Já deixou de preparar uma receita por imaginar que algum ingrediente tinha alto teor de agrotóxico?

A ABRASCO (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) produziu um dossiê sobre a utilização de agrotóxicos, que apontou que na safra de 2011 no Brasil foram utilizados cerca de 853 milhões de litros de agrotóxicos pulverizados nas lavouras. Saiba Como Higienizar Verduras, Legumes e Frutas continuando a ler o artigo!

Os agrotóxicos são principalmente de herbicidas, fungicidas e inseticidas, representando média de uso de 12 litros por hectare, a exposição média ambiental ou ocupacional ou alimentar de 4,5 litros de agrotóxicos por habitante ano.

Saiba Como Higienizar as Verduras, Legumes e FrutasComo Higienizar Verduras, Legumes e Frutas

As noticias são por vezes assustadoras, não é mesmo? Mas, atualmente temos algumas boas notícias: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um grupo de trabalho, já oficializado através de publicação no Diário Oficial da União na última quinta-feira (31 outubro), para rastrear a distribuição de frutas, legumes e verduras in natura em todo o país. Aprenda a seguir como higienizar verduras, legumes e frutas.

Saiba Como Higienizar Verduras, Legumes e Frutas

  • No entanto, na última semana a Anvisa divulgou também dados que mostram que 29% dos alimentos pesquisados em 2012 tinham irregularidades no uso de agrotóxicos.
  • Enquanto essa rastreabilidade não é implantada há como nós minimizarmos os nefastos problemas com os agrotóxicos. Como sabemos, os agrotóxicos são defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, desinfetantes, biocidas, agroquímicos ou produtos fitofarmacêuticos utilizadas para combater pragas ou para melhorar a produção agrícola. Infelizmente, o uso inadequado destas substâncias trazem inúmeros riscos à saúde, como intoxicações, doenças neurológicas, câncer e até levar à morte.
Mas como minimizar os agrotóxicos nas verduras,  nos legumes e nas frutas?
Existem três processos básicos de cultivar as verduras, legumes e frutas que são:
  • Agricultura convencional possui em regra geral elevados resíduos de agrotóxicos, devido ao uso inadequado. Os procedimentos de lavagem, retirada de cascas e folhas externas de verdura podem contribuir para a redução de resíduos de agrotóxicos na superfície dos alimentos, mas não eliminam os sistêmicos que circulam na planta.
  • Agricultura hidropônica é garantia de produtos com beleza em qualquer situação climatérica. A planta pode estar a receber agrotóxicos e ter eventualmente excesso de nutrientes ou impurezas.
  • Agricultura orgânica não fazem uso de produtos químicos sintéticos, tais como certos fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, tem um pouco mais de nutrientes e melhor sabor.
  • Horta caseira, pode plantar em seu jardim ou quintal e terá a garantia de comer um alimento com qualidade, livre de agrotóxicos e a certeza de ter higiene adequada. Você pode escolher os alimentos que mais agradam à sua família, além de ser uma agradável recreação e economizará algum dinheiro.
Processo de higienização de frutas, legumes e verduras
Remoção de resíduos e parte de agrotóxicos
  • A primeira etapa consiste em retirar os resíduos visíveis, devemos selecionar os vegetais, escolher as folhas, folha por folha, retirando as estragadas, também retirar as folhas externas de vegetais (ex. repolho, alface, acelga) com intuito de reduzir a carga de agrotóxicos.
  • Em seguida lavamos em água corrente com uma escovinha de cerdas macias as folhas ou peças uma por uma, retiramos assim outra parte de resíduos e eventuais agrotóxicos solúveis em água.
Lavagem com bicarbonato de Sódio para minimização de agrotóxicos
  • Segundo declaração de técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o bicarbonato elimina de 80% a 90% de agrotóxico de verduras.
  • Coloque todos os vegetais dentro de uma solução com a concentração de 1 colher de sopa de bicarbonato de Sódio para cada litro de água, deixe por 25 minutos. Esse é o tempo suficiente para minimizar a presença dos agrotóxicos.
  • Enxágue os vegetais em água corrente.
Lavagem com hipoclorito de Sódio para eliminar agentes microbianos
  • Os vegetais devem ser imersos em uma solução com a concentração de 1 colher de sopa de água sanitária (hipoclorito de Sódio) para cada 1 litro de água potável, durante 15 minutos. Após feito isso, lave-as com água corrente. O cloro mata a maioria das larvas e bactérias, sendo uma opção das mais segura e econômicas (existem outras soluções de Cloro específicas para esse fim).
  • Enxágue os vegetais em água corrente. Seque-os e conserve na geladeira nas embalagens e locais adequados.
  • Segundo recomendação do Ministério da Saúde frutas, verduras e hortaliças cruas devem ser higienizadas ficando de molho em soluções à base de Cloro.
  • Há algumas águas sanitárias, que dizem na embalagem que não devem ser usadas na higienização de alimentos. Segundo a Anvisa, são produtos de empresas que preferiram não passar pelos testes de eficácia contra micróbios, eles indicam que não devem ser utilizadas pois tem baixa concentração de Cloro.
  • A diferença entre os desinfetantes para hortifrutícolas à base de hipoclorito e a água sanitária é o preço: a água sanitária é bem mais barata. Segundo a Anvisa, a fórmula é praticamente a mesma e a eficácia também.

