Em dias quentes uma limonada gelada é tudo o que precisamos, não é? E uma fatia de torta de limão, delícia, não é?

Mas o que vocês ainda não sabem sobre essa fruta é o quanto ela pode ser uma aliada para a sua saúde. Sabiam que ela pode até evitar doenças, além de ser uma grande aliada também na sua dieta. Saiba mais sobre essa super fruta e desvende os mitos no artigo desvende os Benefícios do Limão para uma Vida mais Saudável.

O limão faz o nosso organismo ficar ácido?

Não. Embora o limão tenha um índice de pH médio de 2,4 e um teor de ácido cítrico entre 5 a 7% (no suco fresco), o ácido é transformado durante a digestão e comporta-se como um alcalinizante, neutralizando e tamponando estados doentios de acidez. Assim não sendo maléfico ao nosso organismo, são inúmeros os benefícios do limão para a saúde.

Desvendando os Benefícios do Limão para uma Vida mais SaudávelBenefícios do Limão para uma Vida mais Saudável

Variedades do limão

Estima-se que existam mais de 70 variedades de limão em que os mais vulgares no Brasil são:

  1. Limão cravo é semelhante a uma mexerica, tem casca e suco alaranjada e sabor característico forte.
  2. Limão galego é pequeno e suculento, de casca fina, a cor varia de verde ao amarelo-claro.
  3. Limão siciliano, verdadeiro ou original é grande, de casca grossa e corrugada, mas menos suculento.
  4. Limão Taiti possui tamanho médio, a casca é verde e lisa, possui bastante suculento e é pouco ácido.

No Brasil, os conhecidos limão galego e o limão Taiti, na verdade, não são limões, mas sim limas ácidas, também o popular limão cravo é uma mistura de limão e tangerina. Possui uma coloração interna alaranjada e é muito usado para temperos.

