Panela velha é que faz comida boa! Será?!

O ditado todos temos conhecimento, assim como a música. Mas será que conhecem todos os tipos de panelas, seus materiais e suas funções, Qual Panela É Ideal Para Cozinhar de Forma Saudável? Sabia que é extremamente importante conhecê-los não só para melhor cozinhar, mas também para sua saúde.

Existem materiais indicados e não indicados para se levar ao fogo, tornando mais complexo saber Qual Panela É Ideal Para Cozinhar determinado alimento. É muito importante a forma de preparar os alimentos e a qualidade da panela em que vai-se utilizar na preparação que pode ser de Alumínio, barro, Ferro, inox, Titânio, vidro...

É imprescindível recordar que muitas delas liberam metais pesados ou podem causar outras contaminações de substâncias químicas que podem ser nocivas à saúde. Continue lendo e conclua Qual Panela É Ideal Para Cozinhar?

Qual Panela É Ideal Para Cozinhar de Forma Saudável?Qual Panela É Ideal Para Cozinhar?

Qual Panela É Ideal Para Cozinhar de Forma Saudável?

Será a de Cobre, vidro, Alumínio ou inox?
Panela antiaderente ou de teflon
  • É revestida por um plástico chamado politetrafluoretileno em que existe a dúvida se é ou não danoso para a nossa saúde. O cozimento com a panela deve ser em fogo baixo.
  • A vantagem de usar esta panela é que ela exige pouco óleo na preparação por ser antiaderente, o que é ideal para a saúde!
  • Não se deve utilizar utensílios que a arranhe (colher, faca, garfo,…), pois libera óxido de cromo hexavalente, que pode lesar o fígado e o pulmão.
  • Na limpeza é necessário cuidado para não danificar o material, portanto é fundamental não utilizar esponjas de aço nem deve tirar a sujeira da panela com objetos de metal. Deve lavar com esponja macia e detergente neutro.
Panela de Alumínio
  • São as mais comuns e baratas. Mas também são as que causam mais polêmica. O Alumínio parece estar relacionado com a incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson.
  • Não se deve cozinhar nesta panela alimentos ácidos (molho de tomate) nem muito básicos (doces) para evitar que o mineral entre na receita. Não deixe o alimento esfriar dentro da panela de Alumínio.
  • Ao higienizar não utilize esponja de aço, pois libera o Alumínio no alimento. Se o alimento estiver grudado no fundo da panela, coloque água e ferva. Deve ser lavada com esponja e detergente neutro.
Panela de barro
  • São ideais para peixes e frutos do mar e alimentos de cozimento lento, mas devem ser muito bem higienizadas e conservadas sempre muito bem secas, já que o material favorece a contaminação por bactérias.
  • Este tipo de panela não deve ser pintada!
  • Deve ser lavada com esponja macia e detergente neutro.
Panela de cerâmica
  • Demoram mais tempo para aquecerem e para esfriarem, pois possuem uma condutividade térmica menor do que o metal. Dizem que estas panelas emitem radiação infravermelha saudável durante o preparo e realçam o sabor do alimento.
    São relativamente mais caras que as outras panelas, mas são mais panelas fáceis de limpar, são antiaderentes e conservam o calor.
  • Atenção devem possuir certificação que comprove que são atóxicas.  Pesquisas realizadas em Israel afirmam que a tinta presente em panelas não certificadas pode conter Chumbo e Cádmio, que se desprendem durante o preparo dos alimentos.
  • Deve ser lavada com esponja macia e detergente neutro.
Panela de Cobre
  • Já não é comercializada pois o Cobre é transferido com muita facilidade para o alimento, provocando intoxicações e pode prejudicar os rins e o cérebro.
Panela esmaltada
  • É uma linda peça de decoração na cozinha, é revestida de uma camada de esmalte colorido. Não é prejudicial à saúde.
  • Tal como a de inox também distribui bem o calor durante o cozimento. É indicada para cozimento e não deve ser utilizada em frituras.
  • Quando tiver algum dano no esmalte deve ser descartada, pois libera metais nocivos à saúde. Deve ser lavada com esponja macia e detergente neutro.
Panela de Ferro
  • É uma ótima escolha para cozimento de feijão, lentilha, arroz, sopas e carnes grelhadas porque mantém o calor constante e a temperatura alta e ainda libera Ferro que é benéfico no tratamento de anemia.
  • Uma das vantagem da panela de ferro é que ela não se deforma com o calor e conserva melhor a temperatura dos alimentos, representando uma boa economia de gás.
  • Para manter a panela sem ferrugem e evitar perigo ao nosso organismo, sempre depois de lavá-la com esponja macia e detergente neutro, seque-a no fogão.
Panela de inox
  • É o material preferido pela maioria dos chefs de cozinha e também uma das principais escolhas das donas de casa. Possui ótima distribuição do calor e não libera substâncias que possam prejudicar a saúde.
  • Apenas o sal pode causar alguma deterioração, prejudicando a conservação do utensílio.
  • Quem tem alergia a Níquel não deve usá-la.
  • Deve ser lavada com esponja macia e detergente neutro.
Panela de pedra-sabão
  • Fazem parte da história da culinária e têm a vantagem de durarem por muitos e muitos anos. Não possuem cheiro, não alteram o sabor dos alimentos e os mantêm quentes por longo tempo. Ela é ideal para caldos, moquecas e ensopados.
  • Só lave a panela de pedra-sabão com água e detergente neutro. Nada de produtos abrasivos nem esponja de aço.
Panela de Titânio
  • São a variedade de panelas mais recente e moderna. O titânio é um metal leve e muito resistente, é uma panela quase eterna, que na teoria é uma panela de excelente qualidade pois não libera resíduos na comida.
  • São ótimas para grelhar, fritar e cozer, dificilmente os alimentos grudam. Quase não exige óleo nos preparos.
  • A única desvantagem é o alto custo que possuem.
  • Deve ser lavada com esponja macia e detergente neutro.
Panela de vidro
  • É muito resistente e durável, é a única panela que não libera nenhuma substância química para o alimento. Mas esta panela não conduz bem o calor para os alimentos e a comida pode queimar mais rápido. O ideal é utilizar para sopas e molhos.
  • Deve ser lavada com esponja macia e detergente neutro.
Onde comprar?
  • Uma maior variedade de panelas pode ser encontradas nas grandes lojas de venda de utensílios domésticos. Também é possível encontrá-las em sites de vendas de produtos para cozinha.
  • Vale a pena fazer uma pesquisa de preços, pois garantirá um bom negócio.

