“Como escolher? Me parecem ser todas iguais!”

No supermercado, estão juntas normalmente na mesma secção – o que pode causar confusão. Além disso, as embalagens costumam ser muito semelhantes – o que faz com que as diferenças passem ainda mais despercebidas. Mas, sim, diferente do que muitos pensam, existem diferenças entre manteiga, margarina e creme vegetal. Cada um dos produtos tem uma quantidade e tipo de gordura diferente. Saiba como escolher a melhor para as suas necessidades lendo o artigo Diferenças entre Manteiga, Margarina e Creme Vegetal!

Para acabar com essas dúvidas de uma vez por todas, apresentamos no artigo de hoje as principais diferenças entre margarina, manteiga e creme vegetal. Assim você saberá fazer a escolha correta na próxima vez que for ao supermercado. Confira abaixo!

Quais as Diferenças entre Manteiga, Margarina e Creme Vegetal?Diferenças entre Manteiga, Margarina e Creme Vegetal

Quais as Diferenças entre Manteiga, Margarina e Creme Vegetal?

Manteiga
  • Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura.
  • Manteiga é um alimento com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e calorias, pelo que é recomendável em doses moderadas para desportistas ou pessoas que tenham um grande consumo energético.
  • Atendendo às condições especiais de saúde, é possível consumir manteiga e ter uma dieta saudável e equilibrada, ela é de fácil digestão apesar do alto conteúdo de gordura
  • Não é recomendado o consumo a pessoas com colesterol elevado (hipercolesterolemia). Tipos de manteiga: existem manteigas com vários teores de gordura láctea também com e sem sal.
 Margarina
  • É um produto gorduroso em emulsão estável com leite ou seus constituintes ou derivados, e por óleo ou gordura vegetal, destinados à alimentação humana (sendo mais indicada para o uso culinário, no preparo de bolos e massas) possui cheiro e sabor característico.
  • Segunda a ANVISA o teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%. Qualquer produto identificado como “margarina” em seu rótulo ou no rótulo de produtos que a contém, contém leite ou algum de seus derivados, obrigatoriamente.
  • Atualmente ainda existem algumas margarinas com gordura trans, mas a maioria delas já não a apresenta mais em sua formulação (verifique no rótulo).
  • Margarina feita à base de óleo de dendê não necessita de hidrogenação, sendo livre de gorduras trans.
 Creme vegetal
  • É preparado unicamente com gorduras vegetais, segundo a ANVISA tem o teor de gordura entre 42 e 68%, muito menor que as manteigas e margarinas.
  • Se você quer ou necessita emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão ou utilizar na cozinha.
Qual é a mais saudável?
Manteiga
  • Já existem versões indicadas para cada utilização, cozinha ou mesa, mas se a escolha é para um ou uma desportista, ou para quem queima muitas calorias e não tem restrições à utilização de manteiga ou leite, pode utilizá-la moderadamente devido aos altos teores de gordura saturada, calorias e possui colesterol.
 Margarina
  • É preparada com base em gordura vegetal, com um pouco de gordura láctea ou animal (até 3%), possui alto teor de calorias gordura insaturada e baixo teor de gordura saturada, zero de colesterol.
 Creme vegetal
  • É livre de gordura animal, é feito apenas com gorduras vegetais, tem baixo teor de calorias, gordura saturada, zero colesterol. É rico em ômega 3 e 6, vitaminas A e E, pode ser consumido sem problemas, pois possui gordura insaturada, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares. Existem versões culinárias.
Quanto consumir por dia?
Manteiga
  • Para quem não possui restrições devido ao colesterol ou leite pode consumir uma colher de sopa rasa por dia (volume 15 ml, peso cerca de 15 gramas).
 Margarina
  • Para quem não possui restrições ao leite pode consumir uma colher de sopa rasa por dia (volume 15 ml, peso cerca de 15 gramas).
Creme vegetal
  • Pode-se consumir uma colher de sopa rasa por dia (volume 15 ml, peso cerca de 15 gramas).

Quais as Diferenças entre Manteiga, Margarina e Creme Vegetal?

Guloso e Saudável

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30 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida!
    Uau….informações preciosas!
    Tenho manteiga, margarina e creme vegetal becel na minha
    geladeira, só uso p/ fazer receitas.
    Adorei a sua postagem, valeu!

    Bjs ♥

  2. Que post fenomenal e fundamental! Só faltou falar sobre a diferença de sabor delas no uso culinário. Confesso que não dispenso uma manteiga no macarrão ou pra dar aquele toque gostoso em alguns pratos de sal… mas não consumo todo dia não.

    • Bom dia Igor,
      Já existe creme vegetal com sabor de manteiga, sendo que o paladar é muito discutível…, eu substituo normalmente a manteiga por azeite. Mas é verdade que uma manteiga de boa qualidade é muito saborosa.
      Abraço,
      Vânia

  3. Querida, Vania,
    Como sempre um post com informações muito interessantes. Uso pouco , mas não dispenso a manteiga magra ao pequeno almoço. Reparei que o creme vegetal tem menos calorias que os outros, mas será que também tem essa diferença da manteiga magra?
    BJkas

  4. Bom dia minha linda..
    Menina eu não sabia da diferença da margarina e creme vegetal kkkkk fiquei curiosa agora com duas marcas que sempre uso.. e que uma gosto mais que a outra.. agora vou ter que esperar chegar em casa pra ver kkkkk
    Adoro seu blog.. porque sempre nos trás informações preciosas…

    Beijokas e uma tarde mega linda..

