Como controlar o desconforto do enjoo ao viajar?

Ao longo de minha vida, conheci diversas pessoas que por mais que tentassem não conseguiam controlar o enjoo seja em viagens longas ou curtas, em ônibus, metrôs, carros, barcos ou aviões. Independente do tempo ou do meio de locomoção, o enjoo vinha sempre acabando pelo simples fato de sair de casa transformar em uma atividade extremamente desconfortante.

O que muitos não sabem é que esse desconforto tem um nome: cinetose. Essa é uma alteração do sistema de equilíbrio do organismo provocada por uma movimentação não habitual do corpo quando se anda em qualquer meio de transporte e que se caracteriza pela sensação de enjoo, náusea e intenso desconforto seguida ou não de vômitos.

Alimentos que Auxiliam no Controle do Enjoo ao Viajar

O que muita gente também não sabe é que existem determinados alimentos que evitam ou ao menos aliviam as crises transformando esse momento em um ato comum, como deveria ser.

 Veja a seguir quais são algumas das sugestões.

Alimentos que Auxiliam no Controle do Enjoo ao Viajar

Água
  1. É indiscutível a importância da água em todos os sentidos. Nesse caso, não seria diferente. O aconselhável é ingerir pequenos goles de água ao longo do dia. O motivo seria que auxilia na hidratação, evitando sintomas como as dores de cabeça que costumam acompanhar o enjoo. Se preferir, misture uma rodela de limão na água.
Água de coco
  1. Assim como a água natural garante a hidratação do nosso corpo, a água de coco também. Mas essa tem um ponto positivo a mais: além de hidratar, ela é extremamente nutritiva. É o chamado soro natural.
Banana
  1. Só lembrar da ideia de quando você está com tontura deve consumir açúcar por exemplo, não é mesmo? Pois bem, alimentos doces em geral de fato minimizam os efeitos da tontura. A banana é um deles. Só que os benefícios dela não param por aí. Além disso, ela é benéfica para quem sofre enjoos devido a deficiência de Potássio. A deficiência de Potássio pode causar fadiga, fraqueza, cãibras, paralisia intestinal e pode gerar desconforto abdominal.
Biscoito água e sal
  1. O amido, presente no biscoito água e sal, ajuda a absorver ácidos estomacais e acabar com a sensação de enjoo. Ele também está presente em pães e torradas, mas, neste caso, prefira as versões integrais, que ainda contêm fibras.
Gengibre
  1. Recentes pesquisas comprovam a utilidade do gengibre para evitar náuseas. Ele pode ser consumido em cápsulas, em chá ou mesmo em biscoitos. Mas limite o consumo, pois o exagero pode resultar em um efeito contrário ao desejado.
Maçã
  1. Os alimentos ricos em fibras incluindo a maçã, auxiliam a remover do organismo substâncias químicas que favorecem a náusea.
Oleaginosas
  1. As nozes, ainda são ótimas fontes de proteínas, cujo consumo é recomendado para evitar náuseas. Mas cuidado com o consumo, pois tem alto teor calórico. Recomenda-se por dia 5 unidades de nozes, ou 3 unidades de castanhas e ou 4 unidades de avelãs.

O que deve evitar antes e durante a viagem

  1. Antes e durante a viagem, coma pouco, alimentação leve, sem muitos temperos. Evite bebidas alcoólicas.
  2. A partir do dia anterior à viagem, evite bebidas gaseificadas, comidas ricas em gordura e que fermentam, pois isso vai piorar a sensação de inchaço na barriga.
  3. Recomendamos um desjejum leve por exemplo com água de coco, suco de maracujá, caju ou goiaba com pouco açúcar. Pode acompanhar com biscoitos de água e sal, torradas e geleia.
  4. Não é recomendável viajar com o estômago vazio.

Em caso de contínuo mal estar ou dúvidas deve consultar um médico.

Alimentos que Auxiliam no Controle do Enjoo ao Viajar

Guloso & Saudável

10 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia!
    Nem em fale em enjoo, o meu filho passa mal demais, sempre que vajamos ele toma Dramin e dorme a viajem inteira, é uma pena que ele não ver as paisagens, desde pequeno que ele passa mal nas viagens, hoje é um rapaz de 20 anos, dias atrás fizemos uma pequena viagem ele saiu do carro desesperado, agora vou seguir suas dica, ele não vai passar mal e vai ser as paisagens, hehehe!

    Beijos, feliz semana ♥

  2. Bom dia querida Vânia!
    Nem em fale em enjoo, o meu filho passa mal demais, sempre que viajamos ele toma Dramin e dorme a viajem inteira, é uma pena que ele não ver as paisagens, desde pequeno que ele passa mal nas viagens, hoje é um rapaz de 20 anos, dias atrás fizemos uma pequena viagem ele saiu do carro desesperado, agora vou seguir suas dica, ele não vai passar mal e vai ser as paisagens, hehehe!

    Beijos, feliz semana ♥

  3. Bom dia vânia,
    enjoo na viajem é um problema, ainda bem que eu não tenho, bom saber sobre os alimentos que controlam o enjoo, eu desconhecia.
    Uma ótima semana,
    bjs

  4. Vânia querida mais um post super informativo, a minha filha as vezes tem esses enjoos, vou passar seu post para ela e ela vai adorar, mesmo por que sempre está viajando a trabalho. Obrigada por compartilhar conosco essas valiosas informações. Beijinhos, ótima semana

  5. Quando eu viajo de ônibus é uma tristeza só, sempre me enjoo, confesso: nem sabendo que esses ingredientes ajudam não tenho coragem de comer, e o medo de chamar o juca? rs
    Beijos

  6. Olá Vânia,

    A mim provoca-me enjoos as viagens de barco e de carro quando vou no banco de trás… é mesmo desagradável e geralmente até tomo um comprimido meia hora antes por causa disso ! 🙁
    Bom saber desses alimentos que ajudam a prevenir este tão grande incómodo !

    Beijinhos

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