Você consegue se lembrar da sua última refeição? Não?

Segundo estudos, as pessoas que não se lembram da última refeição é devido a não possuírem uma lembrança prazerosa dela ou por estarem propensos a consumir mais calorias.

Hábitos relaxantes como ouvir rádio ou assistir um programa na televisão durante as refeições podem fazer com que você ingira mais alimentos do que necessita: se não prestar atenção no que come, é capaz de se esquecer mais tarde do que comeu e sentir mais fome do que seria normal.

Receita de Salada de Folhas Verdes com Pera

Ter Memória da Última Refeição Ajuda na Perda de Peso – Salada de Folhas Verdes com Pera

Ter Memória da Última Refeição Ajuda na Perda de Peso

  1. Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Birmingham e da Universidade de Liverpool, ambas no Reino Unido, e publicados na edição de abril do American Journal of Clinical Nutrition, trazem notícias muito boas para quem continua a lutar contra a balança.
  2. O uso da memória está relacionado com menor ingestão de alimentos na refeição seguinte. Segundo pesquisadores, as pessoas que se lembram da sua última refeição como sendo prazerosa e completa, elas estão mais propensas a consumir uma quantidade menor de calorias nas refeições seguintes. Vamos conhecer algumas técnicas a seguir.
  3. A pesquisa consistiu em analises de 24 estudos isolados que examinavam o impacto da consciência, da memória, da atenção e da distração na quantidade de alimentos que ingerimos. Os estudos em questão apontaram que técnicas como manter uma boa lembrança da refeição anterior e escrever os alimentos que foram consumidos podem auxiliar em uma redução do consumo de comida. Você se sentirá satisfeito por mais tempo. Ou seja, vão todos preparando seus caderninhos!
  4. A pesquisa também bate em uma tecla que já foi bastante discutida. Pessoas que realizam suas refeições distraída estão propensas a ingerir mais calorias, afinal essas não dirigem sua atenção para o alimento que estão a ingerir.  Atenção, nada de fazer suas refeições em frente a televisão, mexendo no celular ou com pressa pensando em outro assunto! Os estudos enfatizam a importância de você ter o conhecimento e refletir sobre o que você ingeriu. Por isso, as pessoas que não conseguem se lembrar do que comeram na café da manhã já estão em desvantagem, hein! Cuidado!
  5. O estudo também aponta outras técnicas como eficazes pela matéria publicada no Medical Xpress American Journal of Clinical Nutrition,  uma das técnicas é manter lembretes dos alimentos que foram consumidos anteriormente ou até mesmo manter a vista as embalagens dos últimos lanches. Os cientistas afirmam que embora essas ações sejam eficazes, são necessários estudos mais detalhados para avaliar o impacto das práticas especificamente em pessoas acima do peso – pois alguns dos estudos da revisão incluíam pessoas com o IMC (Índices de Massa Corpórea) normal.
  6. É imprescindível prestar atenção na comida que contêm prato, você também pode recorrer a outras técnicas de memorização, como tirar uma foto do prato (mas não necessita postar no facebook, pinterest ou instagram… rsrs).

Ter Memória da Última Refeição Ajuda na Perda de Peso

Guloso e Saudável

19 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida!
    Muito interessante essa matéria, por isso que perco peso
    rápido pois me lembro muito bem da minha última refeição e da primeira de hoje tbm, rsrs.
    Memorizar as coisas é muito sério, tem muita gente que
    esquecida.

    Bjs ♥

  2. Bom dia, Vânia!
    Nunca tinha pensado nesta questão que você hoje nos trouxe, mas que faz todo o sentido! Obrigada pelo alerta! 😉
    Beijinhos
    Paula

  3. Olá Vânia. Ótimo post. Muitas vezes passamos pelas refeições sem nos darmos conta do que e quanto estamos colocando no prato.
    Gostei da observação no final… pode fotografar o prato mas não precisa colocar no facebook, rsrsrs.

    Abraços. Fabiana.

  4. Querida Vânia
    Sou muito cuidadosa com a minha alimentação e geralmente anoto na minha agendinha quando como alguma coisa que não é boa pra saúde (por exemplo, quando como batatas fritas) ou quando “enfio o pé na jaca” comendo chocolate e/ou sorvete, que são as minhas perdições.
    Também tenho anotado meu peso diariamente e assim tenho conseguido manter melhor a minha forma.
    Adorei teu post!
    Bjo grande
    Léia

  5. Fantastico artigo querida Vânia,
    Mas há aqui um problema, eu lembo-me sempre da última refeição e no entanto, continuo a comer e a engordar, eheheh…
    Beijinhos querida e lindíssima e apetitosa saladinha,
    Lia.

  6. Oi Vania, minha querida amiga…. saudadinhas de tu e do teu cantinho!!! Aos pouquinhos eu estou tentando voltar á normalidade e visitando os cantinhos que tao queridos me sao!!!

    Como sempre eu adoro estes seus post informativos e gostei muito desse principalmente pq ando muito empenhada em perder peso e felizmente estou a ver resultados!!!

    Beijocas

    Margarida

  7. Olá Vania!
    Ontem minha médica me recomendou perda de peso, eu cuido da minha alimentação…deveria ser mais.
    E tenho que caminhar, mas ainda não posso devido à lesão numa vértebra. Levei comigo este post que me vai ajudar, depois eu conto o peso que perdi 🙂
    Beijinho

  8. Vânia eu adorei! Acho muito importante as pessoas comerem com foco no que estão fazendo. Ficou louca da vida quando vou servir e alguém começa simplesmente a engolir a comida enquanto faz mil outras coisas ao mesmo tempo, sem dar o valor devido ao prato. Não só pelo meu trabalho de fazer a comida (hehehe), mas também porque acho que o prazer todo se perde naquele momento. Agora essa de que além de tudo engorda! Mais um argumento para eu usar nesses momentos 🙂 Beijo!

  9. Belíssimo post Vânia querida, não tinha me dado conta de que por muitas vezes, esqueço até do que almocei, preciso prestar mais atenção nisso. ótimo post
    A salada está linda, adoro saladas com frutas. Beijocas

  10. Eu costumo não lembrar o que comi a dois dias atrás, mas no mesmo dia eu lembro. Em contra partida meu marido que é gordinho não costuma lembrar mito, vou encaminhar seu post pra ele ler!
    Beijos

  11. Amiga Vânia.
    Delicia de post, daqueles que depois de lermos ficamos lembrando e exercitando.
    Eu quase sempre lembro da ultima refeição, só esqueço se foi muito ruim, o pior é que estou sempre a pensar na próxima rsrs.
    Adorei a saladinha, muito boa!
    Beijinhos e um bom fim de semana

  12. Olá Vânia!
    Preciosa informação.
    Eu sou muito esquecida e tirando aqueles pratos que me seduzem só de olhar, acabo sempre por me esquecer do que comi, quando é banal. Não vejo televisão nem me distraio nas refeições, a não ser que seja num belo e doce convívio com família e amigos.
    O peso está controlado, por agora rsrsr
    Um beijinho.

  13. Vania,
    Muito interessante este teu post. De facto não tenho esse hábito. Pode ser que agora preste mais atenção.
    Bom fim de semana
    Bjkas

  14. Oi Vânia! Artigo interessantíssimo. Estou tentando controlar minha gulodice e uma das ferramentas que utilizo é exatamente essa: pensar no que comi na refeição anterior. Isso ajuda e muito a balancear a ‘dieta’ diária. Beijos, Paula

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