Já mostramos aqui no blog que podemos apreciar muito mais do que só a água de coco. Outro dia postamos aqui o Leite de Coco Caseiro. E hoje trazemos uma nova forma de apreciar essa delícia: a Farinha de Coco Caseira.

Um dos pontos altos dela é que é riquíssima nutricionalmente: possui uma quantidade elevada de fibras, é isenta de glúten, auxilia na saciedade, reduz o esvaziamento gástrico. E o melhor: você pode utilizá-la para substituir a farinha de trigo em receitas de pães e bolos, também pode adicionar a molhos de salada e granola.

A farinha de coco caseira ainda tem uma grande vantagem: custa caríssimo no mercado mas é muito simples preparar. Prepare a primeira vez e nunca mais comprará farinha de coco. 😉

Receita de Farinha de Coco Caseira

Farinha de Coco Caseira

Categorias: Liquidificador
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 85 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 45 gramas (3 colheres de sopa)

Ingredientes

  • 200 gramas: Bagaço de coco.

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 100°C.
  2. Eu utilizei o bagaço do coco da preparação do Leite de Coco Caseiro.
  3. Forre uma assadeira com papel vegetal ou papel manteiga e distribua o bagaço de coco.
  4. Leve a assadeira ao forno com o bagaço de coco por 80 minutos, vá mexendo a cada 20 minutos. Desligue o fogo e mantenha a farinha dentro até esfriar.
  5. Passe no processador ou liquidificador.
  6. Rendeu aproximadamente 100 gramas de farinha de coco. A farinha de coco caseira guardada em potes higienizados e fechado tem uma duração média de 7 dias na geladeira e 60 dias no freezer.
  7. Utilize a Farinha de Coco Caseira em receitas de pães, bolos, biscoitos em substituição 1 xícara de farinha de trigo utilize 1/3 de xícara de farinha de coco, eles ficarão muito mais macios.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 0 g Cálcio: 27 mg
Calorias: 202 kcal Carboidratos: 26 g
Colesterol: 0 mg Ferro: 3,4 mg
Fibras totais: 15,1 g Fósforo: 211 mg
Gorduras: 7,4 g Gorduras monoinsaturadas: 1 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,3 g Gorduras saturadas: 6 g
Magnésio: 92 mg Niacina: 0,6 mg
Potássio: 554 mg Proteína: 8 g
Sódio: 37 mg Vitamina B: 0,3 mg
Vitamina C: 1,5 mg Zinco: 2,1 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

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42 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia!
    Que ideia maravilhosa de usar o bagaço do coco!
    Além de fazer o leite de coco, podemos reaproveitar
    p/ fazer a farinha de coco, vivendo e aprendendo.
    Valeu amiga, amei!
    A farinha de coco é super cara, agora com essa receita
    não vou comprar mais!

    Beijos, bom fds junto a sua família ♥

  2. Querida Vânia, sempre que venho aqui levo comigo mais conhecimento e eu adoro isso!! Que maravilha essa receita, aproveitando tudo mesmo e isso é muito bom, além de ser caseira é saudável e ainda acrescenta mais sabor aos pratos!! Parabéns, essa já levo comigo, adorei!!

    Beijocas e um fim de semana maravilhoso!!

  3. Oi Vânia, mais uma ótima receita para aproveitar o coco fresco, vou experimentar esta e a do leite de coco que gostei muito também!
    Um ótimo fds!
    Bjs

  4. Olha só que fácil essa receita Vânia, vivendo e aprendendo (agora lembrei da Silene kkk) de fato a farinha de coco é super cara, e dá um sabor tão bom aos bolos e pães. Ainda bem que existe seu blog e vc Vânia, por isso que adoro esse cantinho. Vou levar a receita. Obrigada por compartilhar conosco. Beijinhos, ótimo final de semana

  5. Super, super interessante Vânia!!
    Nunca pensei que assim se obteria a farinha de côco caseira, mas contigo, é sempre a aprender. Obrigada!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

  6. Que boa sugestão, Vânia! Nunca pensei fazer mas parece uma boa ideia!
    Beijinhos e bom fim de semana!

  7. Olá, para obter o bagaço do coco, deve fazer da forma explicitada na outra receita? Estou perguntando porque quase não utilizo leite de coco em minha casa, usaria mais a farinha mesmo. Gostaria de fazer colocando toda a polpa do coco, sem espremê-lo, seria possível?

