Como prometido, aqui está a nossa sugestão de sobremesa para o dia dos pais que está por vir: o Petit Gateau de Alfarroba.

Essa foi uma receita que, sem dúvidas, não nasceu de um momento de inspiração! rsrsrs Diria que foi um trabalho árduo até chegar nela. Já tinha decidido há algum tempo que queria fazer petit gateau como sobremesa para o dia dos pais, mas o problema é que a receita original exige mais ovos e manteiga.

Queria fazer uma versão mais leve. Foi aí que cheguei a essa versão que exige poucos ovos e não pede manteiga e farinha. Além de o chocolate ter sido trocado pela alfarroba, que é mais nutritiva e não contém lactose, glúten e açúcar.

Mas quem quiser adaptar a receita e optar pelo chocolate em pó, sinta-se à vontade! Quem quiser também retirar a calda de chocolate, a receita fica com 100 kcal a menos!

Receita de Petit Gateau de AlfarrobaNo meio de todas essas mudanças, ainda assim conservei a essência do petit gateau que é o momento em que você corta a casca crocante do bolinho e você vê aquele absurdo de recheio escorrendo para fora. rsrsrs Afinal essa é a graça do petit gateau, na minha opinião! rsrsrs

Os filhos que não tem muitas habilidades na cozinha não tem desculpa de não preparar o petit gateau, afinal, ao contrário do que muitos pensam, essa é uma receita extremamente fácil e rápida de fazer! Além de ser uma delícia para nenhum pai colocar defeito! rsrs

Feliz dia dos Pais e bom final de semana!

Petit Gateau de Alfarroba

Categorias: Tortas e bolos
Autores: Guloso e Saudável
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 5 minutos
Tempo total de preparo: 10 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Comida: Francesa
Porção: 100 gramas

Ingredientes

  • 12 colheres de sopa: Alfarroba em pó;
  • 11 colheres de sopa: Leite desnatado em pó;
  • 3 colheres de sopa: Adoçante culinário em pó;
  • 4 unidades: Ovos;
  • 1 colher de sopa: Chocolate em pó a 50%;
  • 100 gramas: Chocolate amargo a 70%;
  • 6 colheres de sopa: Água quente.

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 250°C.
  2. Em um recipiente coloque o leite em pó (11 colheres de sopa), a alfarroba em pó peneirada, o adoçante e misture bem, (pode substituir a alfarroba por chocolate).
  3. Bata os ovos com um fouet (batedor manual) e junte aos ingredientes secos misture bem até formar uma massa uniforme.
  4. Coloque 2 colheres de sopa bem cheias da massa em cada forma cupcake ou de empadinha untadas e polvilhadas com chocolate em pó.
  5. Leve ao forno por 4 minutos.

Calda de Chocolate

  1. Em um recipiente coloque leite em pó (2 colheres sopa), o chocolate em pó, o chocolate meio amargo picado, a água quente e misture até formar uma mistura uniforme.
  2. Retire do forno e despeje a calda.
  3. Sirva os Petit Gateau de Alfarroba quentes com a calda e sorvete.

Valores nutricionais por porção

Açúcar: 18,6 g Beta-caroteno: 3,7 μg
Cálcio: 214 mg Calorias: 197,2 kcal
Carboidratos: 20,5 g Colesterol: 143,8 mg
Ferro: 1,4 mg Fibras totais: 1,4 g
Fósforo: 226 mg Gorduras: 8,4 g
Gorduras monoinsaturadas: 4 g Gorduras poliinsaturadas: 1,6 g
Gorduras saturadas: 2 g Magnésio: 31,3 mg
Potássio: 375,3 mg Proteína: 10,2 g
Selênio: 15 μg Sódio: 113,2 mg
Vitamina A: 166,1 IU Vitamina B12: 1 μg
Vitamina E: 1,2 g Zinco: 1,1 mg

Os valores nutricionais são baseados em cálculos teóricos. Não foi executada uma análise laboratorial.

15 COMENTÁRIOS

  1. Vânia, não sei se eu acharia Alfarroba aqui na minha cidade. Caso não, a qtd de colheres de chocolate é a mesma da Alfarroba? ;**

  2. Querida Vânia, sabe que nunca provei alfarroba, tenho visto pela blogosfera algumas receitas com esse ingrediente que tem me deixado com muita vontade de provar. Esse petit gateau está sensacional, super diferente, mas sem perder a essência que é justamente o que você mencionou, esse absurdamente delicioso recheio saindo de dentro dele. Parabéns, estou aqui aplaudindo essa sua versão com alfarroba, maravilhosa!!

    Beijinhos e um excelente fim de semana!!

  3. Querida Vânia
    Essa é uma das tuas receitas que mais me encantou!
    Parabéns pelo talento e criação.
    O aspecto ficou incrível e o uso dos ingredientes show!
    Um abraço
    Léia

  4. Vânia mina querida,
    nunca experimentei alfarroba mas essa farinha deixa uma cor linda nos pratos, a sua sobremesa ficou um luxo o melhor menos calórica, suas receitas são surpreendentes, parabéns!

    Desejo a vc e a sua família um fds regado de paz!
    Feliz dia dos pais ao seu pai e ao seu esposo!
    Bjs

  5. Querida Vânia.
    Receita fabulosa, fiquei encantada com o resultado final pois gosto muito da farinha de alfarroba . Parabéns por essa deliciosa sugestão que além de tudo ainda é mais light.
    Beijinhos e um feliz dia.

  6. Uauuu, que maravilha de petit gateau Vânia!!!!! Amei sua receita, super original,e igualmente deliciosa, estou babando aqui com ela!!!!! Parabéns, está DIVINO!!!!!!!! Beijinhos doces e um ótimo comeco de semana para você!!!!

  7. Vania,

    achei genio essa idéia de alfarroba!

    tenho que dizer que na minha santa ignorancia nunca tinha ouvido falar… hj mesmo vou em uma casa de produtos naturais para experimentar!

    obrigada pela dica!!

    beijinhos

  8. Vania, fiquei querendo testar essa receita, mas como aqui nao vende leite em pó sem lactose (tenho intolerancia) eu poderia substituir o leite em pó? aqui só encontro leite s/lactose liquido.

Deixe uma resposta