Sabia que o orégano é a planta de mais alta atividade antioxidante?

O orégano, orégão, manjerona rasteira ou manjerona silvestre é uma erva aromática em que podem usar-se as folhas frescas, secas, o óleo essencial. É imprescindível  na cozinha do mediterrâneo. Saiba porque O Orégano vai muito Além de uma Boa Pizza lendo o artigo!

A palavra orégano ou orégão origina-se do latim origanum, do grego oreiganon, o nome da planta, formado por oros, “montanha” e ganos, “brilho, ornamento, alegria“. Está certíssimo o orégano dá mais alegria à pizza.

É muito notada a ausência embora passa praticamente despercebido no prato. No entanto, é deveras benéfico para a saúde! Bastante utilizado nas culinária latina e na grega, o orégano ganhou o mundo. O poder aromático realça o sabor dos alimentos, por isso, esse super tempero tem tantos fãs no mundo.

O Orégano vai muito Além de uma Boa PizzaO Orégano vai muito Além de uma Boa Pizza

O Orégano vai muito Além de uma Boa Pizza

Quais são os benefícios ao consumir o orégano?
  1. A comunidade científica reconhece que o orégano tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e anticancerígenas.
  2. O orégano tem propriedades antimicrobianas contra bactérias e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.
  3. O orégano é usado em infusão para tratar problemas como tosse, bronquite e cólicas intestinais, além de ter ações antimicrobióticas.
  4. Na Long Island University, LIU, USA, descobriram que o carvacrol interage com o tumor na próstata. O carvacrol leva ao “suicídio” as células do câncer, programa-as para a morte.
  5. Estudo da Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil, concluiu que o orégano e derivados como extratos, óleo essencial e outros. O estudo mostrou a eficácia no combate ao crescimento e sobrevivência de bactérias, fungos contaminantes de alimentos e de toxinas microbianas.
  6. Orégano é um potente antioxidante segundo o United States Department of Agriculture, USDA, constatou que o orégano, torna o alimento mais saboroso. Mas é também uma fonte abundante de antioxidantes, anti-inflamatório (ácido rosmarínico) e anticancerígenos.
  7. O orégano devido a estudos foi classificado como a planta de mais alta atividade antioxidante. O óleo é usado em aromatizantes de alimentos e perfumes além de possuir efeito inibidor sobre diversas bactérias alimentícias e fungos.
  8. O óleo essencial do orégano tem largo espectro como agente antiviral, antifúngico, antibacteriano e antisséptico. Inúmeros estudos in vitro mostraram que o óleo essencial destrói um vasto leque de bactérias e de fungos.
Como usar o orégano?
  1. Existe no mercado orégano na forma de óleo essencial, folhas de orégano fresco e o mais vulgarizado as folhas de orégano secas.
  2. Orégano tem cheiro de pizza e muitos o utilizam principalmente dessa forma! Mas é versátil, pode dar um sabor especial a massas, saladas, molhos, os caracóis “em Portugal”, carnes, peixes, azeite…
  3. Azeite aromatizado com orégano, ele deve repousar em azeite extravirgem, assim as propriedades são melhores absorvidas pelo organismo.
  4. Vinagre aromatizado com orégano, junte 2 raminhos de orégano fresco, a cerca de 500 ml de vinagre de vinho branco ou maçã e deixe repousar por 15 dias.
  5. O óleo é usado na composição de aromatizantes de alimentos e perfumes além de possuir efeito inibidor sobre diversas bactérias alimentícias e fungo.
Quanto consumir ao dia?

Para se obter vantagens nutricionais do orégano deve consumi-lo nas refeições no mínimo 1 colher de sopa ao longo do dia.

O Orégano Vai Muito Além de uma Boa Pizza

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

16 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Vânia!
    Mais informações preciosas, eu não sabia que o orégano era
    tão benéfico.
    Gosto muito do chá sei que faz bem p/ candidíase, então sempre tomo o chá de orégano para os fungos não entrarem no meu corpo, rsrs.
    Parabéns pela postagem, valeu!

    Bjs

  2. Uso sempre na pizza não pode faltar,é engraçado que vou usar daqui a bocado pois o meu filho sai da escola e vem almoçar.
    Então ele adora esparguete cozido,passado em azeite alho e com oregano.
    Pede muitas vezes para fazer.
    Tenho usado seco mas vou comprar fresco para juntar as minhas ervas aromaticas
    Como sempre um post interessante
    bjs

  3. Vânia gosto muito de orégano. Utilizo quase em todas as receitas, e nem imaginava os benefícios que ele tinha. Mais um post super proveitoso e útil. Obrigada por compartilhar conosco. Beijinhos

  4. Oi Vânia! Não sabia de nenhuma propriedade do orégano a não ser seu (delicioso) sabor peculiar. Que erva mais simpática, né? Além de ser saborosa, durar bastante ainda protege os alimentos de fungos! Postagem muito instrutiva! Beijos, Paula

  5. Vania querida, eu hoje vou variar pois seu blog é maravilhoso e todos sabem!!!!
    Mas hoje quero parabeniza-la pela dedicação que tens a nos passar informações preciosas.
    Aqui usamos muito orégano, em nossas receitas.
    E cada dia aprendemos mais com você, parabéns amiga.
    Beijos Luci

  6. Olá Vânia. Realmente, pizza sem orégano fica até sem graça, rsrs. Quantos benefícios tem o orégano! Ótimo post! Eu até comprei umas sementinhas para plantar só que ainda não tive “inspiração” e acabo utilizando muito orégano seco.

    Abraços. Fabiana.

  7. Querida Vânia,
    Adoro oregãos e tanto secos, como frescos, são uma erva super perfumada e que fica bem em quase tudo!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

  8. Vânia querida, eu gosto muito de orégano e além da pizza costumo usar em massas e saladas também , acho que dá aquele toque final saboroso no prato, mas depois de ler esse texto excelente, certamente vou passar a usar ainda mais !!
    Obrigada minha amiga, por sempre compartilhar informações tão relevantes!!
    Beijão e um ótimo fim de semana!!

  9. Vânia querida,

    Consumo orégãos há muito tempo, desde o tempo em que vivia em casa de Mãe pois ela usava-o em certos pratos. É uma erva que nunca falta em minha casa, adoro o seu aroma, o seu sabor e adorei o artigo a respeito, sempre muito útil !

    Beijinhos

  10. pô mas é quase impossível uma pessoa só consumir 1 colher p/ dia.

    essa quantidade vai em duas pizzas grandes ou em pratos p/ varias porções.

Deixe uma resposta