Não há quem resista ao sabor e à cremosidade de um doce de leite, por isso temos hoje o Doce de Leite de Soja na Panela de Pressão e Sem Lactose! Eu sei que muita gente já sabe como cozinhar leite condensado na panela de pressão. Não tem nenhum segredo, mas sim algumas regrinhas de segurança.

O doce de leite é uma iguaria muito antiga que, assim como os queijos, surgiu a partir da necessidade de conservação do leite, transformando-o em outro produto. O doce é muito versátil e pode ser consumido em várias formas: puro (pastoso ou em pedaços), como ingrediente em sobremesas, como recheio para bolos, sonhos e bolinhos…

Não há limites para esta delícia, a receita básica dos doces de leite é sempre a mesma, a única diferença é que esta é muito fácil, rápida, prática e ainda Sem Lactose!

Receita de Doce de Leite de Soja na Panela de Pressão

Doce de Leite de Soja na Panela de Pressão

Categorias: Doces e sobremesas
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 40 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 40 gramas (1 colher de sopa)

Ingredientes

  • 660 gramas: Leite condensado de soja.

Receita de Doce de Leite de Soja na Panela de Pressão

Modo de preparo

  1. Higienize as 2 latas de leite condensado e 1/3 de limão. Retire os rótulos e a cola, fatie o limão.
  2. Coloque as latas dentro da panela de pressão em fogo médio com a água 1 dedo acima das latas (cerca de 1 litro), nunca ultrapasse o limite máximo estabelecido pelo fabricante da panela (junte as fatias de limão, para a panela não escurecer).
  3. Após começar a pressão baixe o fogo e conte 20 a 30 minutos, podendo ir até 40 se quiser o doce com maior consistência.
  4. Atenção espere sair toda a pressão, retire com cuidado as latas e deixe-as esfriarem completamente para só depois abrir, se quiser por segurança pode só abri-las no dia seguinte.
  5. Se preferir não utilizar a panela de pressão, faça de igual forma mas sem pressão, o tempo são de 2 a 4 horas mediante a consistência e quanto escuro quer o seu doce.
  6. Utilize o Doce de Leite de Soja na Panela de Pressão em recheios, coberturas, doces, etc.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 23,3 g Cálcio: 36,8 mg
Calorias: 132,2 kcal Carboidratos: 23,4 g
Colesterol: 0 mg Ferro: 0,1 mg
Fibras totais: 0,1 g Fósforo: 44,2 mg
Gorduras: 3,5 g Gorduras monoinsaturadas: 1,3 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,5 g Gorduras saturadas: 1,8 g
Magnésio: 0,6 mg Potássio: 67,6 mg
Proteína: 1,3 g Selênio: 0,8 μg
Sódio: 24,2 mg Tiamina: 0 mg
Vitamina A: 89,7 IU Vitamina C: 0,9 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

POSTS RELACIONADOS

11 COMENTÁRIOS

  1. Querida Vânia
    Não acredito que existe leite condensado de sojaaaaaa!!!!!!
    Eu também quero amiga!
    Estou aqui babando – yum, yum…
    Infelizmente aqui na Itália não tem essas coisas, mas quando for ao Brasil comprarei certamente.
    Bjo grande
    Léia

  2. Vânia minha querida,
    eu nunca experimentei leite condensado de soja fiquei tentada dessa forma que vc fez, deu água na boca, delícia total! Valeeuuuuu!

    Bjs, boa noite ♥

  3. Que giro Vânia!
    Acho que não me lembro de nunca ter visto leite condensado de soja, mas fiquei super curiosa, até porque é sem lactose. E eu adoro doce de leite.
    Aproevito para desejar boa páscoa.
    Um beijinho.

  4. Ja fiz muito doce de leite na panela de pressao é pratico e quebra o maior galho, preciso experimentar com o leite condensado de soja, o aspecto ficou perfeito, beijos Vâninha !!!

  5. Boa noite, Vânia!
    Que boa sugestão! Nunca experimentei, mas levo a receita comigo!
    Bjs e boa páscoa!

  6. Vânia,

    Desconhecia o leite condensado de soja, fiquei super curiosa com o sabor que terá, pois adoro o tradicional e adoraria provar esse ! 🙂
    Hei-de procurar a ver se encontro por aqui ! 🙂
    Excelente sugestão !

    Beijinhos

  7. Parabéns pelo post.
    Vi hj o leite condensado de soja no mercado e me atentei a fazer várias receitas pro meu sobrinho…
    quem é itolerante a lactose fica sempre muito restrito à muitas coisas.
    beijinhos :*

  8. Obrigado, pela receita. cozinhei por exatos 30 minutos após o apito inicial da panela de pressão em fogo alto mesmo. Deixei esfriar e abri a lata, mas só o começo que ficou com cara de doce de leite, ao mexer com a colher ainda estava com cara de leite condensado, acho que precisa ficar um tempo bem maior para ficar legal, de 45-60 minutos. Vou fazer novas experimentações!!!! Quanto ao gosto é bem diferente, tem um certo gosto de baunilha, bem diferente do leite condensado comum, embora seja gostoso. Fiz o brigadeiro com becel e cacau soluvel 50%, não lembra o gosto classico do brigadeiro, mas fica um doce de chocolate diferente e é gostoso sim, apenas não parece brigadeiro.

    • Olá Wilhelm,
      O resultado conseguido foi o documentado nas fotos, o tempo de cozimento foi trinta minutos, mas certamente pode mudar com a potencia do fogão assim como a marca do leite condensado, concordo que terá que fazer testes para as suas condições.
      Sim, o gosto embora muito saboroso não é totalmente fiel a nenhuma versão de doce de leite tradicional, mas satisfaz plenamente quem não pode consumir lactose.
      O Brigadeiro Sem Lactose é outro doce focalizando quem não pode consumir lactose, sem dúvida o sabor deste brigadeiro é sempre um reflexo da qualidade e sabor do leite condensado de soja que está a utilizar, uns são mais saborosos outros menos, mas sempre terá o sabor da baunilha no meio, penso que quem não pode saborear os tradicionais terá muito prazer em saborear estes, eu utilizei cacau puro, o seu brigadeiro deve ter ficado muito doce.
      Abraço,
      Vânia

Deixe uma resposta