Conheça os benefícios do limão para uma vida mais saudável
  1. A casca, entrecasca, polpa do limão é rica em vitaminas (tem de 5 a 10 vezes mais vitaminas que o suco) e pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminui a sensação de fome e o armazenamento de gorduras. Assim, ao preparar sucos de limão recomenda-se não dispensar a entrecasca e a polpa.
  2. Estudos mostram que o limão é eficiente no controle do ácido úrico, que é um temível inimigo (muitas vezes letal) de muitos quando chegam a uma idade mais avançada.
  3. Após profundos estudos sobre o poder curativo do limão na Universidade de Roma, Itália, que é uma autoridades em endocrinologia comprovou a eficiência do limão como auxiliar no tratamento do artritismo, gota, reumatismo, arteriosclerose e no envelhecimento.
  4. O limão auxilia no controle do colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico. Esses benefícios  são pelo ao alto teor de vitamina C e uma substância chamada d-limoneno, que está presente na casca (é composta por 60 a 70% de d-limoneno), que auxilia no combate à ansiedade, cânceres, além de dissolver cálculos renais e desobstruir artérias.
  5. Por ser um eficiente auxiliar no tratamento de todas essas doenças físicas, psicológicas e emocionais, o limão é utilizado em florais, terapias e também na aromaterapia, como forma de reequilibrar o organismo e a mente.
  6. Estudos do Departamento de Oncologia da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, demonstraram que o d-limoneno apresentou uma ação preventiva na indução do câncer mamário, tanto nos estágios de formação quanto nos de progressão da doença, age especialmente transformando tumores de malignos para benignos.
  7. O d-limoneno também age induzindo a morte natural das células cancerosas e ou inibindo o seu crescimento celular. Estudos da Universidade de Purdue, EUA, com ratos, demonstraram que a quimioterapia associada ao d-limoneno resulta numa transformação dos tumores malignos em variedades mais benigna.
  8. Em pesquisas do Centro Médico de Osaka, no Japão, observou-se que o d-limoneno age inibindo a proliferação de células cancerosas no pâncreas, mostrando um potencial auxiliar no tratamento deste tipo de doença.
  9. A Universidade Médica de Dalian, na China, mostrou que o uso do d-limoneno no tratamento do câncer gástrico apresentou resultados favoráveis, devido à indução de morte destas células.
  10. Segundo estudos do Hospital Universitário de Saint Radbound, Holanda, o d-limoneno age aumentando a atividade de uma enzima desintoxicante, que tem como função desativar agentes desencadeadores do câncer.
  11. Os óleos essenciais cítricos (extraídos da casca), são a maior fonte natural de d-limoneno, eles podem ser utilizados como favoráveis recursos no tratamento de vários tipos de câncer.
  12. É importante lembrar que este artigo não substitui qualquer recomendação médica.
Como comprar?
  1. Escolha limões de casca macia e brilhante. Os maduros e com maior quantidade de sumo normalmente cedem à pressão dos dedos ao toque.
Como conservar?
  1. O limão mantêm-se fresco quando mantido à temperatura ambiente, longe da exposição solar, por até uma semana. Conservado no frigorífico, fechado num saco plástico, este mantém durante cerca de quatro semanas.
  2. Pode congelar os limões por inteiro (após higienizados) e ralar a quantidade que necessita do limão congelado.
  3. Pode também extrair o suco dos limões (após higienizados) e congelá-lo nas formas de gelo, depois de congelado, desprenda os cubos e conserve no freezer em saquinhos, utilize-o para tempero ou preparação de sucos.
  4. A polpa resultante da extração do suco pode utilizar no tempero de receitas.
  5. Os sinais que demonstram que o limão já está deteriorado são as rugas, a consistência mole, as manchas.
Quanto consumir?
  1. O ideal é consumir o sumo e as raspas imediatamente após espremer ou cortar o limão, os sucos de frutas naturais após prontos perdem rapidamente os seus nutrientes.
  2. A quantidade média recomendável deve ser de 2 limões por dia sendo aceitável chegar a 3, o excesso faz mal.
  3. A dosagem preventiva de d-limoneno é o consumo diário de 2 limões (polpa e casca), que podem estar diluídos com outras frutas, folhas e raízes, como no preparo dos sucos desintoxicantes.
  4. No link algumas receitas contendo como ingrediente Limão.
  5. Estas recomendações não eliminam a consulta médica.
Cuidados importantes
  1. Vimos que são inúmeros os benefícios do limão para a nossa saúde mas devemos ter alguns cuidados ao consumi-lo como:
  2. Logo após consumir o suco de limão, deve-se bochechar a boca com água, pois a acidez do limão ataca o esmalte dos dentes. Pode também ingerir o suco com canudinho assim minimizando o contato com os dentes.
  3. Ao manusear o limão ou se o suco teve contato com a pele deve lavar a área com bastante água, principalmente se for se expôr ao sol. Pois poderá ter manchas na pele.

Benefícios do Limão para uma Vida mais Saudável

Guloso e Saudável

 

 

23 COMENTÁRIOS

  1. Oi Vania, uau eu adoro limão já cheguei a chupar mais de 15 limões por dia, tb eu era seca rsrssr até hoje eu adoro limão, pensei que se congelasse o suco ficava a margo e não sabia de tantos beneficios da

    bjs

    Gélia

  2. Adoro limão Vânia, uso em bolos, saladas, peixes, temperos, enfim em tudo que for possível usar, estou usando..rsrs, mas não tinha conhecimento de todos os benefícios, obrigada por partilhar !! Como sempre digo, sempre saio mais sabida quando venho te visitar.

    Beijinhos

  3. Querida Vânia,
    Que bom saber tudo isto sobre o limão, pois adoro limão e citrinos em geral e adorei este post, claro está!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

  4. Amo limão acredita?
    Lembro que quando eu era adolescente e ia passar férias na casa da minha avó.. eu adorava ir ao pé de limão que tinha lá, pegar vários.. daqueles da casca laranja… e comer com sal…
    Afff!!! Salivei agora só de lembrar kkkkkkk

    Adorei as dicas..