Qual Panela É Ideal Para Cozinhar de Forma Saudável?

Guloso & Saudável

Salvar

Salvar

24 COMENTÁRIOS

  1. Vânia,
    estas informações são sempre importantes. Aqui em casa eu uso panelas de vidro e gosto muito. Elas guardam o calor por mais tempo, e são perfeitas para fazer pratos em molho. Acho muito importante também saber o momento de jogar fora uma panela de teflon, quando ele está arranhado ou descascando.
    Beijos

      • Olá Orleide,
        A Kati Monteiro reside fora do Brasil!
        Uma maior variedade de panelas pode ser encontradas nas grandes lojas de venda de utensílios domésticos. Também é possível encontrá-las em sites de vendas de produtos para cozinha.
        Vale a pena fazer uma pesquisa de preços, pois garantirá um bom negócio.
        Abraço,
        Vânia

  2. Vânia minha amiga.
    Que delicia ler este post tão repleto de informações super úteis. Muito bom para ajudar quem está iniciando uma vida de casada e tem muitas dúvidas, e para as mais velhinhas também pois as vezes nos surge algumas dúvidas também.
    Parabéns, adorei e mandei minha filha ler.
    Beijinhos

  3. Bom dia Vania, seu post é muito instrutivo, tens toda razão ao falar das panelas, temos que saber, e você nos explica com uma facilidade que torna-se fácil de entender, obrigada amiga por sempre estar nos ensinando mais pouco.
    Obrigada Beijos Luci

  4. Eu sempre aprendo com você, mas tenho que ser muito sincera, panela ideal pra mim é aquela fácil de lavar, embora eu ame cozinhar, detesto lavar vasilha rs
    Beijos e ótima semana.

