Será que pode-se curar a depressão através da alimentação saudável?

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde a OMS o Brasil possui 13 milhões de pessoas sofrendo de depressão. No mundo são 340 milhões de pessoas e cerca de 850 mil suicídios ao ano provocados pela depressão. Saiba mais lendo o texto sobre Alimentos que Ajudam Espantar Tristeza.

Um grupo de pesquisadores de Londres provou que a comida processada e rica em gordura saturada aumenta o risco de depressão em 58%. Já a alimentação saudável os Alimentos que Ajudam Espantar Tristeza, uma dieta rica em vegetais, frutas, peixes… e exercício físico minimizam as chances de se apresentarem os sintomas.

Alimentos que trazem felicidadeAlimentos que Ajudam Espantar Tristeza!

Descubra Alimentos que Ajudam Espantar Tristeza!

Alguns alimentos, acompanhados de exercício físico podem promover a sensação de bem estar devido aos componentes nutricionais, como vitaminas e aminoácidos presentes. Podemos chamá-los de alimentos da felicidade, sobretudo se você os consumir com uma boa frequência e combinando uns com os outros.

Tais alimentos da felicidade podem beneficiar a todos nós, mas principalmente a pessoas que sofrem de depressão ou que estão passando por um momento de tristeza e consumindo os “alimentos antidepressivospodem auxiliar a minimizar ou prevenir que essa tristeza se prolongue muito se transformando em depressão.

Quais são os alimentos que ajudam espantar tristeza, alimentos da felicidade ou antidepressivos?
Aminoácidos: triptofano
  • O triptofano é um aminoácido aromático essencial na produção do neurotransmissor serotonina, que regula o humor. Pesquisadores britânicos descobriram que tomar 1 grama de triptofano 3 vezes ao dia auxilia a melhorar o humor.
  • Onde encontrar: chocolate amargo, grão-de-bico, banana, romã, morango, abacate, mamão, manga, laranja, tâmaras, uvas, amoras, pêssegos, amêndoas, pistaches, avelãs, castanhas, nozes, salmão, pimenta malagueta, feno-grego, gergelim, linhaça e outros.
  • Quanto consumir por dia é necessário consumir entre 250 e 350 miligramas através dos alimentos.
Capsaicina
  • Capsaicina é o principal componente ativo da pimenta.
  • A ingestão de pimenta, (do tipo de cheiro, malagueta ou outra), aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas porque ele estimula a produção de endorfinas, que são comumente conhecidos como “hormônios felizes“.
  • Gengibre pode utilizar-se a raiz fresca que pode ser adicionada aos alimentos ou chás.
  • Quanto consumir por dia alguns pesquisadores recomendam uma dose de 3 gramas como pimenta.
Cúrcuma
  • A cúrcuma é também conhecida por gengibre dourado, açafrão da terra ou açafrão da Índia, estudos científicos concluíram que a cúrcuma é um antidepressivo natural, deve ser utilizado em pessoas com depressão, depressão sazonal ou distúrbios de humor.
  • Quanto consumir por dia pesquisas indicam entre 1 ou 2 colheres de chá.
Ômega 3
  • Estudos clínicos têm mostrado que os ácidos graxos ômega 3 além de proteger o coração contra as doenças cardiovasculares também fortalecem o sistema imunológico e ainda auxiliam no tratamento contra depressão. Pessoas que receberam doses de ômega 3 apresentaram melhora nos sintomas de depressão.
  • Fontes de ômega 3: salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha, truta, óleos de peixe, de canola e sementes de linhaça.
  • Quanto consumir por dia é recomendado 5 gramas. Comece por comer pelo menos duas refeições por semana peixes. Pode acrescentar linhaça moída nas saladas, iogurte ou feijão.
Vitaminas do complexo B
  • Existe uma correlação entre algumas vitaminas do complexo B e a depressão. Pesquisadores da Harvard University descobriram que 15 a 38 % das pessoas com depressão têm deficiência de folato. Embora ninguém saiba ao certo se esta causa depressão, sabemos que a falta de folato pode atrasar o alívio dos sintomas de antidepressivos.
  • Fontes de vitamina B6 encontram-se nas carnes, peixe, ovos, fígado, em quantidades ainda razoáveis, amendoins, batatas, couve lombarda, ervilhas, gérmen de trigo, farelo de trigo, couve de Bruxelas, banana, manga...
  • Fontes de ácido fólico (vitamina B9) encontra-se no fígado, mariscos no vapor, ostras cozidas, arenque, caranguejo, truta cozida, salmão, legumes de folha verde escura (espinafres, brócolos, couves, etc.), nos cereais enriquecidos, frutos secos e leguminosas.
  • Quanto consumir por dia vitamina B6 a dose recomendada é inferior a 100 microgramas; em doses acima de 200 microgramas pode ser tóxica.
  • Quanto consumir por dia vitamina B9 a dose recomendada é inferior a 3 miligramas.

Se ainda tiver dúvidas, procure o seu médico ou profissional da nutrição e não se esqueça de realizar o check-up periódico.

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Guloso & Saudável

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10 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia!
    Realmente uma alimentação saudável e exercícios físicos com certeza cura a depressão e outras doença e evita muitos males.
    Adorei a sua postagem, super esclarecedora, parabéns!

    Bjs ♥

  2. Mais um pouco super interessante.
    Uma coisa que me deixa sempre alegre é o chocolate.
    Quando me sinto em baixo ,como chocolate e a coisa melhora
    bj

  3. Nossa, os números são alarmantes hein? A depressão parece que virou a doença do século mesmo. Minha mãe, logo que descobriu o câncer, entrou em depressão…como foram momentos difíceis….e agora minha tia está passando pela mesma situação. Vou anotar alguns desses alimentos que você mencionou e começar a incluir nas nossas refeições e até sugerir pra ela.
    Beijinhos

  4. E aparece quando menos se espera, as coisas mudam e o ser humano adapta-se as mudanças, mas quando estas são muitas em pouco espaço de tempo muitas vezes já não consegue adaptar-se e entra em rotura, depressão. Este post é muito interessante e tem dicas verdadeira mente úteis, já conhecia a da banana e do chocolate. Eu acredito que na alimentação está a resposta para muitas curas, também acho que o corpo pede o que necessita quando nos pede chocolate.
    Beijinhos.

  5. Boa tarde, Vânia!
    Obrigada por esta partilha muito interessante, para nos tornar um pouco mais felizes! 😉
    Beijinhos

  6. Vânia Querida.
    Que delicia esse post, quantos alimentos podem nos auxiliar na saúde, aliás todo o alimento tem a sua propriedade dirigida a algum beneficio.
    Agora quando ainda nos auxiliam na felicidade só nos resta uma coisa, comer tudo pois além da saúde ainda nos fazem mais felizes.
    Beijinhos e um fim de semana feliz!

  7. Amiga,

    Números de facto alarmantes se pensarmos até que o nº de suicidios aumenta de dia para dia ! 🙁
    Claro que o chocolate teria de contribuir positivamente dentro deste quadro tão negro 🙂
    Obrigada por mais esta tão util publicação, Vânia ! 🙂

    Beijinhos

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