Confesso que a Cocada de Maracujá Light ainda não havia saboreado. Conheci por acaso na internet e resolvi fazer a minha versão. Mas olha, não imaginava que esse doce pudesse  ficar tão saboroso! Esta receita é incrível!

Um doce que eu posso dizer que como desde pequenininha até hoje e não enjoo de jeito nenhum é a cocada! Sério mesmo! Quando chegava e via que tinha acabado de sair do fogo a cocada, nossa era uma animação só em casa e uma disputa, todo mundo querendo garantir seu pedaço! rsrs Pois bem, até hoje adoro vez ou outra preparo uma cocadazinha aqui em casa. É um doce tão simples e ao mesmo tempo tão gostoso e especial.

Principalmente para quem já visitou o Nordeste e chegou a ir para aqueles pontos turísticos batidos, aqueles centros de artesões, com certeza chegou a ver a infinidade de variações que se pode preparar de castanhas, de rapaduras, de doces e de cocadas também, mas a melhor cocada é aquela que é feita em casa!

O que mais gosto na cocada de maracujá light é o aroma e a crocância que as sementes de maracujá garantem à receita! Outra ponto forte nesta receita é que apesar de light e de haver tido a modificação do leite condensado tradicional para o caseiro, ela continua do jeitinho que gosto: firme por fora e macia por dentro!

Vale a pena demais experimentar! Afinal, para mim cocada não é só em festa junina! Fica a dica fim de semana! 😀

Receita de Cocada de Maracujá Light

Cocada de Maracujá Light

Categorias: Doces e sobremesas
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 28 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 20 minutos
Grau de dificuldade: Simples
Comida: Brasileira típica
Porção: 24 gramas (2 cocadas)

Ingredientes

Receita de Cocada de Maracujá Light

Modo de preparo

  1. Higienize o coco fresco e o maracujá, parta o coco ao meio, rale, extraia a polpa do maracujá.
  2. Numa panela de preferência antiaderente mistura o coco ralado, a polpa de maracujá (utilizei com sementes), o açúcar e o leite condensado, leve a panela em fogo médio durante 12 minutos, sempre mexendo, ou até começar a desgrudar do fundo da panela.
  3. Esta cocada é diferente da cocada tradicional devido à quantidade de açúcar ser menor.
  4. Retire a cocada do fogo, coloque com o auxilio de uma colher de chá porções em uma superfície lisa, untada com creme vegetal e deixe esfriar.
  5. Renderam aproximadamente 56 pedaços de cocada, em média com 12 gramas cada, pode guardar na geladeira em um recipiente fechado.
  6. Sirva a Cocada de Maracujá Light.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 9,9 g Beta-caroteno: 27,8 μg
Cálcio: 31,5 mg Calorias: 80,5 kcal
Carboidratos: 12,1 g Colesterol: 3 mg
Ferro: 1,2 mg Fibras totais: 1,2 g
Fósforo: 36,4 mg Gorduras: 3,8 g
Gorduras monoinsaturadas: 0,3 g Gorduras poliinsaturadas: 0,1 g
Gorduras saturadas: 3,1 g Magnésio: 6,3 mg
Potássio: 95,4 mg Proteína: 1,1 g
Selênio: 2,3 μg Sódio: 16,4 mg
Vitamina A: 69,3 IU Vitamina C: 1,6 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

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7 COMENTÁRIOS

  1. Vânia querida,
    mais uma receita que aprendo com vc, essa dá pra comer sem culpas, eu adoro cocadas!
    Fiz uma vez cocada de maracujá, a minha ficou amarelinha, essa ficou com uma cor linda e atrativa, sendo ligh ficou perfeita!

    Beijos, bom fds ♥

  2. Sensacional esta cocada Vania!!! Nao havia experimentado de maracujah!!! Otima ideia gente!!!! Hummmmm, mto bommm!!! Bjssss

  3. Que cocada com açucar mascavo sensacional!!!! Ficou uma deliciaaaa!!!! Nao sobrou nadinhaaaa!!!! Hummmm, mto bommm!!!! Bjssss

  4. Olá Vânia,

    Não sou muito apreciadora de maracujá, mas dava-lhe uma oportunidade e provaria de bom grado esta sua cocada que ficou com uma aparência deliciosa ! 🙂
    Ainda para mais, light, portanto só teria a ganhar ! 😉

    Beijnhos

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