O ovo é vilão? Exercícios físicos diminuem as taxas? Mas sabe como evitar o problema do colesterol alto?

O baixo consumo de gordura saturada é prejudicial ao nosso sistema neurológico, tornando os indivíduos mais suscetíveis a desenvolverem transtornos mentais. Conheça melhor o Colesterol: o que É Mito e o que É Verdade!!

O colesterol é essencial para o bom funcionamento do organismo, que com ele produz hormônios, mantêm a saúde intestinal e repara células danificadas.

Colesterol: o que É Mito e o que É Verdade!Colesterol: o que É Mito e o que É Verdade!


Mas altas taxas de colesterol LDL no sangue (o ruim) estão entre as principais causas de mortes por infarto. Para diminuir os riscos, a Sociedade Brasileira de Cardiologia reduziu a taxa considerada saudável de 100 para 70 miligramas por mililitro de sangue, assim aumentou muito o número de pacientes em tratamento para o colesterol alto.

A seguir saiba acerca do Colesterol: o que É Mito e o que É Verdade!

Anticoncepcional pode interferir nos níveis de colesterol?
  • Verdade. Estudos mostram que mesmo em baixas dosagens, os contraceptivos orais contribuem para modificar o metabolismo das lipoproteínas, aumentando os níveis de LDL (o ruim) e diminui o HDL (o bom). Mas a alteração é suave e geralmente, só acontece em mulheres com tendência ao problema.
A prática de atividades físicas ajuda a controlar as taxas de colesterol?
  • Verdade. Atribui-se à atividade física regular a diminuição do colesterol LDL (o ruim), do triglicérides e o aumento do colesterol HDL (o bom) o que contribui para aumento da eficiência cardíaca.
Berinjela combate o colesterol?
  • Verdade. A berinjela é rica em fibras, sais minerais, vitaminas e flavonoides (ela é roxa, como as uvas do vinho tinto).
  • Um estudo experimental realizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovou que o suco de berinjela é um ótimo remédio no combate ao colesterol LDL – o mais nocivo ao organismo.
Colesterol é sinônimo de problema?
  • Mito. O problema é o excesso do colesterol LDL (o ruim). Apesar da má fama, o colesterol é um composto essencial para a vida, ele está presente nos tecidos de todos os animais.
  • É um dos componentes básicos do sistema nervoso e das membranas celulares, e ainda, participa na formação de hormônios sexuais, da vitamina D e da bile.
O colesterol alto pode ter fatores genéticos?
  • Verdade. Infelizmente, alguns casos o colesterol alto não pode ser controlado com alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
  • Os níveis de colesterol LDL (o ruim) podem se elevar por 2 fatores principais: o genético e a alimentação, o fator genético é o mais importante.
Fumar interfere no colesterol?
  • Verdade. O cigarro (fumo) diminui a capacidade que o organismo tem de remover o excesso de colesterol.
  • Estudos têm demonstrado que fumar reduz o colesterol HDL (o bom) e aumenta o colesterol LDL (o ruim).
Minimizar o consumo de gorduras saturadas evita a elevação das taxas de colesterol?
  • Verdade. Para minimizar taxas altas de colesterol é necessário exercitar-se regularmente e praticar uma alimentação saudável com baixo teor de gordura saturada.
  • O colesterol é encontrado somente em alimentos de origem animal como: bacon, leite integral e laticínios integrais, miúdos de boi e aves, biscoitos amanteigados, embutidos, frios, frutos do mar, gema de ovo e pele de aves e carne gorda em geral.
O ovo é o grande vilão do colesterol alto?
  • Mito. De acordo com estudos ficou comprovado que o ovo, por tanto tempo acusado de ser o grande vilão do colesterol alto, pode ser consumido moderadamente.
  • Quem não apresenta níveis altos de mau colesterol (LDL) no sangue pode consumir até 1 ovo por dia. Já as pessoas com colesterol excessivo devem seguir a recomendação médica e os atletas devem adaptar o consumo as necessidades nutricionais.
O consumo moderado de vinho tinto é seu aliado para o controle do colesterol?
  • Verdade. As uvas roxas contêm flavonoides, substâncias que protegem o coração contra as placas de gordura que podem se formar nas paredes das artérias (os ateromas).
  • Mas exagerar na bebida faz mal à saúde.
Quem tem colesterol alto só necessita tomar remédio para controlar o problema?
  • Verdade em parte. Não basta tomar somente remédios, é preciso mudar seus hábitos para controlar o colesterol.
  • Em casos em que o colesterol alto não é devido ao fator genético, é imprescindível tentar controlá-lo com exercícios físicos e mudanças na alimentação, praticar uma alimentação saudável, antes de fazer uso do remédio.
  • É necessário controlar as taxas para toda a vida, mas só o médico poderá avaliar a necessidade de medicação.

Colesterol: o que É Mito e o que É Verdade!

Guloso & Saudável

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12 COMENTÁRIOS

  1. Verdade, grande post ^^ infelizmente estou no meio do drama genético e não ha grande coisa que possa fazer, a não ser exercicio fisico cerca de 3x por semana. Mas nem isso baixa assim tanto os níveis de colesterol.

  2. Bom dia querida!
    Que riqueza de postagem, obrigada pela bela
    e preciosa matéria!
    Fiquei feliz em saber sobre o ovo, agora vou aderir
    mais vezes.

    Bjs, fique com Deus ♥

  3. Nossa, não sabia que o anticoncepcional podia interferir….não imaginava mesmo! O ovo é sempre uma polêmica né? Alguns médicos falam que sim, outros que não. Meu endócrino disse que não e recomendou comer ovo com frequência. Beijocas e obrigada pelas super dicas!

  4. Mais um excelente artigo sobre tema atual e pertinente: o colesterol vilão! Iniciei uma re-educação alimentar e estou amando: posso comer muito ovo sem me preocupar. Afinal, como disse minha nutricionista e o seu artigo, é mito! Beijos, Paula

  5. Vânia querida,

    Não há como não aprender consigo !
    Com estas publicações super didácticas quem não sabia fica mesmo a saber, obrigada pelas informações preciosas ! 🙂

    Beijinhos

  6. Excelente matéria, tirei muitas duvidas que eu tinha,
    com isso posso melhorar minha qualidade de vida.
    Obrigada por nos ajudar, pois ajundando que se é
    ajudado!
    Luz, Pas e Saúde!
    Welse

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