Saiba Como Higienizar Verduras, Legumes e Frutas

Guloso & Saudável

Salvar

32 COMENTÁRIOS

  1. Excelente post Vânia, sempre muito bom lembrar da importância de se higienizar os alimentos que consumimos e principalmente como fazer isso !! Você sempre explicando de maneira perfeita!!

    Beijinhos

  2. Bom dia querida Vânia!
    Eu uso o bicarbonato de sódio e outras dicas que vc citou, me preocupo muito com a higienização das verduras, legumes e frutas, além dos agrotóxicos tem os vermes tbm, rsrs.
    Parabéns por mais essa bela postagem!
    Bjs

  3. Oi Vânia, ótima postagem, é preocupante hoje a questão dos agrotóxicos nos alimentos, gostei das dicas, eu uso a água sanitária para lavar as verduras em geral.
    Bjs

  4. Vânia querida essa postagem é muito importante, seu costumava só lavar folhinhas por folhinhas e depois deixar na agua com agua sanitária, mas deixá-los no bicarbonato e que ele elimina de 80% a 90% de agrotóxico de verduras, eu não sabia. Adorei saber muito bom, seus posts sempre nos auxiliam muito. Obrigada. Beijinhos, ótimo feriado e final de semana

    • Oi Carol,
      Sobre o uso do vinagre não encontramos comprovação cientifica e também existe muito pouca informação, para eliminar agentes microbianos das verduras, legumes e frutas o hipoclorito de Sódio é o mais seguro entre os métodos econômicos.
      Abraço,
      Vânia

  5. Boa tarde, adorei o post. Tenho uma dúvida sobre o uso do bicarbonato, seria para ser usado junto com o hipoclorito ou antes fazendo assim 2 tipos de lavagens? Muito grata, o site é ótimo e já estou divulgando!

    • Oi Verusca,
      Boa tarde, obrigada pelo elogio.
      São duas lavagens independentes, primeiro a lavagem com bicarbonato de Sódio para minimização de agrotóxicos e após terminar esta é a lavagem com hipoclorito de Sódio para eliminar agentes microbianos.
      Abraço,
      Vânia

  6. Boa noite Vânia! Como sempre, postagem impecável: texto utílissimo para o nosso dia-a-dia. Tenho lido muito sobre o perigo dos alimentos industrializados e agrotóxicos. Aos pouquinhos estou fazendo substituições aqui em casa. Sinto efeito no meu ânimo, que está bem melhor. Utilizo muito, muito mesmo o hipoclorito de Sódio; mas não havia ouvido falar sobre o bicarbonato de sódio. Gostei demais do aprendizado! Obrigada! Beijos, Paula

  7. Amiga que saudade…
    Saudade imensa desse cantinho super lindo… e dessas informações maravilhosas que você sempre nos trás…
    Hummm estava namorando a torta de batata doce.
    Vou lá agora mesmo conferir.. rsrs

    Um beijo minha linda.. e uma noite mais que especial viu?

  8. Querida Vânia,

    Sempre que você falava em higienizar os alimentos, nas suas publicações, eu ficava aqui a pensar que significava lavá-los, somente !
    Hoje já aprendi que não, obrigada pela dica ! 🙂

    Beijinhos

    • Olá Priscila,
      Lamento mas não concordo, pois entendo que consumir Cloro nessa concentração também não é saudável, assim contínuo a acreditar que após desinfetar com hipoclorito de Sódio devemos passar as frutas, verduras ou legumes por água potável.
      Abraço,
      Vânia

  9. Ola, boa tarde. muito importante a divulgacao. Eu ja faco uso do bicarbonato nao so para higienizacao de frutas e verduras. Esse produto e multiuso.
    Faco tambem higienizacao com tintura de iodo: 4 gotas pra um litro de agua. Tambem e’ muito bom para eliminar um pouco do agrotoxico. Mas e’ importante que as verduras, legumes e frutas estejam a uma temperatura mais baixa que da agua, (colocar na geladeira por 2 horas antes de higienizar). Isso porque se resfriamos antes o bicarbonato ou o iodo retirarao o agrotoxico, do contrario ira’ fazer com que penetre mais.
    De qualquer maneira, o trabalho de divulgacao e’ muito importante.
    Parabens

