Porque o trigo é tão consumido mundialmente?

O trigo é um cereal considerado uma das principais bases da alimentação dos povos em todo o planeta, saiba mais neste artigo O Trigo: Aproveite os Benefícios desse Poderoso Alimento!

É um alimento indicado para ser consumido no dia a dia, pois contribui para uma boa digestão e para a manutenção da boa forma, ajuda a espantar a insônia e a ansiedade, aumenta a capacidade de concentração e a disposição física, reduz o risco de doenças coronárias, mantêm a flora intestinal saudável, controla os níveis de colesterol, etc.

Vale recordar também que o trigo auxilia no controle da diabetes, pois os alimentos ricos em fibras e de baixo índice glicêmico ajudam a retardar a absorção da glicose. Valendo a pena incluí-lo em nosso cardápio, uma vez que várias receitas podem ser preparadas com trigo, como saladas, massas, pães, bolos e outros.

Trigo em Grãos
O Trigo: Aproveite os Benefícios desse Poderoso Alimento!

Conheça melhor o Trigo: Aproveite os Benefícios desse Poderoso Alimento!

Qual a diferença entre farinha branca e integral?

Os grãos integrais não passam pelo processo de refinamento, mantêm as propriedades nutricionais e ajudam a prevenir doenças como obesidade, diabetes e problemas intestinais. O processo de refinamento ocorre simplesmente pois dá maior durabilidade, melhor textura e menor preço aos produtos.

O alimento integral é a nossa principal fonte de fibra que, em geral, falta nos nossas mesas.

O grão de trigo compõe-se de três partes: a casca, rica em vitaminas do complexo B, sais minerais e fibras; a amêndoa, fonte de amido; e o germe, composto de proteínas e gordura.

Farinha de trigo refinado
  1. O grão de trigo ao sofrer a moagem transforma-se em farinha. Nesse processo, o grão é submetida à pressão até tornar-se um pó bem fino, são retiradas as cascas e o germe.
  2. É recomendável sempre peneirar a farinha refinada armazenada, pois absorve umidade e acaba formando pelotas, o que tira a homogeneidade da massa, também ao peneirar areja a farinha e retira resíduos.
Farinha de trigo integral
  1. É a mais recomenda pelos nutricionistas, o grão de trigo é todo transformado em farinha pelo processo de trituração dos grãos inteiros. É mais fina e escura e mais perecível que a refinada, portanto apresenta um prazo de validade menor. Tem mais fibras e nutrientes que estão ausentes na farinha refinada, esta farinha não deve ser peneirada.

Também pode querer ler: Saiba a Diferença entre Cereais Integrais e Cereais Refinados, As Vantagens dos Cereais Integrais.

Trigo em Grãos
O Trigo: Aproveite os Benefícios desse Poderoso Alimento!

Quais os benefícios do trigo para a saúde?

  1. O trigo é um auxiliar no controle do diabetes. A informação é da Universidade do Hawaí que divulgou no periódico científico da Sociedade Americana de Nutrição: recomendou para diminuir o risco do diabete do tipo 2, a utilização no cardápio de grãos.
  2. O estudo foi realizado durante 14 anos, em que avaliaram os hábitos alimentares de 75.000 pessoas, entre aqueles que consumiam mais fibras de alimentos como os cereais, trigo, aveia, centeio e cevada, havia menos chances para o aparecimento da doença.
  3. Estão a ser realizados estudos na Universidade de Alberta, no Canadá sobre os benefícios do trigo germinado para os humanos, comprovando-se que baixam o colesterol LDL, “o mau” em pacientes com alto teor de colesterol e aumentam as defesas imunológicas.

Quais as formas de apresentação do trigo para consumo?