  5. Querida Vânia,
    Qual é a melhor não sei, mas que o material em que é cozinhada a comida, varia e interfere com o seu sabor, disso tenho a certeza.
    Adoro o sabor da comida cozinhada em tachos de barro!
    Beijinhos e boa semana,
    Lia.

  6. Oi Vânia. Muito interessante este seu post. Eu confesso que utilizo só panelas antiaderentes por ser mais fácil de lavar, mas vou dar uma renovada aqui em casa e adquirir de outro material. Agora, fiquei curiosa, e você qual panela você usa? 🙂

    Ah, vou compartilhar lá na Página do meu blog, tudo bem?

    Abraços. Fabiana.

    • Olá Fabiana,
      A maioria das minhas panelas são de inox, tenho uma antiaderente que pouco uso e uma de Alumínio para preparar caranguejos.
      Lógico que pode compartilhar o artigo, muito me alegra que esteja a ser útil.
      Beijo,
      Vânia

  7. lembro de já ter usado quase todas essas na casa da minha mãe (só a de barro que acho que não).

    aqui em casa, optei pelas inox e pelas antiaderentes. Minha mãe costuma fazer a ressalva de não guardar a comida nessas panelas (não sei por que… mas tento lembrar disso quando acabo as refeições aqui)

    beijos e boa quarta!!

  8. Parabéns adorei as dicas , fiquei muito satisfeita.
    Estou montando uma casa em outro estado e precisava rever essas informações.
    Beijo e tudo de bom.

  9. Muito interessante e informativo, mais todas essas não manterão nossos alimentos 100% saudáveis pois esses matérias deixarão resíduos dos seus componentes de fabricação devido ao processo de com ziamento acima dos 100º C que é prejudicial aos alimentos provocando assim os males que foi informado nesse blog.

  10. Fico admirado como você não colocou os produtos cerâmicos, mais precisamente da marca Ceraflame, já que são os únicos com CERTIFICADO atestando sua total atoxidade. Este certificado é emitido pela SGS, o maior laboratório do mundo. Se puder complementar com “panelas de cerâmica” este post, com certeza seu leitor sairá mais bem informado.

    Assino embaixo pois são ótimas. Sou médico e entendo muito bem do que estou falando, inclusive recomendo para meus pacientes que se preocupam com sua alimentação.

    Abraço!

    Bernardo

    • Olá Bernardo Oliveira,
      Obrigado por nos alertar, já incluímos uma atualização no artigo que já estava sendo elaborada…
      Retiramos os links pois nosso sistema de segurança reconhece o link como spam.
      Abraço,
      Vânia

  11. Olá, adorei a reportagem! obrigada
    gostaria de saber sobre panela de pressão… qual usar? aluminio? teflon? inox?
    eu escolheria inox mas não tenho como bancar agora..
    o que vocês indicam?

    • Olá Marília,
      Eu sigo a mesma regra, quanto a segurança primeiro inox, depois teflon e por último Alumínio.
      Existem boas marcas de panelas em Alumínio que seguindo as regras não utilizar a panela para receitas de alimentos muito ácidos ou muito doces, dão-nos uma certa segurança, depois é quando poder “bancar” comprar uma de inox.
      Abraço,
      Vânia

  12. Vania, carece de comprovação cientifica a sua afirmação de que panelas de cobre causam problemas de saude. Lembre-se que este foi um dos 1os. metais utlizados no seu fabrico. Se isto fosse uma verdade, ha muito a humanidade estaria dizimada.

    • Boa tarde Rubens,
      Concordo que as panelas de Cobre são muito bonitas e tem transmissão rápida e homogênea do calor!
      Mas há uma quantidade de Cobre que migra para o alimento, principalmente quando se prepara receitas ácidas e se o ser humano ingere mais que 100 mg de Cobre por dia pode ter irritações do trato intestinal, náuseas e vômitos.
      Se ingestão for contínua de quantidades altas de Cobre pode causar dano renal…, até lesões cerebrais.
      As panelas de Cobre podem ser utilizados se forem revestidas internamente com (PTFE), Titânio ou aço inoxidável.
      Pelos conhecimentos que hoje possuímos e na dúvida, prefiro não utilizar.
      Abraço,
      Vânia

Deixe uma resposta