    • Bom dia Emanuele,
      Sim, pode utilizar o polpa integral. Caso não utilize o leite de coco caseiro, terá de ralá-lo, também pode comprar o coco ralado fresco em feiras ou triturar o coco em um processador.
      Abraço,
      Vânia

  8. Oi, Vania.
    Esperava mesmo esse post! Hoje fiz o leite de coco e o ja ja irei para a cozinha terminar a farinha. Uma duvida – para substituir a farinha de trigo voce mencinou usar 1/3 de farinha de coco. Sera necessario usar 2/3 de f. de trigo para completar ou somente 1/3 da farinha de coco substitui completamente 1 xicara de f. de trigo na receita? Abs!

    • Olá Fernanda,
      É uma substituição, então não tem de colocar a farinha de trigo, mas há outros pontos a recordar:
      1. a farinha de coco necessita de um pouco mais de liquido pois tem mais fibras.
      2. necessita de menos açúcar, ela possui açúcares naturais.
      Boa receita, abraço,
      Vânia

  9. Querida Vânia,

    Mais uma receita que aprendo consigo com todo o gosto, não pensei de se preparar desssa forma, de facto uma excelente dica para se passar a fazer em casa ! 🙂

    Beijinhos

  10. Olá,
    Será que posso ir congelando o bagaço e juntando uma boa quantidade para fazer a farinha?
    Grata por tudo!
    Abraço
    Yva

  11. Posso secar na frigideira? Ela ficaria torrada e mais escura, né? No forno fica branquinha como na foto ou escurece?

  12. Olá Vânia, adorei a dica. Uma vez fui ver o preço da farinha de coco e tomei o maior susto, é caríssimo. Valeu pela dica, agora vou finalmente fazer a minha própria farinha.

  13. Oi Vania. Se utilizar o coco de mercado já pronto, preciso secar no forno ou posso fazer a farinha sem o processo da secagem.

    • Olá Juliane,
      Apanhei no coqueiro um coco seco de preferência sem casca, abri-o, ralei a polpa do coco, seguindo a receita preparei o leite de coco caseiro e em seguida utilizei o bagaço do coco para preparar a farinha de coco caseira.
      Abraço,
      Vânia

  14. Olá, Vânia.
    Gostaria de saber qual é o tamanho da porção considerada no cálculo da informação nutricional. É para 100g?
    Obrigada pela receita! É uma ótima forma de aproveitar o côco…

    • Olá Mariana,
      Sim, aproveitamos o coco e de forma mais econômica… Na tabela acima de ingredientes menciona sempre o tamanho da Porção, neste caso é 45 gramas (3 colheres de sopa).
      Abraço e boa receita,
      Vânia

      • Muito obrigada! Não havia atentado para o tamanho da porção no início da receita.
        Parabéns pelo blog! Muito informativo e sem terrorismo nutricional. =)

  15. Bem…. tenho 45 Anos.
    Qdo crianca na roça com 7 10 anos eu ja fazia leite de coco e farinha de coco, qual chamava de coco ralado.

    Nem passava pela cabeça a atual realidafr.

  16. Olá Vânia!
    Adoro o blog, é consulta certa para receitas gostosas, práticas e saudáveis! Obrigada por compartilhar! Olha com relação a farinha de coco, qual é a sua durabilidade, como devemos conservá-la e por quanto tempo?
    Obriga mais uma vez!
    Ângela Maria

  17. Bom dia , muito obrigada pelas dicas, estava precisando aprender, rrs aqui em casa eu bebo a agua e muitos cocos vaõ para o lixo, ou para meus vizinhos , tenho muitos pés de coco e fico sem saber o que fazer. Não sabia …. agora vou preparar farinha de coco, leite de coco e óleos.
    Obrigada por compartilhar. Bjs

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