Hoje vamos conhecer uma deliciosa versão de um molho tradicional muito utilizado tanto na Argentina como no Uruguai e que eu já sou fã assumida há um tempinho: estamos falando do Molho Chimichurri Caseiro, que é mais conhecido para temperar sobretudo carnes (churrasco).

O chimichurri é um molho que pode ter diversas variações mas sua base é salsinha, alho, orégano, pimenta calabresa, vinagre e azeite de oliva. Embora seja para preparar churrasco, mas é ótimo para acompanhar outras comidas ou para marinar peixes, aves e sanduíches.

Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), recomenda-se não deixar a carne mais de duas horas, pois o seu tempero é tão marcante que pode acabar por sobrepor ao sabor da carne.

Quanto à origem do nome existem várias versões em que considero esta a mais aceitável em que diz que chimichurri é uma palavra de origem basca tximitxurri, que significa mistura.

Quanto a mim, porque eu adoro esse molho? Porque ele é uma mistura de vários temperos que eu adoro, resultando em uma combinação deliciosa, marcante e levemente picante! Eu gosto tanto dele que posso dizer que não teve uma vez que usei-o como tempero e que não combinou!

Já usei o molho chimichurri caseiro em carnes, massas, saladas, peixes e até em sanduíches e sempre ficou delicioso! Para quem não o conhece, está mais do que sugerido!

Receita de Molho Chimichurri Caseiro

Molho Chimichurri Caseiro

Categorias: Molhos
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 17 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Argentina e Uruguai
Porção: 30 gramas (2 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 2 xícaras: Salsa natural;
  • 2 colheres de sopa: Alecrim;
  • 8 unidades: Alho dente;
  • 3 colheres de sopa: Orégano desidratado;
  • 1/2 colher de sopa: Pimenta calabresa ou vermelha desidratada;
  • 1/2 xícara: Azeite de oliva;
  • 1/2 xícara: Vinagre de maçã;
  • 1/2 xícara: Água quente;
  • 1 colher de chá: Sal;
  • 1/2 colher de chá: Pimenta-do-reino.

Modo de preparo

  1. Higienize a salsa, os alhos e o alecrim. Separe as folhas da salsa (guarde os talos para aproveitar noutra receita), pique (eu piquei com uma tesoura), separe as folhas do alecrim, pique (eu piquei com uma tesoura), descasque os dentes de alho e corte-o ao meio, retire o broto do seu interior para o sabor ficar mais suave, pique-o finamente.
  2. Em uma tigela misture o azeite com o vinagre (ou de vinho tinto), misture acrescentando o sal, salsa, alecrim, alho, orégano, pimenta do reino, calabresa e a água quente, misture mais um pouco.
  3. O molho pode ser usado imediatamente, mas é recomendável descansar por cerca de 48 horas para que os sabores se misturem.
  4. Armazene em um recipiente esterilizado e fechado, conserve na geladeira por cerca de 15 dias.
  5. Sirva o Molho Chimichurri Caseiro com churrasco, carnes assadas mas é também ótimo para marinar peixes, aves ou em sanduíches.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 0,2 g Beta-caroteno: 451,5 μg
Cálcio: 23,1 mg Calorias: 62,2 kcal
Carboidratos: 1,3 g Colesterol: 0 mg
Ferro: 0,8 mg Fibras totais: 0,6 g
Fósforo: 8,4 mg Gorduras: 6,3 g
Gorduras monoinsaturadas: 4,5 g Gorduras poliinsaturadas: 0,7 g
Gorduras saturadas: 0,9 g Magnésio: 6,3 mg
Potássio: 68,3 mg Proteína: 0,4 g
Selênio: 0,3 μg Sódio: 143,8 mg
Vitamina A: 769 IU Vitamina C: 10,6 mg
Vitamina E: 1,1 g Vitamina K: 124,7 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

Salvar

Salvar

POSTS RELACIONADOS

5

19 COMENTÁRIOS

  1. Vânia minha querida,
    com esses ingredientes só pode ser delicioso, adoro molhos tbm e sendo caseiros melhor ainda.
    Receita nota 10, como sempre vc arrasa!

    Bjs ♥

  2. Querida Vânia,

    Tenho para mim que iria adorar esse molhinho com tantos ingredientes do meu agrado !! 🙂
    Lindo na sua cor, fantástico na textura, decerto que não me faria rogada emexperimentá-lo !:)

    Um beijinho grande **

  3. É realmente deve ser bom esse molho só pelos ingredientes^^
    Só uma pergunta alguém sabe qual seria a validade dele? Geralmente não tenho tempo pra cozinhar, logo pensei em fazer uma quantidade boa, pra facilitar minha vida:)

    • Olá Jader,
      Aqui em casa o Molho Chimichurri dura dias, mas a validade dele se utilizar ingredientes de qualidade, bem higienizados e conservando-o na geladeira deve ser 1 mês.
      Abraço,
      Vânia

  4. Por que tanto ódio? Vou procurar a receita do Chimichurri e até numa página de culinária vem uma propaganda contra a Dilma? Estão superando a propaganda nazista que precedeu a mais incrível lavagem cerebral do povo alemão, o mais incrível precedente de segregação racial e uma das maiores tragédias da humanidade que resultou na segunda guerra mundial..

    • Olá Antônio,
      Somos uma equipe e família sem ódio e o blog, Guloso e Saudável é neutro no tocante a tendências políticas ou religiosas.
      Quem seleciona a publicidade a ser exibida é o visitante pelo histórico de navegação armazenado pelo Google, assim o Antônio deve ter acessado algum artigo relativo ao assunto, se tivesse pesquisado acerca de celulares ou dietas teria visualizado anúncios correspondentes. Seria incompreensível nós veicularmos propaganda politica.
      Abraço,
      Américo Laboreiro

  5. Muito interessante!
    Só não entendi se é para conservar por quinze dias e depois usá-lo(o que iria contradizer a ideia de ficar 48 horas misturando os sabores) ou se seria o praxo máximo.

  6. Sou muito fã desse tempero. Não somente em marinadas, mas tbém em um patê de atum que faço. Dá um gosto muito especial e diferenciado.👏👏👏

  7. Fiz e uma delícia, barato e gostoso , faço direto e fiz pra minha cunhada ela adorou .parabéns pela receita 😋😋😙😙

Deixe uma resposta