Já já o final de semana chega! E que tal preparar uma receita diferente porém super deliciosa? A nossa dica do dia é essa delícia de Bolo de Arroz Integral Aromático.

Sim, essa é uma receita de bolo salgado! Gosto bastante dela por ser super levinha. Além de que a combinação de azeite e orégano é simplesmente incrível! Deu um toque todo especial! E vocês não imaginam o aroma que ficou pela casa! Delícia!

Este Bolo de Arroz Integral Aromático é um receita muito simples de preparar e é feita com o arroz integral, (Sem Glúten) sendo uma grande vantagem para as pessoas que têm dificuldade de encontrar a farinha de arroz. Polvilhei a forma com a farinha de arroz pois tinha ela em casa, mas quem não tiver, pode substituir pelo fubá. Sem complicações e nada de glúten!

Por isso, já podem procurar o papel e a caneta para anotar a receita dessa delícia! 😉

Bom final de semana!

Receita de Bolo de Arroz Integral Aromático

Bolo de Arroz Integral Aromático

Categorias: Tortas e bolos
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 16 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 55 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 50 gramas

Ingredientes

  • 200 gramas: Arroz integral;
  • 200 mililitros: Iogurte natural desnatado;
  • 170 mililitros: Azeite de oliva;
  • 1/4 colher de chá: Sal;
  • 1 colher de sopa: Fermento em pó;
  • 3 colheres de chá: Orégano desidratado;
  • 4 unidades: Ovo médio.

Receita de Bolo de Arroz Integral Aromático

Modo de preparo

  1. A grande vantagem deste processo é para aquelas pessoas que têm dificuldade de encontrar farinha de arroz.
  2. Lave o cerca de 1 xícara de arroz, escorra. Coloque o arroz dentro de um recipiente com água  e deixe de molho por 5 horas.
  3. Preaqueça o forno a 210°C.
  4. Escorra o arroz e bata no liquidificador com o iogurte, azeite, sal e os ovos por 2 minutos, desligue.
  5. Acrescente o fermento e dê uma batida rápida.
  6. Desligue o liquidificador, acrescente o orégano e misture com a ajuda de uma espátula (a massa fica um pouco líquida).
  7. Unte uma forma de bolo inglês com creme vegetal e polvilhe com farinha de arroz ou fubá (se não tiver farinha de arroz).
  8. Leve ao forno na prateleira mais baixa por cerca de 50 minutos ou faça o teste do palito.
  9. Sirva o Bolo de Arroz Integral Aromático, no café da manhã ou ao lanche.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 0,1 g Beta-caroteno: 9 μg
Cálcio: 67,3 mg Calorias: 153,3 kcal
Carboidratos: 10,8 g Colesterol: 50,2 mg
Ferro: 0,7 mg Fibras totais: 0,5 g
Fósforo: 125,3 mg Gorduras: 10,9 g
Gorduras monoinsaturadas: 7,4 g Gorduras poliinsaturadas: 1,3 g
Gorduras saturadas: 1,7 g Magnésio: 20,1 mg
Niacina: 0,6 mg Potássio: 156,2 mg
Proteína: 3,2 g Selênio: 4 μg
Sódio: 63,8 mg Vitamina A: 74,8 IU
Vitamina E: 1,6 g Vitamina K: 6,8 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

Salvar

Salvar

POSTS RELACIONADOS

16 COMENTÁRIOS

  1. Oi,

    adorei a receita e gostaria de fazê-la hoje.
    Eu tenho uma forma de pão que é 25×12 cm, mas não sei se serve para fazer esse bolo. Você acha que cabe o conteúdo todo da massa?

    Obrigada!
    Beijos

  2. Olá Vânia!
    Que gosto me deu de provar este bolo se arroz. Ficou com um aspeto muito bom. Gosto muito de arroz integral, mas até este, agora tenho receio de comer devido a problemas intestinais. Será Vânia, que com arroz integral poderei experimentar?? Gostei mesmo.
    Beijinho

  3. Isso sim é fazer o bem, sem olhar a quem! Um incentivo a quem ainda não atentou p/ os riscos e complicações muitas vezes fatais, causadas por hábitos alimentares, onde o prazer destorcido dos sabores se sobrepõe à necessidade da nutrição e o respeito à própria vida! Parabéns ao site!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Olá Maria Renata,
      Obrigada pelo simpático comentário. Muitas das receitas são oriundas das minhas necessidades alimentares, pois como cardiopata congénita (embora saudável, rsrs) tenho restrições alimentares.
      Abraço,
      Vânia

  4. Muito lindo esse bolo. Gostaria de fazer, porém, como poderia substituir essa farinha de trigo por outra sem glúten? Se me permite uma observação, há informações de médicos conceituados sobre o uso do óleo de canola não ser adequado para consumo.

    • Olá Silvana,
      Obrigada pelo comentário.
      Os ingredientes com glúten podem ser substitutivos por: farinha de arroz, farinha de milho, amido de milho, polvilhos, farinha de tapioca, fécula de batata e farinha de castanha de caju estes estão entre os acessíveis, entre os menos acessíveis temos quinoa, farinha de linhaça, farinha de amêndoas, farinha de coco, farinha amaranto, farinha de grão de bico entre outros.
      Consumimos aqui em casa menos de um litro de óleo por ano, preferimos sempre utilizar azeite, mas considero que o óleo de canola não é tão mau quanto outros óleos vegetais, (tanto que a maior parte deles é de origem transgénica, tal como a colza), mas também não possui os benefícios que o marketing virtual apregoa, ele é bem menos benéfico do que querem que acreditemos.
      Abraço,
      Vânia

  5. Oi Vânia!!!! Muito obrigada por postar esse pão, a tempo estava buscando uma receito de pão com arroz integral e principalmente com fermento químico. Já coloque o meu arroz de molho e assim que dê o tempo vou fazer meu tão sonhado pão de arroz integral. Ah Vânia gostaria tbm se possível quando vc postar gramas dos ingredientes, vc colocaria tbm a quantidade por xícaras. Ex: 200 gramas de arroz integral. Equivale mais ou menos a quantas xícaras? Desculpe a minha ignorância. Obrigada. Amo seu blog. 💋💋💋💞💞💞💞💞.

Deixe uma resposta