Você sabia que não deve lavar o frango antes de cozinhar?

A Agência de Normas Alimentares do Reino Unido é um departamento governamental dependente do Parlamento do Reino Unido, Food Standards Agency, FSA, aconselhou a população a parar de lavar o frango congelado ou resfriado antes de cozinhá-lo.

O processo de lavagem do frango espalha bactérias Campylobacter nas mãos, roupas e em utensílios e superfícies de cozinha, devido aos respingos de gotas de água.

Com base nas autoridades britânicas, essa prática pode espalhar a bactéria Campylobacter, responsável pela intoxicação alimentar mais comum no Reino Unido e causadora de vômitos, diarreia e até morte, no caso de crianças e idosos.

O Perigo que se Esconde em sua Cozinha

De acordo com reportagem do jornal britânico The Guardian foi realizada uma pesquisa com 4.500 adultos no Reino Unido pela FSA descobriram que 44% dos entrevistados lavam o frango antes de cozinhar.

A Campylobacter afeta cerca de 280.000 pessoas no Reino Unido a cada ano, mas apenas 28% dos entrevistados na pesquisa da FSA tinham ouvido falar dele e, desse grupo, só um terço sabia que aves são a principal fonte das bactérias.

Os entrevistados disseram que lavam o frango para remover a sujeira ou germes ou, simplesmente, porque sempre fizeram isso.

Após confirmação do resultado da pesquisa, as autoridades sanitárias fizeram um apelo aos cidadãos e cozinheiros para pararem de lavar o frango antes de cozinhá-lo, porque isso só serve para espalhar uma bactéria perigosa.

Calculam que as infecções provocadas por Campylobacter custam à economia centenas de milhões de libras por ano por causa de pessoas que faltam ao trabalho por estar doente e dos gastos ao sistema público de saúde britânico.

Mas o mais importante é que não existe a necessidade de lavar o frango, pois a bactéria morre quando ele é bem cozinhado ou assado.

Os Perigos que se Escondem em sua Cozinha, como evitar outras contaminações na cozinha

Lave as mãos cuidadosamente e rigorosamente
  • Antes de manipular alimentos ou utensílios. Lave as mãos e limpe os utensílios bem com sabão ou sabão antibacteriano antes de preparar alimentos para evitar contaminação na cozinha.
Consuma carnes cozidas em no máximo três dias
  • Carne de vaca, porco ou aves cozida pode ser conservada na geladeira por no máximo três dias.
  • Já o peixe é mais sensível à contaminação. A recomendação é reduzir a temperatura da geladeira e consumi-lo até um dia depois de cozido. As carnes cruas devem ser conservadas no freezer.
Ferva os alimentos requentados
  • Antes de servir uma sobra, é preciso aquecê-la bem. As sopas, molhos e outros alimentos líquidos devem ser aquecidos até à fervura, já os sólidos necessitam ficar bem quentes.
Guarde as sobras na geladeira imediatamente
  • Depois das refeições, espere a comida esfriar e guarde as sobras na geladeira em seguida.
Não utilize tábua de madeira
  • Estudos demonstraram que os microrganismos se fixam na superfície da madeira, principalmente nas ranhuras e é muito difícil retirá-los no enxágue.
  • Para cortar carnes, a tábua de madeira deve ser deixada de lado. Depois de cortar a carne, é preciso lavar a tábua de plástico com sabão antes de fatiar outro alimento pois o agente infeccioso pode passar da carne para o legume, por exemplo.
Atenção com a esponja
  • É um o esconderijo perfeito para os germes. Na esponja encontram restos de alimento e água para sobreviverem e multiplicarem-se. Uma esponja que é mantida úmida abriga microrganismos vivos por cerca de duas semanas.
  • A esponja deve ser desinfetada todas as noites: lave a esponja e enxágue bem,  mergulhe-a por 15 minutos em uma solução de duas colheres de sopa de água sanitária por 1 litro de água, torça e mantenha em um local seco, nunca em cima do sabão.
O lixo deve ficar sempre longe da pia
  • Ter uma lixeira na pia é o mesmo que cozinhar ao lado do lixo e perto de muitos contaminantes.
  • O lugar da lixeira é no chão, com saco próprio trocado diariamente e abertura por pedal, para evitar que as mãos toquem no lixo. Se não for limpa todo dia, atrai formigas, baratas e moscas.

Outros artigos relacionados: Cuidados na Higienização dos Alimentos

Os Perigos que se Escondem em sua Cozinha

Guloso & Saudável

16 COMENTÁRIOS

  1. Vânia querida até pouco tempo atrás sempre lavei o frango, depois deixava imergido em água e limão, mas diante da noticia e mais informações preciosas que vi aqui hj é para se tomar muito cuidado mesmo. Adorei o post. Excelente. Beijinhos, ótima semana

  2. Querida Vânia
    Adorei teu post e fiquei feliz em saber que estou dentro das normas!
    Só não desinfeto a bucha! Uso pouco, pois lavo quase tudo da lava-louças e mesmo assim troco uma vez por semana. Também não uso panos na pia da cozinha, uso apenas papel-toalha para enxugar.
    Te desejo uma ótima semana.
    Bjim
    Léia

  3. Vânia minha querida,
    muitas coisas eu já sabia e as pratico, nunca é demais saber mais e mais!
    Vou imprimir essa postagem, obrigada por compartilhar!

    Tenha uma ótima semana junto a sua família!
    Bjs

  4. Lavo a minha esponja de lavar as louças bem lavada, com água quente e detergente, e guardo a esponja no local fechado, tipo aquele de inox, é errado ???

  5. Boa noite,
    Cara Vânia, obrigada pelo artigo e alerta, sempre lavo o frango antes de fazer uso, não tinha conhecimento do perigo que corremos com esse procedimento, muito útil todas as dicas contidas nessa postagens.
    Boa semana .

  6. Oi Vânia querida, você sempre nos trazendo informações super importantes. É sempre bom lembrar sobre os cuidados que devemos ter em nossa cozinha. Muitas já pratico, mas essa do frango não sabia. Sempre temos algo a aprender. Obrigada por partilhar!!

    Beijinhos e uma ótima semana!

  7. Super interessante este teu post Vânia.
    Eu aprendi isso aqui com os Chefs britânicos, pois não fazia ideia que o frango era tão propagador de bactérias e eles aqui são completamente obcecados com os cuidados de higiene a ter aquando do manuseamento do frango.
    Beijinhos,
    Lia

  8. Olá bom dia, em relação ao frango eu não sabia pois como costumo tirar toda a pele antes de fazer ja aproveito e lavo todo pra retirar aquela gosminha que fica depois que se retira a pele. Mas é muito bom saber.

  9. Olá nunca é demais informações sobre higienização alimentar. Ainda ontem vi no programa do Dr. Oz essa mesma recomendação.
    Um abraço.
    Ana

  10. Querida Vânia,

    Estas são informações super úteis e muito importantes para quem passa tanto tempo na cozinha como nós !
    Adorei ler e aprender pois desconhecia algumas das dicas !

    Beijinhos

Deixe uma resposta