Hábitos alimentares de seus familiares, amigos, podem influenciar a sua alimentação.

Estudos apontaram uma forte associação entre a alimentação e a identidade social. A alimentação saudável é de primordial importância para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde. Os hábitos alimentares inadequados acarretam problemas de saúde imediatos e também no futuro. Saiba mais lendo o artigo A Alimentação Pode Ser Influenciada Por Seu Grupo Social!

Os hábitos alimentares dos pais (principalmente da mãe) costumam exercer influência decisiva na alimentação infantil, afetando a escolha alimentar da criança e sua regulação na qualidade e quantidade do que ingere.

Receita de Salada de Quinoa com Camarão e RadicchioA Alimentação Pode Ser Influenciada Por Seu Grupo – Salada de Quinoa com Camarão e Radicchio

A Alimentação Pode Ser Influenciada Por Seu Grupo Social

  • É no ambiente familiar que se dá o início do processo de adaptação do indivíduo. É a partir do desmame e com a introdução progressiva de alimentos na dieta, processo normalmente executado ou acompanhado pela mãe, que a criança passa a se adaptar aos alimentos que lhe são oferecidos e a escolher quais estão de acordo com o seu paladar.
  • Essas seleções são organizadas por meio da observação, da escuta e da participação no ambiente culinário da família.
  • Os hábitos alimentares transmitidos pela mãe devem destacar a importância da experiência da alimentação nos primeiros dois anos de vida, para motivar a aceitação de grande variedade de vegetais e frutas na idade escolar.
  • Estes estudos foram realizados para se determinar se hábitos alimentares nos primeiros dois anos de vida, influenciam na variedade de consumo alimentar de crianças em idade escolar.
  • Os resultados revelaram que a variedade de vegetais consumidos por crianças em idade escolar foram influenciados pelos hábitos alimentares das mães, mas o consumo de frutas está relacionado com a variedade de frutas que foi introduzida à alimentação.
  • Pesquisas focadas nos padrões familiares comportamentais de sobrepeso mostraram que hábitos alimentares de pais obesos influenciam no comportamento alimentar de crianças, podendo levar os filhos a desenvolverem a obesidade.
  • Os pais que têm sobrepeso normalmente têm problemas de controle de ingestão alimentar. Assim, os pais que têm consciência sobre os riscos de seus filhos apresentarem sobrepeso devem adotar hábitos de restrição alimentar qualitativa das crianças na tentativa de prevenir o sobrepeso.
  • Pesquisas realizadas no Reino Unido e publicadas na segunda feira passada, dia 26 de janeiro de 2014, no periódico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, apontaram que os hábitos alimentares de outras pessoas com as quais você convive podem influenciar não só as escolhas, mas também as quantidades de comida ingerida. Chegou-se a tal afirmação, analisando diversos estudos já publicados sobre o assunto em periódicos.
  • Concluiu-se que há uma forte associação entre a alimentação e a identidade social. Se, por exemplo, em um ambiente os participantes estavam a fazer escolhas alimentares de baixa caloria ou mais calóricas, a chance de que eles fizessem escolhas parecidas eram maiores. A revisão do estudo foi feita baseada em 15 estudos, de 11 periódicos diferentes.
  • Sendo que 8 deles tinham como fim analisar qual era o efeito nos participantes das informações sobre hábitos alimentares, ao passo que os outros 7 tinham o objetivo de analisar os efeitos das regras recomendadas para escolha de alimentos e na forma como as pessoas decidem o que comer. Após a análise dos dados, os pesquisadores encontraram evidências de que as regras sociais, de fato, afetam a alimentação.
  • Foi observado também que essa ideia aplica-se também às pessoas que estão sozinhas. Em outras palavras, essa pesquisa só vem para confirmar o que muitos de nós já pensávamos. Nós herdamos os hábitos alimentares (bons ou maus) de quem convivemos diariamente, seja marido, esposa, família, amigos….
  • Por isso, gente, tratemos de nos influenciar por bons hábitos, não é mesmo? Vamos “copiar” os bons hábitos!
Dados da pesquisa
  1. Título original: What Everyone Else Is Eating: A Systematic Review and Meta-Analysis of the Effect of Informational Eating Norms on Eating Behavior
  2. Foi divulgada em: periódico Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics
  3. Autores: Eric Robinson, Jason Thomas, Paul Aveyard e Suzanne Higgs
  4. Instituição: Universidade de Liverpool, Inglaterra.

A Alimentação Pode Ser Influenciada Por Seu Grupo Social

Guloso & Saudável

 

Salvar

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi Vânia é verdade, acho que a influência das pessoas em nossas vidas é maior que nós mesmo pensamos.

    vejo que meu marido bebe mais ou menos dependendo com quem esta!

    bjs

    Gélia

  2. Oi Vânia,
    é verdade mesmo que os nossos hábitos alimentares influenciam muito na vida dos nossos filhos, eu sempre procurei fazer uma alimentação mais saudável para os meu filhos desde pequenos e hoje eles comem praticamente de tudo.
    Uma ótima semana!
    Bjs

  3. Vânia querida,
    tem gente que pensa que comer bem é comer de tudo e comer muito, conheço muitas pessoas assim e estão ficando obesas, rsrs.
    Aqui em casa faço o possível p/ manter uma alimentação mais saudável. Frutas, legumes e verduras não faltam de jeito nenhum.
    Obrigada por mais essa bela postagem!

    Bjs, ótima semana ♥

  4. Bom dia Vânia!
    Também acredito que tem uma grande associação entre a alimentação e a identidade social.
    Ver crianças obesas é revoltante, sem dizer em tantas doenças causadas pela má alimentação!
    Os pais tem uma influência fundamental no hábitos dos filhos!
    Minha mãe nunca comprou besteiras para mim e meus irmãos, ela sempre fazia tudo em casa!
    Teu post ficou perfeito!
    Bjo grande
    Léia

  5. Vânia,

    Mais uma publicação super útil e funciona também como um alerta para que tenhamos em mente o que cozinhamos para os nossos filhos ! 🙂
    Adorei !

    Beijinhos

Deixe uma resposta