Quando for ao supermercado não compre pelo impulso do sabor, mas sim pelos benefícios à saúde!

Se o seu organismo não está dando conta de vencer um processo inflamatório, uma coisa é certa: lá vem doença. Mas tem um jeito fácil e gostoso de torná-lo uma fortaleza contra os mais diversos males, saiba como lendo a nosso artigo de hoje Alimentos que Turbinam a Saúde!

Estamos no inverno, com ou sem frio as pessoas passem mais tempo em lugares fechados, as gripes e os resfriados tornam-se ameaças constantes. Os sintomas febre, dor de cabeça e inflamações sempre os acompanham, mas um organismo turbinado consegue combater doenças de forma mais eficiente, alguns alimentos ricos em fibras e nutrientes melhoram a saúde, são alimentos que turbinam a saúde, prevenindo o aparecimento de patologias próprias da época.

Alimentos que Turbinam a SaúdeSalada de Brócolis e Cenourasaladinhas são Alimentos que Turbinam a Saúde!


Conheça alimentos que turbinam a saúde, deve tê-los em sua despensa!

Alho
  • Contém alicina e aliina, compostos antioxidantes que estimulam o sistema imunológico e atuam na prevenção de infecções e inflamações.
  • O que mais se destaca na composição nutricional do alho, são os altos teores dos elementos zinco e selênio, ambos metais antioxidantes, muito benéficos ao funcionamento do sistema imunológico.
Aveia
  • Reduz o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares e de câncer.
  • A aveia além de ser um alimento nutritivo e funcional por natureza, é rico em proteínas de alto valor biológico e é indicada na alimentação infantil, quando a criança precisa mais de proteína do que de energia.
  • A aveia tem alto teor de fibras solúveis, em especial as β-glucanas “betaglucanas”, que proporcionam a sensação de saciedade,  diminuição do colesterol total, também do colesterol LDL “o ruim”, controle da glicemia (açúcar no sangue).
Azeite de oliva
  • Antioxidante e reduz o risco de doenças cardiovasculares e de câncer.
  • O azeite de oliva possui várias substancias benéficas à nossa saúde. Ele reduz a quantidade de colesterol LDL (o mau) do organismo, pois tem alto teor de gordura monoinsaturada. Também reduz o risco de infarto do miocárdio e AVC.
Brócolis
  • Antibiótico, anti-inflamatório, reduz o colesterol e o risco de câncer.
  • O brócolis tem mais Cálcio que o leite, possui também alto teor de ácido fólico (muito indicado para uso das gestantes) e também Selênio e Potássio, essenciais para um bom metabolismo celular e equilíbrio do corpo. As vitaminas mais predominantes do brócolis são a vitamina A e C.
Cebola
  • Antibiótico, anti-inflamatório e antioxidante, reduz o risco de doenças cardiovasculares.
  • A cebola é considerada uma forte auxiliar do organismo na defesa contra infecções. É indicada para regularizar problemas do estômago, é ótima contra prisão de ventre, inchaços de qualquer natureza, problemas de pele, garganta, ossos (reumatismo) e intestinos.
Cenoura
  • Reduz o colesterol e o risco de câncer.
  • A cenoura é rica em betacaroteno, que é antioxidante e anticancerígeno, é fonte de fibras, minerais como Fósforo, Potássio, Cálcio e Sódio, também de vitaminas do complexo B e A. Ela ajuda a melhorar o bom estado da pele e das mucosas.
Cereais integrais
  • Os cereais de grãos inteiros, são fontes de fibras, nutrientes, sais minerais, vitaminas B e E e energia (carboidratos e proteínas) e uma série de outros fitonutriente, os cereais integrais são alimentos que turbinam a saúde.
  • Estudos científicos demonstram haver uma associação entre o consumo de cereais integrais com menor risco para excesso de peso, obesidade, cardiopatias, diabetes e determinados tipos de câncer. Vale lembrar, ainda, que as fibras são responsáveis pela promoção da regularidade do hábito intestinal.
Frutas cítricas
  • Antioxidantes, reduzem o colesterol e o risco de câncer. O benefício do consumo frutas cítricas pode ser entendido por esse grupo de alimentos conter flavonoides, excelentes teores de vitamina C, betacaroteno, fibra solúvel e Potássio, entre outros.
Goiaba
  • Antioxidante e reduz o colesterol.
  • A goiaba é uma excelente fonte de vitamina C, é também rica em vitamina A e flavonoides, como betacaroteno, licopeno, luteína, e criptoxantina. Estudos sugerem que o licopeno nas goiabas vermelhas oferece proteção contra o câncer da próstata. É também fonte de Potássio que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial!
Peixe
  • Os peixes são ainda uma riquíssima fonte de ácidos graxos polinsaturados da série ômega-3, que beneficia a saúde do coração. Fonte abundante de proteínas, são essenciais na digestão, na produção de anticorpos, na coagulação do sangue, controle da taxa de colesterol, das doenças cardiovasculares entre outras funções.
Produtos com lactobacilos
  • Aumentam o valor nutricional de outros alimentos e protegem a mucosa gastrointestinal, melhoram a absorção dos nutrientes. Auxiliam a manter o bom funcionamento do intestino.
Semente de linhaça
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares.
  • A linhaça é fonte de  ômega 3, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. A linhaça promove uma pequena diminuição do colesterol ruim (LDL). Pelo alto teor de fibras solúveis, a linhaça em grãos atua contra a prisão de ventre e alivia irritações da mucosa do intestino. As fibras também contribuem para a diminuição do colesterol ruim (LDL) e de açúcar no sangue.
Soja
  • Antibiótico, anti-inflamatório, reduz o risco de doenças cardiovasculares e de câncer, ameniza a TPM e os desconfortos da menopausa.
  • Muito versátil, encontramos na composição desta leguminosa vários componentes que produzem efeitos benéficos à saúde: proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, ácido fólico, minerais como Ferro, Cálcio, Fósforo e Potássio, além de fitosteróis e isoflavonas.
Tomate
  • Antioxidante, reduz o colesterol e o risco de câncer.
  • O tomate é uma fonte rica em vitaminas (ácido fólico, vitaminas C e E), minerais (Potássio), carotenoides (betacaroteno e licopeno) e flavonoides. Além disso, o licopeno, é considerado o antioxidante mais poderoso da família dos carotenos sendo encontrado nos tomates vermelhos e é comprovadamente benéfico contra o câncer.
Uva
  • A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como Ferro, Cálcio e Potássio.
  • A casca principalmente as escuras, possui ação antioxidante, a uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.
Alimentos vilões da saúde

