Conheça os motivos para consumir mais abobrinha!

A abobrinha como possui baixa densidade energética, aumenta o volume da dieta sem aumentar calorias. Possui baixo teor calórico e pode substituir massas em diversas receitas, aumentando o teor de vitaminas e fibras. Conheça melhor os Benefícios da Abobrinha ou Courgette para Saúde!

Acredita-se que as abóboras modernas, em geral, tenham surgido de uma versão mais selvagem já existente na América Central há mais de 10 mil anos.

Receita de Canapés de AbobrinhaCanapés de Abobrinha – Saiba os Benefícios da Abobrinha ou Courgette para Saúde!

Após a descoberta e conhecimento dos benefícios da abobrinha ou courgette para saúde não demorou muito para tornar-se ingrediente obrigatório na preparação de variados pratos mediterrâneos, também é muito utilizada na cozinha italiana, francesa, grega, árabe e hoje em todo o mundo.

Saiba os Benefícios da Abobrinha ou Courgette para Saúde

Auxilia na perda de peso
  • Devido ao baixo teor calórico e ser composta por cerca de 95% de água é interessante a utilização em dietas de perda de peso, embora que o teor calórico dependa da forma como é preparada. Se for frita, pode duplicar as calorias porque absorve facilmente o azeite.
Auxilia na digestão
  • Devido à constituição ser rica em mucilagem (especie de fibra), é um ótima auxiliar da digestão.
  • Possui ainda um pequeno efeito laxante e está indicada para pessoas com problemas de estômago, má digestão, gastrite e prisão de ventre.
Reduz os riscos de asma
  • Estudo realizado na Espanha com 460 crianças com idade média de 7 anos, concluiu que o consumo diário de 40 gramas de legumes provenientes de uma infrutescência como o tomate, berinjela ou abobrinha auxilia na redução dos riscos da criança desenvolver asma. Mais estudos científicos, no entanto, são necessários, até que se possa obter uma conclusão definitiva.
É benéfica para o coração
  • Apresenta efeitos benéficos para os rins devido ao seu elevado nível de Potássio e baixo nível de Sódio (sal). É recomendada para pessoas que sofram de alguma patologia cardiovascular ou hipertensão, porque ajuda a normalizar os níveis da tensão arterial.
Variedades de abobrinha mais consumidas no Brasil
  • Abobrinha menina brasileira, que tem o fruto com pescoço, as extremidades mais proeminentes e um verde mais claro.
  • Abobrinha italiana, mais delgada com o fruto alongado sem pescoço de verde mais escuro.
  • Quantos às cores vão do verde bem claro, quase branco, até verde médio com faixas de cor verde mais escuro.
  • Em relação aos sabores e formas de preparação entre elas variam muito pouco, assim como as dicas para adquirir um legume na melhor condição.
Como escolher as abobrinhas?
  • Escolha as firmes, de casca brilhante. Quando menores, são mais delicadas e mais saborosas.
  • As abobrinhas são muito sensíveis e machucam-se muito facilmente, apodrecendo rapidamente nas partes machucadas. Por isto, escolha-as com delicadeza.
Como conservar as abobrinhas?
  • Após higienizada deve ser bem seca para evitar que gotas de água acelerem o apodrecimento.
  • De preferência guarde-as na geladeira, conservam-se por até 15 dias.
  • A abobrinha também pode ser congelada em cubos.
Como preparar a abobrinha?
  • É possível variar bem na forma de apresentação da abobrinha, é deveras versátil a utilização na cozinha.
  • Pode-se preparar de mil formas: crua, cozida, assada, grelhada, refogada, em saladas, sopas, acompanhamento de carne ou peixe
  • Deve ser sempre utilizada com a casca pois possui alto teor de nutrientes e pode ser servida em rodelas, cortadas no comprimento (ideal para ser grelhada), em cubinhos, em tiras, ralada…
  • No entanto, sempre que preparar o legume, observe o ponto de cozimento, é muito mais saborosa quando fica “all dente”.
  • Pode substituir a massa de uma lasanha por fatias de abobrinha. Cozinhe-as rapidamente em água fervente e intercale as fatias com queijo, molho de tomate e carne moída a lasanha terá uma redução considerável de calorias.
  • A abobrinha também dá deliciosos bolos, biscoitos e pães. Experimente.
  • Se encontrar abobrinhas com flor, não as tire. As flores são muito apreciadas em preparações tipicamente italianas: empanadas, formam um aperitivo delicioso, ou recheando as maiores e mais frescas com carne, arroz.
Receitas já postadas com abobrinha

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Guloso & Saudável

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9 COMENTÁRIOS

  1. Oi Vânia:)

    Bom ano de 2014 para ti e para os teus!

    Normalmente só como abobrinha nas sopas mas depois do seu post vou tentar incrementar noutras receitas.
    Já levo algumas ideias:)

    Beijinhos

  2. Bommmmm dia Vania

    Amiga aqui por casa a abobrinha é quase uma constante principalmente no verao quando elas abundam la na quinta… mas agora depois de ler o seu post quase tenho a certeza que vai ser uma presença assidua na minha dieta!

    Sempre posts com informaçao atual e importante

    Beijocas

    Margarida

  3. Bom dia, Vânia!
    Adoro courgette e sempre que posso incluo-a nas minhas refeições… agora fiquei a saber melhor as vantagens em fazê-lo… obrigada!
    beijinhos e boa semana!
    Paula

  4. Querida Vânia,
    eu amo abobrinha e sabendo desses benefícios vou amar e aderir ainda mais!
    Belas e preciosas informações!

    Beijos, fique com Deus ♥

  5. Vânia querida,

    Adoro !
    Simplesmente adoro essas “meninas” vestidas de verde que enriquecem cozinhados !
    Adorei a sua publicação, como sempre traz-nos “Saber” ! 🙂

    Beijinhos grandes

  6. Vânia.
    Ainda não fiz suas receitas porque só descobri hoje,
    mais adorei e vou fazer só pelo cardápio já vi que e muito bom, obrigado pelas receitas bjs.
    Odaira.

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