esforce, é-me sempre muito difícil.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

  7. Tenho intestino muito preso, gostaria de obter informações alimentares, para esse tipo de problema, De preferência alimentos que não engordam. Estou amando este site. Bjos, Cássia.

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