O grão-de-bico produz serotonina, substância que traz sensações agradáveis e bem-estar!!

Praticamente todas as culturas mundiais fazem uso do grão-de-bico para a alimentação. É uma leguminosa também chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha, ervilha-de-bengala ou apenas grão. Saiba mais lendo o artigo o Grão-de-bico é Fonte de Bem-estar Físico e Emocional!

Apesar de pouco consumido no Brasil, o grão-de-bico é muito utilizada como ingrediente de pratos indianos e em outras culinárias no Médio Oriente. Ele apresenta, em média, 20% de sua composição total como proteína pura.

Grão-de-bico é Fonte de Bem-estar Físico e EmocionalGrão-de-bico é Fonte de Bem-estar

Saiba porque o Grão-de-bico é Fonte de Bem-estar Físico e Emocional

Mas essa relutância quanto ao seu consumo deve ser repensada e vamos entender o porquê!
  • O grão-de-bico é perfeito para quem quer diminuir o consumo de carne vermelha pois é uma ótima fonte de proteínas que quando combinado com um cereal integral como macarrão de trigo integral ou arroz integral, entre outros, é aumentada a quantidade e velocidade de absorção da proteína.
  • O grão-de-bico chegou ao Brasil trazido pelos portugueses, hoje é a quinta leguminosa mais cultivada no mundo (só perde para a soja, amendoim, feijões e ervilha), mas a produção no Brasil é pequena e nem atende o consumo interno.
  • Existem poucas receitas de grão-de-bico popularizadas no Brasil, não está entre os grãos mais populares entre os brasileiros e a explicação mais aceitável refere-se ao custo: o grão-de-bico pode chegar a custar até três vezes mais que o feijão!
Quais as variedades de grão-de-bico?
  • Existem três variedades principais de grão-de-bico, quanto à coloração exitem com duas colorações: o branco e o escuro.
  • Grão-de-bico deshi ou desi é de menor tamanho, muito cultivado na Índia, com alto teor de fibras e pode ter cor amarela ou preta.
  • Grão-de-bico  kabul ou kabuli é o grão-de-bico de tamanho médio e coloração clara é o mais utilizado no Ocidente.
  • Grão-de-bico  gulabi é também claro, tem tamanho menor do que o kabul e a textura é lisa.
Grão-de-bico é fonte de bem-estar, benefícios em consumir
  • A famosa revista científica Journal of Archaeological Science, divulgou um trabalho de pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade de Haifa, ambas em Israel, em que exaltam os benefícios do grão-de-bico para o nosso organismo.
  • O grão-de-bico fornece ao organismo alto teor de proteínas equivalente ao de alimentos à base de carne ou de leite, sem os altos teores calóricos e com baixíssimo teor de gordura saturada.
  • Possuí alto teor de fibras (12% da sua composição total), principalmente na casca, que auxilia no melhor funcionamento do intestino. Ainda tem a vantagem de ao ingeri-lo evita-se elevações rápidas dos níveis de açúcar no sangue após uma refeição. Pois proporciona uma queima mais lenta da energia adquirida pelo organismo, diminuindo os picos.
  • Apesar de todos esses benefícios, a característica que mais tem chamado atenção para este grão é seu alto teor de triptofano, que está relacionado à produção da serotonina (substância que nos beneficia com sensações agradáveis e bem-estar). Existente também em alta concentração no cacau, “chocolate amargo”.
  • O grão-de-bico possui o mesmo efeito que o chocolate na produção de serotonina, com a vantagem de estar livre das gorduras e carboidratos presentes no mesmo, o que conferiu ao grão-de-bico o título de “grão da felicidade”.
  • Um estudo publicado no Journal of the American College of Nutrition mostrou que uma dieta feita com o grão-de-bico é capaz de reduzir o colesterol total e o colesterol ruim (LDL). Os pesquisadores acreditam que o resultado esteja associado à presença dos ômegas-3 e 6, que estão relacionados à diminuição do índice de gorduras no sangue e à prevenção cardiopatias, como infartos e AVC.
Como comprar o grão-de-bico?
  • Na altura da compra veja se o grão-de-bico, tem os grãos estão inteiros, com tamanho e cor uniformes, sem manchas ou sinais de umidade. Se já estiver embalado, observe se não há insetos no interior da embalagem.
  • Se for em conserva, a embalagem deve ser intacta, sem sinais de ferrugem e dentro do prazo de validade.
Como consumir grão-de-bico?
  • Antes de lavar os grãos, deve espalhá-los em uma superfície de cor clara para escolher e retirar pequenas pedras que podem estar misturadas ou e grãos deteriorados. Após a escolha, coloque-os em um coador e enxágüe-os com água corrente fresca.
  • Com ghee (manteiga clarificada indiana), constitui uma comida saudável que equilibra os humores. Grão-de-bico germinados (brotos) também são considerados comida saudável.
  • A farinha de grão-de-bico misturada ou não com farinha de trigo, é um alimento saudável e nutritivo, e é usada para fazer pão.
Em que receitas posso utilizar o grão-de-bico?

Grão-de-bico é Fonte de Bem-estar Físico e Emocional

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

11 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Vânia,
    hoje estamos em sintonia com o grão de bico, eu postei uma salada, ótima postagem, nossa… quanto benefício para a nossa saúde, muito bom mesmo, vou tentar faze-lo mais vezes.
    Uma ótima semana,
    bjs

  2. amei as dicas querida vania eu ja uso muito ele ..como ele todos os dias sabe que as mulheres arabes comem ele o mes todo quando querem engravidar né mesmo ? bjus doces

  3. Vocês não mencionaram, mas existe uma receita espanhola
    de sopa de grão de bico com espaguete e pé de porco ,
    minha avó preparava, uma delícia, deve ser consumida no frio, Abração!

  4. Bom dia, Vânia!
    Gosto tanto de grão de bico! E que bom é conhecer melhor todas as suas características nutritivas!
    Beijinhos
    Paula

  5. Vânia querida,

    Outra publicação onde sempre tanto aprendo, adoro grão de bico e sabia do seu importante valor nutricional, mas por aqui aprendi ainda mais, obrigada por partilhar !

    Beijinhos

  6. Outro dia fiz um quibe de grão de bico (com trigo e grão de bico, bem cozido, amassado, sem carne). Estou completamente sem tempo de postar, mas quando vi o post sobre o grão de bico, imaginei que você gostaria da ideia.

    beijos

Deixe uma resposta