Você sabia que consumindo os alimentos certos os sintomas da menopausa podem ser aliviados? 

Mesmo muito antes de chegarmos nessa fase, nós mulheres, já somos alertadas de seus (temidos e desagradáveis) sintomas como mal-estar, alterações de humor, lapsos de memória, insônia, dores de cabeça, ondas de calor.… Leia o artigo e conheça os Alimentos que Aliviam Sintomas da Menopausa!

Mas o que muitas mulheres não sabem é que uma alimentação saudável, correta (junto com com um acompanhamento médico) pode aliviar e muito esses sintomas! O importante é não esperar! As mulheres na casa dos 20 já podem ir se preparando para esse momento com a simples atitude de incluir alguns alimentos saudáveis no seu cardápio!

Alimentos que Aliviam Sintomas da MenopausaAlimentos que Aliviam Sintomas da Menopausa

Por isso, hoje o Guloso & Saudável elaborou uma lista Alimentos que Aliviam Sintomas da Menopausa que podem se tornar verdadeiros parceiros e auxiliar no equilíbrio hormonal em cada etapa da vida!

Conheça alguns Alimentos que Aliviam Sintomas da Menopausa

Dos 20 aos 35 anos
Alimentos
  • Aveia, granola, arroz integral, pães e biscoitos integrais, frutas, verduras e legumes.
Benefícios
  • Essa fase é geralmente a mais ativa da mulher. Estudos, trabalhos e vida social. O corpo pede uma maior fonte de energia, por isso o indicado é o consumo dos conhecidos como carboidratos saudáveis (os citados na lista acima).
  • Já  para  inibir e prevenir os sintomas de TPM, que nesta fase estão mais agudos, o indicado é evitar alimentos que causem retenção de líquido, como o excesso de sal, molhos condimentados (catchup, molho inglês, shoyu, molho para saladas, etc.) e ingerir bastante água.
  • Outra dica é evitar o excesso de café, chocolate ao leite, doces e aumentar a ingestão de alimentos com fonte em vitamina D, como queijos, iogurte, cereais integrais e folhas verdes, que ajudam a diminuir os sintomas.
Dos 35 aos 50 anos
Alimentos
  • Carnes brancas, carnes vermelhas de cortes magros, ovos, peixes gordos, aves sem pele, oleoginosas (nozes, castanhas), queijos brancos e laticínios magros. Além de carboidratos integrais,  saudáveis, grãos integrais, frutas, legumes e verduras.
Benefícios
  • Esse já é um momento mais específico da vida da mulher. A vida dela geralmente está mais estável em relação à família e à sua profissão. Consequentemente, o seu corpo se adapta a esse novo estilo de vida, seus hormônios são diferenciados e o metabolismo também.
  • O momento certo é esse para se prevenir contra futuras doenças e o excesso de peso. Portanto, vale a pena lembrar de minimizar no consumo dos carboidratos refinados, como doces, pães e demais alimentos feitos com farinha de trigo refinada. Esses alimentos, quando consumidos em excesso, desaceleram ainda mais o metabolismo, dificultando o controle e a manutenção do peso.
Acima dos 50 anos
Alimentos
  • Soja e seus derivados, além de semente e óleo de linhaça. Eles tem o poder de  atuar como uma espécie de substituto do estrogênio, que está em queda nesse momento, contribuindo para o equilíbrio hormonal.
Benefícios
  • Esses alimentos consumidos diariamente vão ajudar a amenizar os sintomas. Nessa fase também é comum aparecerem doenças como osteoporose, que podem ser evitadas com o consumo diário de alimentos fontes de Cálcio e vitamina D.
  • Também não dispense um pouco de sol diariamente para ativar a produção da vitamina na pele. Derivados do leite, folhas verdes escuras, leite de soja e tofu (queijo de soja), também vão ajudar na prevenção.

Alimentos que Aliviam Sintomas da Menopausa

Guloso & Saudável

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9 COMENTÁRIOS

  1. ótimo post. a alimentação balanceada deve ser uma preocupação em todas as faixas etárias e todos os dias e não somente quando fica doente. grande abraço.

  2. Vânia querida, muitas informações úteis, gostei muito de saber mais sobre o assunto, muita coisa eu já mudei na alimentação, mas eu sei que preciso mudar ainda mais…
    beijos, boa semana

  3. Boa tarde querida!
    gosto muito de soja, aveia, linhaça e castanhas,
    e com essas informações preciosas, vou ficar mais
    saudável ainda.

    Bjs, feliz semana ♥

  4. Muito útil esse site e todas as sua dicas, realmente todas informações e receitas são muito saudáveis. Abraços

  5. Querida Vânia,
    Mais um dos teus fenomenais posts!! Recheado de informação útil e que vai dar jeito acho que daqui a pouco tempo…, eheheh!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

  6. Gostei da matéria sobre alimentação correta amo muito sua pagina sua dica são ótima obrigada.

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