Tem uns quilinhos a mais? Ou só precisa de eliminar umas gordurinhas em excesso?

A alimentação variada e saudável é a melhor forma de atingir o objetivo de perder peso de maneira saudável. Só assim o corpo recebe todos os nutrientes que necessita para funcionar bem e ainda eliminar as gordurinhas que estão em excesso.

Estes alimentos não só auxiliam na perda de peso como também proporcionam outros benefícios ao organismo.

Eles são importantes fontes de vitaminas, sais minerais, ajudam a baixar o colesterol LDL “ruim”, previnem doenças do coração, garantem mais disposição, de quebra, ainda melhoram sua e cabelos.

Formas agradaveis perder peso.redimensionadoAlimentos Saudáveis para Perder Peso

Se sua intenção é ter um estilo de vida saudável com uma alimentação saudável e perder peso, confira abaixo alguns alimentos que não podem faltar na sua próxima lista de compras e conheça os benefícios de cada um deles, mas esqueça a necessidade de exercício físico.

Alimentos saudáveis para perder peso

Cálcio
  • Nossas mães mandavam-nos tomar leite porque Cálcio era bom para os ossos. Talvez elas não soubessem é que também auxilia a controlar a fome.
  • Um estudo realizado na University of Tennessee at Knoxville, nos EUA, mostrou que ingerindo três porções de laticínios por dia auxiliam redução da gordura corporal de obesos.
  • Fontes: laticínios magros (leite, iogurte, queijo), tofu, brócolis, espinafre, couve manteiga, gergelim, linhaça, chia entre outros.
  • Quantidade recomendada dia: mulheres até 50 anos e homens até 70 anos 1.000 miligramas de Cálcio. Acima dessas idades 1.200 miligramas.
Gorduras insaturadas
  • Os ácidos graxos monoinsaturados auxilam a diminuir a gordura abdominal.
  • Fontes: azeitonas, azeite, nozes, sementes, abacate e chocolate amargo.
  • Quantidade recomendada dia: uma porção a cada refeição.
  • O consumo de ácidos graxos polinsaturados em relação às gorduras saturadas faz o metabolismo ficar mais acelerado mesmo em repouso, há maior queima de calorias e mais rapidamente.
  • Fontes: linhaça, nozes, feijão, salmão, azeite.
  • Quantidade recomendada dia: (como ômega 3) mulheres 1,1 gramas e os homens, 1,6 gramas.
Resveratrol
  • Inúmeros estudos comprovam que uma ou duas taças (100 ml cada) de vinho por dia faz bem à saúde. Os pesquisadores atribuem isso à propriedade do resveratrol contra envelhecimento.
  • As pesquisas mais recentes indicam que esse antioxidante, (resveratrol) presente em uvas roxas, amoras e amendoins, auxilia na redução da gordura corporal.
  • Quantidade recomendada dia: beber uma ou duas taças de vinho tinto por dia torna a mulher menos propensa a desenvolver osteoporose, de acordo com um estudo da Oregon State University, nos EUA.
Proteína
  • As proteínas proporcionam inúmeros benefícios a saúde, principalmente por constituir a massa corporal magra, é indispensável na dieta dos seres humanos.
  • De acordo com um estudo de 2002 da Arizona State University, nos EUA, a proteína aumenta a saciedade e a queima calórica pós‑refeição.
  • Outras pesquisas verificaram que quem seguia dieta rica em proteína reduzia a ingestão de alimentos em uma média de 10% (cerca de 191 kcal).
  • Fontes: feijão, nozes, lentilha, carne magras, ovos, aves, peixe e frutos do mar e outros.
  • Quantidade recomendada dia: Os especialistas recomendam cerca de 40 gramas para mulheres e 56 gramas para homens.
Vitamina C
  • Sabemos o quanto a Vitamina C é benéfica para a saúde, melhora as defesas do organismo, ajudando no combate à infecções, auxilia no combate dos radicais livres. Mas a maioria das pessoas não consome a quantidade ideal diária de Vitamina C, ou ácido ascórbico.
  • Descobriu-se que auxilia a emagrecer. Incrível né?!
  • Segundo a Arizona State University, nos EUA, no Departamento de Nutrição, realizou um estudo em que acompanhou dois grupos, em que um seguiu uma dieta rica em vitamina C, enquanto o outro, uma alimentação com quantidade insuficiente do nutriente. Resultado: as pessoas do primeiro grupo queimaram 30% mais gordura.
  • Fontes: acerola, caju, mamão, brócolis, morangos, frutas cítricas, pimentão, kiwi, goiaba, pimenta vermelha.
  • Quantidade recomendada dia: as mulheres devem ingerir 75 miligramas de vitamina C  e os homens 90 miligramas.
Fibras
  • Os alimentos ricos em fibras exigem mais tempo de mastigação, necessitam mais tempo para serem digeridos, assim, ajudam a manter a saciedade.
  • Se estamos saciados, ingerimos menos alimentos e nos sentimos satisfeitos, o que auxilia no emagrecimento.
  • Estudos realizados pela University of Southern California EUA e outro conduzido na Holanda concluiu que uma maior ingestão de fibras está relacionado com menos gordura abdominal, bem como menor circunferência abdominal e a diminuição do peso.
  • Fontes: feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha, pecãs, framboesa, aveia, alcachofra, rabanete, alface, cereais integrais, frutas com bagaço.
  • Quantidade recomendada dia: mulheres com menos de 50 anos necessitam no mínimo 25 gramas. Com mais de 50, devem ingerir 21 gramas. Os homens com menos de 50 anos necessitam de 38 gramas e com mais de 50 anos, de 31 gramas.

Alimentos Saudáveis para Perder Peso

Guloso & Saudável

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia, muito interessante esse post, útil nos duas de hoje, baseado na nossa alimentação, saúde e principalmente idade, devemos tomar mais cuidado. Sabia que uma taça de vinho é excelente, porém, não sabia que prevenia a osteoporose, isso é muito importante. Excelente post. Obrigada por compartilhar conosco. Beijinhos, uma ótima semana

  2. Oi Vânia,
    ótimas informações, obrigada por compartilhar, uma alimentação mais saudável é a melhor maneira de perder uns quilinhos e o corpo agradece!
    Boa semana, bjs!

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