Querem que seus filhos sejam adultos saudáveis?

A obesidade é um distúrbio que pode se tornar o problema número 1 do século 21 e é a principal causa de doenças crônicas do mundo, pois provoca várias anormalidades do metabolismo que contribuem para as doenças cardiovasculares, aumento do colesterol, diabetes mellitus e outras. Conheça mais lendo o artigo Como Tornar nossos Filhos Adultos Saudáveis!

O número de crianças acima do peso que se tornam adultos obesos continua a crescer. Ao longo dos últimos 20 anos o número de crianças obesas cresceu no Brasil 240%.

Receita de Salada de Repolho RefogadoSalada de Repolho Refogado  – Como Tornar nossos Filhos Adultos Saudáveis?

É certo que as crianças registram menores probabilidades de doenças relacionadas ao peso do que os adultos, mas essas mesmas crianças acima do peso têm um risco elevado de se tornarem adolescentes e adultos obesos.

Já os adultos com excesso de peso podem ter várias complicações de saúde, incluindo doenças coronárias, diabetes, doenças do coração, pressão arterial elevada e mesmo certas formas de câncer.

Saiba Como Tornar nossos Filhos Adultos Saudáveis

Alguns dos fatores que provocam a obesidade infantil
  • As crianças podem tornar-se obesas por inúmeras razões. As mais comuns são fatores genéticos, a falta de atividade física, os hábitos alimentares pouco saudáveis, ou a combinação de todos os fatores. Em casos mais raros, o problema é devido a uma desordem endócrina, pode levar a que uma criança se torne obesa.
Fatores genéticos
  • Crianças em que os pais ou irmãos possuem excesso de peso têm um risco acrescido de se tornarem futuramente também obesas. Embora os problemas de peso serem comuns dentro de algumas famílias, não é regra que todas as crianças com uma história familiar de obesidade serão no futuro obesas.
Estilo de vida
  • Os hábitos alimentares de uma criança e o grau de atividade física desempenham ambos um importante papel na sua saúde e peso.
  • A crescente popularidade da televisão, dos computadores, dos videogames e outros fenômenos tecnológicos de interação virtual contribuem para a inatividade física e sedentarismo desde a infância.
  • O tempo que uma criança passa em frente da televisão por semana é em média 24 horas, esse tempo poderia ser utilizado a praticar uma atividade física fora ou mesmo em casa.
Estudo publicado na revista PLOS One

Foi pedido a 532 adultos de diversos países de língua inglesa para formar uma “fonte coletiva” de fatores determinantes para que uma criança se torne um adulto acima do peso ou magro.

Além da sugestão, cada participante enviou seu próprio peso e altura (para determinar o Índice de Massa Corporal – IMC) e responderam a questões levantadas por outros voluntários sobre o comportamento deles na infância.

Veja o que os participantes relataram ter em comum:

Ingredientes frescos

  • As famílias dos participantes com IMC (Índice de Massa Corporal) baixo preparavam refeições usando ingredientes frescos e conversavam com eles já na infância, sobre alimentação saudável.

Atividades físicas ao ar livre

  • As famílias que praticavam atividades físicas regularmente ao ar livre eram na maioria magros. Eles também dormiam bem e tinham muitos amigos.

Comida como recompensa ou punição

  • Adultos com IMC (Índice de Massa Corporal) mais alto contaram ter tido péssimos exemplos na infância, não só os pais e ou avós obesos, como também a comida em casa era usada como recompensa ou punição e por vezes a ingestão era restrita.

Pouca água

  • Adultos mais gordos relataram ter bebido mais refrigerantes que água quando eram crianças.

Bullying

  • Outra lembrança do grupo de adultos com IMC (Índice de Massa Corporal) alto é terem sofrido de bullying.
Regras para manter sua família saudável
  • Fazerem atividades físicas moderadas por 60 minutos no mínimo 3 vezes por semana.
  • Diminuir o tempo ocioso que inclui o tempo gasto com computador, televisão e vídeo games.
  • Não consumir refrigerantes ou sucos prontos de caixinha. Incentive o consumo de água, água de coco e sucos naturais.
  • Comer alimentos saudáveis, incluindo frutas e vegetais, ensine a fazer escolhas saudáveis. Não tenha uma dispensa cheia de guloseimas.
  • Comer lanches saudáveis e não um lanche com valor calórico de uma refeição principal.
  • Ter boas noites de sono. Adolescentes precisam de 9 horas de sono, crianças entre 6 e 12 anos uma média de 10 a 11 horas de sono e crianças pré-escolares ainda mais que isso.

Como Tornar nossos Filhos Adultos Saudáveis

Guloso & Saudável

Salvar

8 COMENTÁRIOS

  1. Aqui em casa tento fazer refeiçôes saudaveis,raramente faço fritos.
    Os doces deito pouco açúcar e come-e muita fruta.
    O meu filho é o mais preguiçoso para fazer exercicio,mas é magro e eu não insisto
    bj

  2. Olá Vânia como sempre um post maravilhoso e repleto de informações úteis. Hoje em dia a obesidade está começando cada vez mais cedo, e os pais por falta de tempo, deixam seus filhos acostumarem com os fast foods. Um alerta necessário. Excelente post. Beijinhos

  3. Querida Vânia,

    Mais uma publicação muito didáctica focando um tema que nunca é demais lembrar ! 🙂
    Adorei ler, obrigada pelas partilhas sempre tão úteis !

    Beijinhos, bom fim de semana

Deixe uma resposta