Os que brigam com a balança sonham em poder comer sem preocupações com o aumento de peso.

Esse sonho não é simples de alcançar, é verdade. Mas há alguns alimentos que podem ser ingeridos à vontade e em vez de engordar, ajudam a emagrecer. Maravilha, não é mesmo?  Isso porque, eles possuem menos energia do que gastam durante a digestão, pois têm baixa caloria e muitas fibras. Devido a essa característica diz-se que são alimentos com calorias negativas.

Mas atenção!! Não são termogênicos!! (Esses são outros aliados das dietas que produzem calor ao serem digeridos e tal aumento no metabolismo deixa o corpo mais ativo para consumir mais calorias.)

Alimentos com Calorias NegativasAlimentos com Calorias Negativas, que Auxiliam Emagrecer

Longe de ser uma saída milagrosa para diminuir o excesso de peso, essa é só uma ótima ajuda para fazerem parte de uma dieta balanceada.

Confira a seguir alguns Alimentos com Calorias Negativas, que Auxiliam Emagrecer!

Abobrinha
  • A abobrinha tem cerca de 90% de água, é um alimento rico em Cálcio, Magnésio, Potássio, carotenoides entre outros, é uma boa escolha não só para quem faz dieta.
  • O ganho de calorias é mínimo, já que há por volta de 16 kcal em uma porção de 100 gramas e 1,1 grama de fibras.
Alface
  • É a preferida na maioria das saladas, a alface é outro exemplo de “caloria negativa”, já que a cada 100 gramas há apenas 17 kcal e 2,1 gramas de fibras e ainda possui Ferro, Potássio, vitaminas A, C e betacaroteno.
  • A alface ainda tem poder antioxidante e age como calmante para quem sofre de insônia.
Berinjela
  • Os benefícios da berinjela são a grande quantidade de fibras, Potássio, Fósforo, Magnésio, vitamina A, betacaroteno entre outros.
  • Também é benéfica na melhora da função intestinal, sistema cardiovascular, sistema imunológico e prevenção de doenças.
  • É indicada em dietas, pois 100 gramas, apresentam 24 kcal e 3,4 gramas de fibras.
Beterraba
  • Com 43 kcal e 2,8 gramas de fibras em cada porção de 100 gramas a beterraba é outro exemplo de alimentos com calorias negativas. Além de ajudar a emagrecer, é um dos legumes com mais propriedades antioxidantes.
  • É ainda recheada de vitaminas, além de apresentar Potássio, Fósforo, Cálcio, Magnésio entre outros na composição.
Brócolis
  • É uma fonte de vitamina A e de sais minerais como Cálcio, Potássio, Fósforo, Magnésio, betacaroteno entre outros. Brócolis tem poder antioxidante e anticancerígeno.
  • Cada porção de 100 gramas tem 26 kcal e 3 gramas de fibras.
Couve
  • Felizmente é muito presente na culinária brasileira, a couve traz vários benefícios à saúde, já que é repleta de nutrientes como Potássio, Cálcio, Fósforo, Magnésio, também vitaminas A, K e antioxidantes.
  • Consumida crua ou com baixo cozimento e possui propriedades crucíferas anticancerígenas. Em uma porção de 100 gramas de couve há cerca de 50 kcal, 2,0 gramas de fibras.
Couve-flor
  • É indicada para todos aqueles que buscam manter uma dieta saudável e equilibrada. Tem bons teores de sais minerais como Potássio, Fósforo, Cálcio e Magnésio e possui uma boa quantidade de vitamina C.
  • Além de muito nutritiva, a couve-flor é um alimento de fácil digestão.
  • Uma porção de 100 gramas de couve-flor tem cerca de 25 kcal, 2,5 gramas de fibras.
Damasco fresco
  • Possui bons teores de Potássio, Fósforo, Cálcio, Magnésio, vitaminas, betacaroteno, estas são algumas das propriedades do damasco que é outro dos alimentos com caloria negativa.
  • Sua ação no organismo é antioxidante, protegendo o corpo contra doenças.
  • Uma porção de 100 gramas tem cerca de 48 kcal, 2,0 gramas de fibras.
Maçã
  • Para aproveitar os benefícios que a maçã apresenta, é importante consumi-la com casca. Além de ter fibras, contém pectina, que é benéfica à saúde.
  • Outros nutrientes encontrados nela são Potássio, Fósforo, Cálcio, Magnésio, vitaminas, betacaroteno, entre outros.
  • Ao saborear uma maçã de 100 gramas, ingere em média 50 kcal e 2,0 gramas de fibras.
Melancia
  • Rica em diversos nutrientes, tem também fibras, a melancia ajuda a hidratar, já que é composta por 90% de água e possui alto poder diurético.
  • Contém também licopeno, betacaroteno, vitaminas, Potássio, Fósforo, Magnésio, Cálcio, entre outros, também contêm glutationa, uma substância aliada no combate ao envelhecimento precoce.
  • Uma fatia de 100 gramas contém 30 calorias e 0,4 gramas de fibras.
Tangerina
  • Além de ser importante no emagrecimento, devido às fibras, a tangerina é bastante útil na proteção da saúde.
  • A casca também tem grandes propriedades, que podem ser usufruídas por meio de geleias e compotas.
  • Os nutrientes presentes nela são betacaroteno, Vitaminas A, C, Potássio, Cálcio, Fósforo, Magnésio entre outros.
  • Em cada 100 gramas da fruta, há 43 kcal e 0,2 gramas de fibras.
Pepino
  • É diurético natural que tem papel importante no tratamento de cálculos renais e, também tem antioxidantes, que auxiliam na manutenção da saúde.
  • Entre os principais nutrientes no pepino temos Potássio, Fósforo, Cálcio, Magnésio, vitaminas e carotenoides.
  • Uma porção de 100 gramas de pepino têm apenas 12 kcal e 0,7 gramas de fibras.

