Quem não ama um melzinho?

Para mim, o mel tem sabor de infância. Quem aqui nunca experimentou na sua infância aquele melzinho que vinha em uns pacotinhos de plástico? Até hoje se eu não me engano existe há venda em farmácia! Eu adoro! Mas conhece os benefícios do mel para saúde?

Para que não exista confusão mel é um líquido viscoso e açucarado produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insectos, sendo armazenado em favos em suas colmeias.

Mas o que muitos ainda não sabem são os incontáveis benefícios do mel quando o consumo é regular pode trazer à sua saúde! Afinal, sim, o mel o “néctar dos deuses” é um alimento considerado muito saudável e que deve ser incluído nas dieta!

Conheça os Benefícios do Mel para a sua SaúdeConheça os Benefícios do Mel para Saúde

Conheça os Benefícios do Mel para Saúde

Os benefícios dele vão muito além de ajudar em problemas respiratórios, gripe! Só para adiantar não podemos deixar de falar nas propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce da pele!

Açúcar ou mel? Qual o melhor?
  • Sim, o mel é sem dúvida uma ótima opção do substituto do açúcar refinado, até porque o mel é menos calórico e muito mais nutritivo. Para vocês terem ideia, por cada 100 gramas, o mel tem 309 kcal de substâncias essenciais para o organismo e o açúcar refinado tem 387 kcal vazias, sem nutrientes.
Quais são os nutrientes do mel?
  • Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS o mel tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, como água, glicose, vitaminas do complexo B (B1, B2, B6), vitamina C, Ferro, Cálcio, Sódio, Fósforo e Potássio. Sem contar substâncias altamente benéficas para a saúde, os flavonoides e os ácidos fenólicos. Vale lembrar que os benefícios só acontecem caso você o consuma regularmente.
Quais os benefícios do mel para saúde?
  • O mel fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar, facilita a digestão, e é um excelente anticéptico e antibiótico.
  • Previne o envelhecimento precoce da pele, auxilia a combater a gripe, a asma e outras doenças respiratórias.
  • Para os idosos, o mel é um grande aliado quando o assunto é a falta de memória tome duas colheres de sopa de mel continuamente irá melhorar o sono, a disposição e a memória.
  • É um ótimo carboidrato aliado ao ganho de massa muscular.
  • O mel é muito eficiente contra a tosse, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhora a irritação.
  • Auxilia na prevenção dos riscos de doenças cardiovasculares devido à presença de flavonoides e de ácidos fenólicos.
  • A utilização do mel na alimentação, além de saboroso é um importante aliado para melhorar o desempenho físico de atletas e praticantes de atividade física intensa.
Como utilizar o mel?
  • O mel tem o poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, o mel também pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães, biscoitos, bolos, molhos, cereais, vitaminas, sucos e cafés.
Quanto consumir de mel?
  • A única preocupação é não consumir em excesso, já que é um alimento energético. Não podemos afirmar ao certo a quantidade ideal para todos, varia com o gasto calórico de cada um.
  • Eu diria que entre 2 e 4 colheres diárias de mel é a quantia ideal.
Há contraindicação ou proibição de comer mel?
  • Com tantos benefícios, não se imagina que possa fazer mal, não é? Mas não é bem assim.
  • Os diabéticos, obviamente, devem evitar o alimento. Além disso, o mel não é recomendado também para crianças com menos de um ano de idade. Antes dessa idade, os bebês ainda estão com o aparelho digestivo amadurecendo.
  • A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA recomenda que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel para prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Por esse motivo o consumo também não é indicado para adultos com problemas de saúde relacionados à flora intestinal.

Conheça os Benefícios do Mel para Saúde

Guloso & Saudável

Salvar

26 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Vânia! Tenho vontade de abandonar o açúcar, substituindo – o pelo mel. Porém, já tentei adoçar o leite, por exemplo, com uma colher e não adoçou em nada, só ficou no fundo. Como posso fazer?

    • Oi Ana,
      Normalmente eu utilizo em vitaminas junto com fruta e batido no liquidificador, ou em receitas misturado com outros ingredientes, nunca utilizei com leite, experimente aquecer o leite, o mel tem o dobro de poder de adoçar que o açúcar.
      Abraço,
      Vânia

  2. Bom dia Vania…

    Meu marido tem abelhas e todos os anos é um stress comigo e com ele na hora de colher o mel, porque eu nao gosto das abelhas, porque vivo com medo de levar uma picada delas porque e porque e porque… como ele fala eu so reclamo… Depois de ler o seu post ate me sinto culpada, porque nao sou grande fa de mel ( nem de açucar falando assim, pois bebo café, cha e todo o tipo de sucos naturais sem adicionar o dito)… Mas olhando para todos os beneficios deste nectar… vou deixar de reclamar tanto com o meu marido….

    Excelente como sempre a sua informaçao…

    Ahhhh vou-lhe falar… so como mel, quando ele me dá um pouco de um favo e um consigo chupar o mel de dentro deles… aí sim… como mel mesmo!!!