Trigo em grão
  1. É rico em ácido glutâmico, um tipo de aminoácido. É muito utilizado na culinária árabe, como no quibe cru.
  2. Após cozidos podem ser adicionados em saladas, sopas e outros pratos.
Farelo de trigo
  1. É uma fonte 100% natural de fibras alimentares que atuam de forma benéfica em todo sistema gastrointestinal, promovendo saúde por onde passa.
  2. É rico em fibras, pode ser adicionado em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas.
  3. Recomendam usar 1 colher de sopa por dia.
Germe de trigo, ou gérmen de trigo
  1. É uma parte bem pequena da semente de trigo e o nome é relativo à germinação, pois é dessa parte que uma nova planta surgirá, esta é a parte germinativa da semente. Tem uma lista praticamente interminável de nutrientes, como as proteínas, ferro, sais minerais, vitaminas (vitamina E)…, que garantem benefícios à saúde, também a quem pratica atividades esportivas.
  2. Pode ser adicionado a saladas, sopas, vitaminas, sucos, iogurtes e utilizado para enriquecer massas de pães e bolos.
  3. Recomendam usar 4 a 5 colheres de sopa por dia.
Farinha de trigo integral
  1. Tem valor calórico semelhante ao da farinha branca e apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras. Podem ser preparadas massas, bolos, biscoitos e pães integrais.

Receitas Guloso e Saudável nos links:
Contendo o trigo em grãos são: Sopa Creme de Trigo em Grão, Salada de Grão de Trigo com Folhas Verdes.
Pães bolos e massas contendo o trigo integral!

O Trigo: Aproveite os Benefícios desse Poderoso Alimento!

Guloso & Saudável

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33 COMENTÁRIOS

  1. É quase impossível pensar em vivermos sem o trigo né?
    Adorei as dicas, como sempre..
    Vou agora dar uma espiadela nas receitinhas..
    Um beijo minha linda.. e uma semana super linda viu?

  2. Bom dia Vânia querida, não sabia que o trigo possuía tantos benefícios a nossa saúde, e o melhor, podemos escolher a qualidade de cada um. Gostei de saber sobre o farelo de trigo, as vezes utilizo na minha cozinha. Ótimas informações como sempre,obrigada por compartilhar conosco. Obrigada também pelo carinho e força lá no meu blog. Ótima semana amiga. Bjos

  3. Olá Vânia:)

    Diariamente consumo trigo em forma de pão, bolachas ou bolo e já não vivo sem ele.
    Obrigada por estas preciosas informações, são muito úteis para a nossa vida:)

    Boa semana!
    Beijinhos

  4. Querida Vânia
    Não conhecia os benefícios do trigo!
    Procuro sempre usar a farinha e a massa integral e também adoro uma saladinha feito com o grão.
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim
    Léia

  5. Oi Tudo bem? amore…um que post mais completo! olha desde o ano passado eu venho usando a farinha de trigo integral nos meus bolos, agora sempre substituo a branca por ela, as vezes uma medida as vezes toda, tb gosto de colocar aveia ou granola.

    bjs

    Gélia

  6. Amiga Vânia.
    É gostoso saber mais sobre o que consumimos. Eu particularmente adoro saber sobre tudo, especialmente o que vai influir na saúde da minha família. Hoje acrescentei mais um pouco de conhecimento muito importante. Obrigada por nos mostrar sempre essas informações tão necessárias.
    Agora vou espiar as receitas.
    Beijinhos

  7. A farinha de trigo quando ingerida se transforma em acucar, como arroz, batata, e outras farinhas brancas.
    Como acima dizem que a farinha de trigo combate a diabete?
    me ajudem por favor.
    Obrigado

    • Olá Isaías,
      Obrigada pelo comentário, desculpe-me se o artigo não está claro.
      No artigo classificamos como vilãs as farinha refinadas ou brancas (a farinha de trigo refinada tem índice glicêmico de 99) e declaramos que a farinha de trigo integral tinha baixo índice glicêmico (menor que 50), também é rica em fibras, o que torna um ingrediente muito mais saudável, retarda a assimilação da glicose.
      O artigo diz que é benéfico ao controle de possíveis diabetes, se o diabético pode consumir ou quanto deve ser decidido por um médico ou nutricionista.
      Espero ter ajudado, caso necessite de outra possível explicação, diga-nos.
      Abraço,
      Guloso e Saudável

  8. tem gente dizendo exatamente o contrario.

    o Dr William lancou um livro sem trigo sem barriga.

    ainda nao vi um trabalho serio sobre isso, mas que a populacao esta cada vez mais gorda e o consumo de trigo so aumenta, isso é verdade.