  5. Olá Vânia.

    Ótimo post. Eu sempre dou preferência à margarina em sua versão light, mas acho que agora vou trocar pelo creme vegetal, pois parece mais saudável.

    Abraços. Fabiana.

  6. Mais um post super útil e interessante Vânia.
    Obrigada por estas preciosas informações que sempre nos deixas.
    Beijinhos,
    Lia.

  7. Fiquei lendo o post me perguntando qual era o mais recomendado então, quando descobri, percebi que nunca comi creme vegetal. Vou comprar pra experimentar!
    Amei o post!
    Beijos

  8. boa noite querida Vânia,
    Há tempos já substitui a margarina e a manteiga pelo creme vegetal, excelente seu post sobre o assunto.
    bom final de semana.

  9. Que belo artigo, Vânia, tenho de confessar que sou louca por manteiga e isso faz com que os meus níveis de colestrol sejam algo elevados… mas é tão boa… é dificil resistir !
    Adorei a publicação !

    Beijinhos

  10. olá adorei as receitas e a dica tb pois eu já uso a muito tempo o creme vegetal becel e adorei saber tudo que li
    obrigada

    • Bom dia Geni,
      Caso queira ter sempre receber as receitas basta inscrever seu e-mail à direita em cima para receber o boletim semanal com receitas e noticias, se quiser tirar alguma dúvida de receita ou texto estamos à sua disposição, pode utilizar os comentários ou e-mail.
      Abraço,
      Vânia

  11. Admiro muito o site.. obrigada pelas dicas… mas vale lembrar que para ficar fácil escolher, o que se recomenda hoje em dia é que procure alimentos com menos inserção de produtos industrializados possíveis. Basicamente aqueles com menos corantes, conservantes, estabilizantes. Ou seja, nesse caso é melhor trocar a margarina pela manteiga sem dúvida. Pois a manteiga é a base de ingredientes naturais, enquanto a margarina e o creme vegetal não.

    • Bom dia Nathalie,
      Compreendo o seu ponto de vista, seria essa realidade se a manteiga não tivesse também os ditos aditivos químicos, consideramos nesse ponto que as 3 estão em condições de igualdade.
      Mas embora o sabor da manteiga muito me atraia, devido à minha cardiopatia congênita, (mas com valores de colesterol muito baixos), está-me vedado o prazer de saboreá-la, por conselho de meu cardiologista, também da nutricionista e com a concordância da família consumimos creme vegetal (não margarina), pois consideramos o mais seguro.
      Abraço,
      Vânia

  12. Boa noite! gostaria de saber quando você fala 1 colher de sopa por exemplo, quantas gramas são? pq cada um usa uma proporção nessas medidas… Obrigado!

    • Olá Eduardo,
      Bom dia! O blog utiliza como padrão a colher de sopa medidora de 15 mililitros que pesará cerca de 15 gramas de manteiga, margarina ou creme vegetal, incluímos essa informação no artigo.
      Abraço,
      Vânia

  13. ja existem varios estudos que indicam q a manteiga é a mais saudavel uma vez que eh a mais natural e menos processada. as margarinas e cremes vegetais passam por tanto processamento e recebem tantos aditivos que se alguem visse ela sendo fabricada não teria coragem de comer.
    As margarinas e cremes vegetais tb aumentam os triglicerides segundo entudos o q é mais perigoso do que o colesterol e ainda outros estudos concluiram que o colsterol que consumimos nao tem muito a ver com o q produzimos.
    A manteiga é um produto que se pode produzir até em casa de forma artesanal agora quero ver alguem produzir margarina artesanal.

    • Olá Thales,
      Bom dia! Provavelmente não leu com atenção o artigo, está dito que variando da necessidade a manteiga pode ser a mais indicada, se a necessidade for diminuição de calorias, gordura saturada e colesterol a mais interessante é o creme vegetal.
      Quanto aos estudos que menciona não os conheço, não sei em que instituições foram realizados…
      A titulo de informação leiua este artigo – Margarina é mais saudável que manteiga, a margarina light, que é a composição mais próxima do creme vegetal é menos calórica, possui menos gordura saturada e colesterol.
      Abraço,
      Vânia

  14. Parabéns pela postagem! Muito esclarecedora!
    Há pouco tempo recebi o diagnóstico de Intolerância a lactose, e dessa forma, somente o creme vegetal está liberado na dieta, pois não contém leite e seus derivados. Sempre gostei do sabor que a manteiga dá aos alimentos, mesmo sabendo que é muito mais calórica e hiperlipidêmica. Agora com a descoberta da intolerância abandonei de vez o uso. Mais uma vez parabéns pela matéria.

  15. BOA TARDE, ESTAVA LENDO SUA MATERIA, MUITO INTERESSANTE, GOSTARIA QUE ME ORIENTASSE, ESTOU COM UMA FILHA COM TRIGLICERIDEOS ALTO. NO CASO DELA SERIA ENTAO O CREME VEGETAL O MAIS INDICADO?

    • Boa tarde Ariane,
      Sim, o mais indicado é o creme vegetal, pois é livre de gordura animal, é feito apenas com gorduras vegetais, tem baixo teor de calorias, gordura saturada, zero colesterol. É rico em ômega 3 e 6.
      Mais é recomendável receber aconselhamento do seu médico assistente ou nutricionista.
      Abraço,
      Vânia

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