    Beijocas

    Margarida

  3. Querida Vânia,

    O Mel é um ingrediente que sempre tenho em casa, recorro imenso a ele quando tenho a saúde mais fragilizada e noto que tem muita influência nas melhoras !
    Adorei o artigo, mais uma vez extremamente didáctico ! 🙂

    Um beijinho grande

  4. Uma combinação perfeita: mel e canela em pó. Uso diariamente na minha vitamina de frutas no desjejum. Ótima matéria, obrigado por lembra os benefícios deste ingrediente!

    • Uma combinação perfeita: mel e canela em pó. Uso diariamente na minha vitamina de frutas no desjejum. Ótima matéria, obrigado por lembrar os benefícios deste ingrediente!

  5. Olá!
    Eu gostaria muito de agradecer pelo blog. Muito obrigada. Eu estou mudando meus hábitos alimentares, e o que nos deixa mais inseguros para isso é achar que comer saudável não é gostoso. Com seu blog vejo que as possibilidades são infinitas e muito saborosas.
    Muito obrigada de coração!!
    Abraços!

  6. Olá! Encontrei o blog há pouco tempo… Sou nutricionista e estou adorando as idéias! Muito obrigada!!!
    Gostaria de complementar o posto sobre o mel: A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que crianças com menos de um ano de idade não consumam mel para prevenir a ingestão de esporos da bactéria Clostridium botulinum, bacilo responsável pela transmissão do botulismo intestinal. Por esse motivo o consumo também não é indicado para adultos com problemas de saúde relacionados à flora intestinal.

    • E para atletas ou praticantes de atividade física é recomendado porque possui baixo índice glicêmico, ou seja, libera o açúcar no sangue bem devargazinho. Isso mantém a energia durante o exercício e ainda evita que a massa muscular seja usada como combustível (o que ninguém quer, né!)
      Beijos e parabéns pelo blog!!! Agora não paro mais de acompanhar!

  7. Oi Vânia! Não sabia de tantos benefícios do mel, tampouco da parte que faz mal. Muito interessante! Gostamos bastante de mel aqui em casa e consumimos de vez em quando, para não “açucarar” nosso paladar! rs Beijos, Paula

  8. E para atletas ou praticantes de atividade física é recomendado porque possui baixo índice glicêmico, ou seja, libera o açúcar no sangue bem devargazinho. Isso mantém a energia durante o exercício e ainda evita que a massa muscular seja usada como combustível (o que ninguém quer, né!)
    Beijos e parabéns pelo blog!!! Agora não paro mais de acompanhar!

  9. Olá querida Vânia, já sentia saudades do seu blog sempre com muitas delicias e com matérias interessantes e informativas como essa. Adoro mel, e já conhecia alguns de seus benefícios, bom saber um pouco mais. Muito interessante. Aproveito a oportunidade para deixar meus votos de um Feliz 2014 para você e sua família, com muita saúde, paz e muitas alegrias. Beijinhos e uma ótima semana amiga.

  10. Vânia minha querida,
    além de saudável é irresistível!
    Deus é maravilhoso, só nos proporciona coisas maravilhosas!
    Se o homem soubesse o poder da natureza não existiria tantas doenças.

    Beijos, ótimas semana ♥

  11. Adoroooo mel, de fato eh um alimento super saboroso e saudável, aqui em casa nunca falta e adoro colocar por cima de uma frutinha, fica divinoooooo! Beijinhos doces e uma excelente semana

  12. Hummmmm
    Mel é mesmo tudo de bom..
    Eu também adorava aqueles saquinhos de mel kkk
    Bom né?
    Adoro usar mel para adoçar algumas coisas, como iogurte natural com frutas, ele nas frutas e estou gostando muito..
    Lá em casa sempre tem mel, e quando minhas filhas eram pequenas era sagrado mel todos os dias pela manhã..
    Adorei..
    Aliás estar aqui é sempre aprender mais um pouquinho sobre como se alimentar bem..

    Beijinhos minha linda.. e um dia especial viu?

  13. Oi Vânia!
    Feliz ano novo para você e para a sua familia.
    Gostei muito do post, acho muito importante saber quais os beneficios dos produtos que consumimos.
    Eu gosto muito de mel, com iogurte natural ou mesmo com um pedaço de pão e um bom queijo.
    Beijos

    • Olá Poliana querida,
      A única preocupação é não consumir em excesso, já que é um alimento energético. Não podemos afirmar ao certo a quantidade ideal para todos, varia com o gasto calórico de cada um.
      Eu diria que entre 2 e 4 colheres diárias de mel é a quantidade ideal.
      Abraço,
      Vânia

  14. Estou com uma dúvida sobre a última informação dada no texto: O mel não é recomendado para pessoas com prisão de ventre então?

    • Olá Isa,
      O mel possui ação prebiótica, agindo beneficamente sobre a flora intestinal.
      Mas a ANVISA recomenda como precaução – devido ao bacilo Clostridium botulinum o consumo de mel não é indicado para adultos com problemas de saúde relacionados à flora intestinal.
      Abraço,
      Vânia

Deixe uma resposta