Alimentos com Calorias Negativas, que Auxiliam Emagrecer

Guloso & Saudável

11 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida!
    Informações super preciosas!
    O alimentos que são aliados para ajudar no emagrecimento são indispensáveis eu amo todos.
    Se não beber água e não fazer exercícios físicos não vale nada manter uma dieta saudável, não é?

    Bjs, ótima semana ♥

  2. OI Vania

    Mais um excelente artigo… gosto de todos esses alimentos mas a melancia… nossa ta chegando a epoca delas… faço refeiçoes so dela!!!

    Como sempre otima informaçao!!

    Beijocas

    Margarida

  3. Olá amiga, que post super informativo, por ele percebe-se que podemos sim emagrecer e emagrecer com saúde. Todos esse alimentos que contém calorias negativas, fazem parte da minha alimentação, basta saber como comê-los e com o que. É fácil emagrecer, só basta querer não é? Gostei muito. Beijinhos uma ótima semana

  4. Oi Vânia,
    quanta informação, adorei conhecer sobre os alimentos, gosto de todos, eles fazem parte da minha alimentação diária, ótima postagem!
    Boa semana!
    Bjs

  5. Só sinto falta do leite, a lowcarb não usa. Sinto falta também de um alimento para fazer a casquinha de torta ou quiche,só muito de vez em quando, mas acabei de saber que pode se usar a farinha de côco e de castanhas. Resolvendo isso vai ser uma maravilha .

  6. Oi Vânia querida, mais um post super instrutivo e importante, adorei!! Eu gosto de consumir todos os alimentos que você descreveu, mas a minha briga com a balança nunca tem fim….hehehe, principalmente depois dos meus 50 e depois que adquiri uma doença na tireóide, mas alimentar-se bem é sempre a melhor opção e esses alimentos fazem muito bem a saúde. Mais uma vez obrigada por partilhar informações tão valiosas!!
    Beijinhos e uma excelente semana!!

  7. Querida Vânia,

    Adorei mais este seu super interessante artigo !
    Já conhecia as propriedades destes ingredientes que são preciosos para a saúde ! 🙂

    Beijinhos

  8. Excelente informação, conhecemos os alimentos termogênicos mas esquecemos-nos destes que saciam mas que tem poucas calorias. Um abraço
    Ana

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