    Beijinhos

  5. Oi Vânia! Que postagem maravilhosa! Que ótimo aprendizado você nos deu sobre o limão (os limões). Não sabia que não contribuía para a acidez no corpo. A dica do bochecho com água após consumo está anotada. Puxa… Quem diria… Beijos, Paula

  6. Vânia querida,
    que riqueza de postagem!
    Acho que quase todo mundo tem uma história pra
    contar sobre o limão, rsrs.
    Na casa da minha mãe tinha um pé de limão galego
    eu sempre coloca no leite pensava que era iogurte,kkkkkk.
    Obrigada por mais preciosidade de postagem!

    Beijos

  7. Olá Vania!
    Não estou ainda a publicar por alguns problemas de saúde e a ultima deixou-me bem limitada, numa queda esmaguei uma vértebra à 5 meses, mas ainda não estou restabelecida. O tempo e o repouso vão ajudar.
    Fiquei maravilhada com a publicação dos benefícios do limão . Se fosse-mos cuidadosos com a nossa alimentação e a nossa mente, tomaria-mos menos medicação certamente. E vai comigo.
    Beijinhos

  8. Se vier passear aqui em João Pessoa, me avisa que eu separo uma mudinha de Ghost Pepper pra você!

    🙂

    Vi do limão galego na feira de produtos orgânicos tem pouco tempo e perguntei o nome para o feirante – foi quando eu fui “apresentado” para essa variedade.

    Na verdade, a minha pergunta foi só para conhecer o nome dele por aqui: tinha um pé desse limão na casa de uma tia minha quando eu era criança, só que a gente chamava de “limão capeta” e quando eu cheguei aqui em JP, falando de limão capeta, ninguém entendia.

  9. bem eu consumo 2 ou 3 limões por dia ,em sumo mas só o suco , como não sei a maneira de tornar a polpa desfeita e pronta a ingerir ,agradecia uma dica. um abraço e boas festas, josé Correia

  10. Quanto ao limão ,falo no limão pois é na realidade o que mais consumo , quaze diariamente faço sumo de limão e por vezes apanho directamente da árvore e como-os …parece que não me fazem mal, pelo contrário, gosto e leva-me a crer que derrota a azia .um obrigado por muita razóes até sempre .

  11. Muito boa a matéria! Queria saber como higienizar o limão, pois já vi que se lavar podemos prejudicar o limão.
    Obrigada,
    Fabrícia

  12. ja tomo limao a cinco meses em jejum com agua gelada ms mi falararam que pode fazer mal aos gobulos vermelhos fiquei com medo pois tenho anemia e estou de dieta com ingestao de poucas caloriuas

    • Olá Dina,
      Bom dia! É temeroso, ter anemia e fazer dieta por conta própria, recomendo pedir conselho a um nutricionista.
      Quanto a suco matinal eu tomo diariamente suco verde, que é desintoxicante e indiretamente auxilia a emagrecer, veja no link Sucos Desintoxicantes, escolha um ou vários de sua preferência.
      Abraço,
      Vânia

  13. Adorei sua postagem! Tomo água com limão todos os dias em jejum para ajudar a não formar cálculos renais; qual é o limão que tem mais citrino?
    Grata

    • Olá Maria Helena,
      Desculpe não entendi, provavelmente está-se a referir a d-limoneno, a casca da laranja tem cerca de 90% de d-limoneno, o óleo da tangerina tem 70% e do grapefruit é super elevado possui 95%.
      Espero ter auxiliado.
      Abraço,
      Vânia

  14. Oi vania na minha casa tem um pé de limão galego todos os dias tomo em jejum um copo de água com esse limão e dexei de tomar omeprazol que desde de 2012 estava tomando para o estomago esse fruto é muito importante para a saúde.

Deixe uma resposta