Assim como existem alimentos que fortalecem o organismo contra doenças, existem também aqueles que facilitam a possibilidade de contaminação. Por isso alguns alimentos devem ser consumidos moderadamente, como:

  1. Arroz refinado, pães e bolos preparados com farinha de trigo “branca” a refinada;
  2. Excesso de sal e açúcar;
  3. Excesso de gordura saturada;
  4. Refrigerantes;
  5. Excesso de bebidas alcoólicas.

Alimentos que Turbinam a Saúde

Guloso & Saudável

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14 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida!]
    Com estas dicas não tem como errar e a saúde agradece!
    Adoro suas dicas e receitas, obrigada pela partilha!

    Bjs, ótima semana junto a sua família!

  2. Adorei as dicas Vânia!!! Há muitos alimentos asudáveis, que podem ser incorporados perfeitamente ao nosso dia a dia sem perder o sabor!!! Essa sua salada está maravilhosa, adoraria uma saladinha assim para o almoco!!Beijos e uma excelente semana para você!!!!

  3. Bom dia Vânia querida, excelentes informações, hoje em dia precisamos ficar atentas com o que consumimos. Estou evitando açúcar, não tomo refrigerantes a mais de 2 anos e bebida alcoólicas só em festas e mesmo assim com moderação. Adorei o post. Beijinhos, ótima semana

  4. Parabens por esta lista excelente!!!! Quero acompanhar mais de perto estas postagens, tem sido mto util para mim. Boa tarde!!!! Bjssss

  5. Amiga Vânia.
    Que beleza de aula sobre nutrição!Adoro estes seus posts, fico imaginando quanto irá ajudar muitas pessoas que necessitam e não tem conhecimento. Como é bom aprender sempre mais. Estas informações servem de alerta a todos nós.
    Parabéns, amiga.
    Beijinhos e uma boa semana.

  6. Dúvida:

    1 – Azeite de oliva (extra virgem) pode ser esquentado (para refogar etc.)?

    2 – A semente do tomate faz mal ou não?

    Valeu!!!

    • Bom dia Igor,
      Vamos às respostas:
      1 – Azeite de oliva (extra virgem) pode ser esquentado (para refogar etc.)?
      O azeite extra virgem é um azeite de mesa, é o azeite de mais alta qualidade, com acidez permissível entre 0,0 % e 0,8% (em ácido oleico) e não apresenta defeitos. É indicado para saladas e molhos.
      Os azeites refinados são mais indicados para refogados em tempos curtos e já iniciando com o alimento a refogar.
      2 – A semente do tomate faz mal ou não?
      Não existe comprovação cientifica para declarar que as sementes do tomate fazem desenvolver cálculos…
      Abraço,
      Vânia

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