    • Olá Liz,
      Também conheço esse estudo acerca da utilização do Iodo, embora não haja comprovação cientifica, penso que devemos utilizar a metodologia que acreditamos, embora que eu não entenda qual a vantagem em primeiro contaminar a geladeira com os ingredientes não higienizados para depois higienizar e conservá-los dentro da geladeira…
      Obrigado por seu comentário é muito importante para nós,
      Abraço, boa e proveitosa semana,
      Guloso & Saudável

  10. aprendi, há +de 15 anos, com uma tia(que por sua vez aprendeu no Senac da cidade dela), a lavar tudo com a esponja, usando o lado amarelo, com detergente, inclusive verduras e até mesmo as uvas. em seguida, após enxaguá-las, deixo imersas em bacia, com 2l de água para algumas gotas de hipoclorito. só as retiro e enxugo em cima de um pano de prato e as conservo em local fresco, seco e arejado

    • Olá Juliana,
      São medidas benéficas as que pratica, mas se seguir o que recomendamos no artigo irá aperfeiçoá-las e aumentar a segurança das frutas, legumes e verduras que consome.
      Abraço,
      Vânia

  11. Suas dicas sobre higienização são ótimas e deveriam ser divulgadas por órgãos competentes para a população em geral!parabéns pela iniciativa.

  12. Olá Vânia, muito legal seu post… não sabia do uso do bicarbonato de sódio para a eliminação dos agrotóxicos.
    Então, o hipoclorito auxilia na eliminação de bactérias e o bicarbonato auxilia na eliminação de agrotóxicos.
    Agora, como sempre penso no binômio saúde/praticidade, porque não posso utilizar, de uma vez só, o bicarbonato e o hipoclorito para a imersão dos alimentos? imagino que terá um efeito muito bom (talvez não o mesmo efeito de se fazer duas lavagens diferentes) na eliminação de agrotóxicos e bactérias.
    Abraço

    • Olá Renato,
      Que legal que o artigo está sendo útil.
      Devemos de fazer a higienização por etapas, pois o pH do bicarbonato de Sódio é alcalino e associando ao hipoclorito de Sódio vai torná-lo menos eficiente, ele é mais eficaz em pH mais ácido.
      Abraço,
      Vânia

  13. Ouvi um médico dizendo para usarmos iodo 2 porcento ,5ml por litro de agua, ,tampar a vasilha, vc já ouviu falar.

    • Olá Maria Regina,
      Bom dia! Sim, está igualmente comprovada a eficiência da higienização, a vantagem da água sanitária é que existe normalmente em todas as casas e é um processo utilizado em inúmeros países do mundo.
      Abraço,
      Vânia

  14. A última resposta me deixou com uma dúvida. Até então eu tinha entendido que o hipoclorito de sódio (água sanitária) era bom para remoção de larvas e que iodo e bicarbonato de sódio eram indicados para a remoção de agrotóxicos. É isso?

    • Olá Douglas,
      O Cloro (hipoclorito de Sódio) e o Iodo (tintura de Iodo) são não metais pertencentes à família dos halogênios, têm eficiência equivalente para a remoção parcial de agrotóxicos, desconheço a alta eficiência do bicarbonato de Sódio.
      Abraço,
      Vânia

      • Ué…mas isso etá no artigo. “Lavagem com bicarbonato de Sódio para minimização de agrotóxicos

        Segundo declaração de técnicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o bicarbonato elimina de 80% a 90% de agrotóxico de verduras.
        Coloque todos os vegetais dentro de uma solução com a concentração de 1 colher de sopa de bicarbonato de Sódio para cada litro de água, deixe por 25 minutos. Esse é o tempo suficiente para minimizar a presença dos agrotóxicos.
        Enxágue os vegetais em água corrente.”

        • Olá Douglas,
          Existem muitos adeptos dessa técnica do bicarbonato de Sódio, (repare que inicio o paragrafo com “segundo“).
          Nós preferimos o convencional, o Cloro (embora existam outras técnicas não mencionadas e comprovadamente mais eficientes), também seguindo a recomendação do Ministério da Saúde frutas, verduras e hortaliças cruas devem ser higienizadas ficando de molho em soluções à base de Cloro”.
          Abraço,
          Vânia

  15. Olá.. é preciso fazer os dois processos? Em caso afirmativo podem ser feitos concomitantemente, ou devo lavar com bicarbonato e depois a água sanitária, por favor?

Deixe uma resposta