Você acredita que alguns alimentos evitam dores?

A forma e a quantidade que você come é crucial para ter uma alimentação saudável, que se traduz em bem estar, longevidade e, acredite, em alivio das dores. Sim, existe comprovação cientifica de que alguns alimentos podem ajudar a aliviar inflamações, que causam desconforto no corpo e mal estar. Saiba mais lendo o artigo  A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores!

Alguns alimentos possuem propriedades que auxiliam no alivio de inflamações, dores de cabeça, de garganta, dores musculares e outras. As nozes, castanhas (frutos secos), o fruto do guaraná, alho, azeite, por exemplo, apresentam substâncias que combatem a ação dos radicais livres no organismo.

 A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores
A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores

Cãibras e dores musculares podem ser evitadas através do consumo entre outros de banana e vegetais de folha escura, como a couve, relacionados às contrações musculares.  A alimentação saudável auxilia no alívio das dores mas os alimentos devem ser consumidos em caráter preventivo e não no tratamento da dor aguda.

Conheça mais sobre A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores

Abacate
  • O abacate reduz a produção de substâncias inflamatórias no organismo. É o que constatou pesquisa realizada na Universidade da Califórnia, EUA. O abacate possui uma substância o beta-sitosterol age como um anti-inflamatório, fazendo com que as células do organismo exerçam melhor suas funções.
Alho
  • É rico em antioxidantes, anti-inflamatório e atua como antibiótico, estimula a circulação sanguínea, alivia dores e auxilia a combater dores de artrite. O alho tem propriedades que podem manter as articulações longe de dores.
Azeite
  • Segundo Cientistas do Monell Chemical o azeite extravirgem é uma gordura saudável monoinsaturada que é utilizada por nosso organismo para produzir agentes naturais anti-inflamatórios, semelhante ao ibuprofeno em sua composição.
  • O azeite é rico em polifenóis, que são conhecidos por ter ação anti-inflamatória, antioxidante e anticoagulante.
Café
  • O café auxilia no alivio de dores de cabeça leves, chamadas cefaleias tensionais, e até mesmo enxaqueca, se ingerido no inicio da crise. Isso ocorre porque a cafeína tem ação analgésica, ela alivia a dor.
  • Porém, esse conselho só vale para dores de cabeça pouco frequentes, até cerca de duas vezes por mês.
Cebola
  • Possui alto poder desinfetante anti-inflamatório e bactericida, esse alimento contém altos níveis de fitoquímicos, que podem reduzir inflamações no corpo.
  • Um estudo apontou a quercetina, um composto encontrado na cebola, é o responsável por esse efeito.
Couve
  • A couve é anti-inflamatória e cicatrizante. É super importante pois auxilia a fixar o Cálcio nos ossos, devido aos fitoquímicos naturais que possuem ação desintoxicante.
  • Vegetais de folha verde escura, como a couve e a escarola possuem alto teor de Magnésio, que auxilia no controle da contração muscular.
Cúrcuma
  • Ela possui curcuminoides, que são bioflavonoides, segundo a EMBRAFARMA possui propriedades de: adstringente, analgésico, antibacteriano, anticoagulante, antifúngico, anti-inflamatório, antioxidante, antisséptico, aromático, estimulante, tônico circulatório, tônico digestivo, hepato tônico.
  • Especiaria indiana também conhecida como açafrão da terra, a cúrcuma é utilizada como tempero em diversos pratos e é o principal ingrediente do curry “caril”.
Frutas secas
  • Nozes, castanhas, amêndoas, pecãs, avelãs e outras frutas secas ajudam a diminuir dores musculares.
  • As oleaginosas tem alto teor de Magnésio, aliviam as dores da contração muscular, tem ação anti-inflamatória e atuam na regulação da pressão arterial.
Gengibre
  • O gengibre é um excelente anti-inflamatório natural, pode ser utilizado no tratamento de diversas doenças que ajudam a reduzir a dor articular, é também anticoagulante e antioxidante.
Guaraná
  • O guaraná tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, possui a cafeína, que reduz a sensibilidade à dor, a fruta do guaraná também possui compostos fenólicos, que tem ação antioxidante.
  • A semente e o pó de guaraná têm a mesma ação, mas o refrigerante produzido a base dessa fruta não apresenta tais benefícios.
Melancia
  • A antocianina existente nas frutas vermelhas como melancia, cereja, morango, romã e goiaba, também o licopeno do tomate e melancia possuem substâncias fitoquímicas com propriedade anti-inflamatória.
  • A melancia, por possuir um pH alcalino, combate a acidez do suco gástrico, atuando de forma benéfica sobre dores de estômago e gastrite.
Salmão
  • Peixes de água fria, como salmão, atum, sardinha, cavala e anchova são ricos em ômega 3, que ajuda a evitar inflamações que provocam dores. O ômega 3 não é produzido pelo organismo e é uma “gordura boa” que equilibra os eicosanoides, hormônios que provocam inflamações. O ômega 3 também atua na captação de radicais livres, ajudando a reduzir dores musculares.
Os que pioram a dor e processos inflamatórios
  • Frituras, bacon, carnes gordas, manteiga, creme de leite tradicional, leite condensado tradicional, laticínios gordos, gorduras saturadas e gorduras trans (que são formadas por um processo de hidrogenação), refrigerantes, sucos industrializados e alimentos processados, podem agravar inflamações e aumentar dores e inchaços.
  • Os bolos, bolachas e biscoitos feitos com gordura vegetal hidrogenada ou parcialmente hidrogenada, que muitas vezes têm elevados teores de gorduras trans.

A Alimentação Saudável Auxilia no Alívio das Dores

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12 COMENTÁRIOS

  1. Oi Vânia:)

    Que boas dicas! Por vezes comemos os alimentos sem saber que nos fazem bem a certos males. Vou ficar mais atenta e consumir aquilo que realmente faz bem:)

    Beijinhos

  2. Olá Vânia,
    Sou novata em sua fanpage e site, mas quero que saiba que estou adorando. Suas receitas são maravilhosas e já fiz algumas. Esse tipo de post é muito interessante, pois nos “alimenta” também de conhecimentos. Parabéns por sua iniciativa!!!

  3. Amo as receitas e acredito que uma alimentação saudável nos ajuda a viver melhor. Muito grata. Parabéns pela sua fanpage.

  4. Nao entendi um negocio… eu nao sabia que “Nozes, castanhas, amêndoas, pecãs, avelãs” sao frutas secas… achei que fossem castanhas… e que frutas secas fossem frutas, so que desidratadas! nao?

    • Oi Elaine,
      Sim, tem razão por vezes é confuso as nozes, castanhas, amêndoas, pecãs, avelãs, são frutos seco, as ameixas,
      uva passa, banana seca, damasco seco, são frutas secas.
      Abraço,
      Vânia

  5. Minha querida, a matéria é muito boa, parabéns! Só gostaria de saber se a becel é uma gordura vegetal hidrogenada ou não. Muito obrigada.

    • Olá Verusca querida,
      Bom dia! O creme vegetal não é hidrogenado, o creme vegetal é livre de gordura animal, é feito apenas com gorduras vegetais, tem baixo teor de calorias, gordura saturada, zero colesterol. Até onde sabemos é rico em ômega 3 e 6, vitaminas A e E, pode ser consumido sem problemas, pois possui gordura insaturada, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
      Para minimizar as suas dúvidas acesse o link – Quais as Diferenças entre Manteiga, Margarina e Creme Vegetal?
      Beijo,
      Vânia

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