As Panquecas são uma ótima forma de começar o dia de uma maneira diferente, se alimentando muito bem. Aqui no blog já publicamos a Panqueca de Aveia com Iogurte há pouco tempo e hoje estamos postando a Panqueca de Banana Diet, uma sugestão da nossa leitora amiga, a Cida Mauro. Tal como nos confessou, esta panqueca é deliciosa e muito nutritiva e sacia muito.

Eu fiz algumas modificações na receita enviada. A Cida utilizava adoçante e eu já optei por eliminá-lo já que a banana nanica é bem docinha. Também alterei da receita original a quantidade de ovos que antes era um ovo inteiro por panqueca e eu substitui por claras – (a panqueca ficou um pouco mais baixa) mas consegui a diminuição de colesterol de 211 para 0 mg e a gordura saturada de 1,9 para 0,3 gramas por panqueca. Ao invés de utilizar farinha de aveia, substitui por aveia em flocos finos, sem alteração no resultado.

O resultado foi tão saboroso quanto a original! Agradeço bastante a Cida por compartilhado conosco essa receita tão saborosa! Se tiver mais alguma delícia como essa, manda para gente! E quem ficou curioso para experimentá-la, vá em frente! Vale muito a pena, é uma receita muito fácil e rápida de preparar! Bom final de semana!  Receita de Panqueca de Banana Diet

Panqueca de Banana Diet

Categorias: Sanduíches
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Brasileira
Porção: 150 gramas

Ingredientes

  • 4 unidades: Banana-nanica;
  • 8 colheres de sopa: Aveia em flocos;
  • 2 colheres de chá: Canela em pó;
  • 2 colheres de chá: Fermento em pó;
  • 4 unidades: Clara de ovo.

Receita de Panqueca de Banana Diet

Modo de preparo

  1. Higienize as bananas (400 gramas), descasque-as e amasse-as com um garfo. Reserve.
  2. Bata as claras com um mix ou liquidificador por 1 minuto.
  3. Junte as bananas amassadas às claras batidas, depois a aveia, a canela (é opcional) e o fermento, bata mais 1 minuto.
  4. Aqueça em fogo médio baixo a panquequeira ou frigideira antiaderente, antes pincele creme vegetal, espalhe a massa, deixe por 1 minuto, vire a panqueca com a ajuda de uma espátula e deixe mais 1 minuto (renderam 4 panquecas).

Recheio

  1. Pode rechear como desejar essa massa de panqueca é deliciosa com recheios doces ou salgados. Nestas eu recheei cada panqueca com 2 colheres de chá de geleia de framboesa diet e 3 colheres de chá de ricota fresca, a decoração é a gosto de cada um.
  2. Sirva a Panqueca de Banana Diet no café da manhã ou no lanche.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 15,7 g Alpha-caroteno: 31,3 μg
Beta-caroteno: 32,9 μg Cálcio: 115,4 mg
Calorias: 189 kcal Carboidratos: 40 g
Colesterol: 0 mg Ferro: 1,6 mg
Fibras totais: 5,2 g Fósforo: 233 mg
Gorduras: 1,5 g Gorduras monoinsaturadas: 0,3 g
Gorduras poliinsaturadas: 0,4 g Gorduras saturadas: 0,3 g
Magnésio: 41,6 mg Niacina: 1 mg
Potássio: 815,8 mg Proteína: 6,6 g
Selênio: 11,9 μg Sódio: 53,6 mg
Vitamina A: 83,2 IU Vitamina K: 1,4 μg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

POSTS RELACIONADOS

9 COMENTÁRIOS

  1. Eu faço só uma panqueca só prá mim. Uso só 1 banana,amasso e misturo com o ovo e uma c(café) de pó royal e 2 c(s) de farelo de aveia,.Não uso liquidificador. Como estou fazendo a dieta Dukan estou usando o farelo de aveia . Não faço de enrolar, fica altinha. Polvilho canela com uma colherinha Tal e Qual e fica com gosto de rabanada.
    Vou experimentar só com clara de ovo conforme você sugeriu.
    Bjo Cida

  2. Vânia querida,
    ainda não fiz panquecas com aveia, assim é mais saudável e dar pra comer sem culpas, rsrs.
    A decoração ficou linda, que capricho, parabéns!

    Bjs, fica com Deus ♥

  3. Adoro bananas e tudo que leva bananas Vânia. Essas panquecas além de nutritivas, estão com um aspecto delicioso. Adorei a sugestão de usar somente as claras.

    Beijinhos e uma excelente semana!!

  4. Vânia,

    Não conheço ninguém que não adore panquecas e, é claro, que eu não sou a excepção… adoro e gosto de as comer em especial ao fim de semana, sem pressas…

    Estão maravilhosas estas suas e como grande apreciadora que sou de bananas, essas de facto enchem-me as medidas ! 🙂

    Beijinhos

  5. Então, tentei fazer do jeitinho que vc ensinou! Mas deu errado, apesar de usar frigideira antiaderente, grudou tudo!!! tentei untar com margarina, depois com óleo de côco e só fiz estragar a massa, por fim, para não perder os ingredientes, coloquei em um prato untado no microondas e deixei por 2 minutos… Qual é a dica para não grudar? A massa realmente fica deliciosa, mas como panqueca, não funcionou!

    • Olá Ester,
      Não tem nenhum segredo, faço muitas vezes a receita e sempre dá certo, é só seguir a receita e repare que o fogo é médio baixo, repita a receita e conte-nos.
      Boa receita, abraço,
      Vânia

Deixe uma resposta