    • Oi Sérgio,
      Eu acredito que os grãos e farinhas integrais do trigo e outros cereais são muito benéficos à nossa saúde, mas cada vez mais os pães de compramos como integrais tem menos farinha integral, muitos são decorados com uma quantidade ínfima de farelos e aumentam assustadoramente o preço, assim cada vez mais temos uma alimentação errônea e empobrecida.
      Dou crédito aos inúmeros estudos sobre os benefícios do trigo integral e consumo normalmente o grão.
      Abraço,
      Guloso & Saudável

  9. Bom nesse caso voce esta meio que confirmando a teses, poi so que consumimos é o que esta nas prateleiras de padarias e afins.

    O Dr afirma que duas fatias de pao de forma integral metabolizam glicemia na mesma quantidade que o acucar puro.

    Nao tenho como entrar nesta parte tecnica, mas
    Vou fazer uma dieta de um mes sem trigo e ver o resultado, depois eu posto aqui.

    abs
    sergio

    • Oi Sérgio,
      Pelo que entendi 2 fatias de pão de trigo integral, (40 gramas) fornecem-nos a mesma quantidade de glicemia (açúcar no sangue) que açúcar refinado.
      O açúcar refinado (40 gramas de calorias vazias) possuem os seguintes valores nutricionais:
      Calorias 156 kcal, carboidratos 39,8 gramas, Cálcio 0,4 mg, Potássio 0,8 mg.
      Já 2 fatias (40 gramas de muitos e benéficos nutrientes) de pão de trigo integral possui como valores nutricionais:
      Calorias 110 kcal, proteínas 4,4 gramas, fibras 2,4 gramas, gordura total 1,6 gramas, g monossaturada 0,6 gramas, g polinsaturada 0,8 gramas, g saturada 0,4 gramas, carboidratos 19,4 gramas, Cálcio 28,4 mg, Fósforo 105,6 mg, Ferro 1,6 mg, Potássio 71,6mg, Niacina 1,6 mg.
      Como pode ver a comparação a nível químico, nutricional ou benefícios para a nossa saúde é impossível, o açúcar tem praticamente um único componente que nos fornece calorias sem benefício.
      Abraço,
      Guloso & Saudável

      • Realmente eu ouvi comentar sobre isso!
        Mas o pessoal fala isso (sem citar os nutrientes) pra fazer um tipo de sensacionalismo, querendo dizer que trigo é algo tão ou até mais nocivo do que a gordura trans.

  10. Vai ai uma dica, desde que fiz algumas mudanças alimentares, adiciono a cada copo de arroz integral, 2 colheres de trigo em grãos, o tempo de cozimento é o mesmo e fica muito bom, e para quem prefere fazer na panela de pressão da muito certo, para cada medida de arroz, 2 medidas e meia de água ,20 min na pressão com fogo baixo.
    Obs; eu utilizo arroz camil.

  11. são ótimas sua informações sobre o trigo, eu sou consumista diária do trigo integral , eu tenho uma dúvida e sei que vc pode me ajudar.Posso consumir nas refeições substituindo o arroz? eu adoro , como com salada, com ovos cozidos, com carne assada,etc….

    • Olá Madalena,
      Também sou apreciadora do trigo em grão, eu gosto de substituir parcialmente o arroz integral.
      Entendo que desde que não existam restrições alimentares pode seguir a sua preferência, os limites são para uma dieta de 2 mil calorias, é recomendado que 55% sejam carboidratos.
      Abraço,
      Vânia

  12. OLá. Voce pode me tirar uma duvida? Em janeiro agora eu tirei a vesicula e meu figado tem uma gordura que estou tentando eliminar. Faço reeducação alimentar. Mas o grão do trigo, pode comer normalmente? Gosto de hidratar com agua quente, depois coloco tomate, cebola e cheiro verde picado. misturo com tudo. Faz mal quando o figado esta gorduroso? Obrigada.

  13. Eu já vinha comendo o grão de trigo,mas com certos cuidado,mas agora depois de conhecer seus beneficio vou criar minhas receitas.obrigado!

  14. Segundo o Dr. Lair Ribei, maior cardiologista e nutrólogo do mundo a farinha de trigo é listada entre os piores alimentos do mundo, em sua composição há a amilopectina A, responsável pela degeneração das juntas, após ingerida em nosso organismo seu teor deglicose é superior ao do próprio açúcar sendo um dos principais responsáveis pela diabetes tipo 2

    • Olá Leirson,
      Embora respeite as suas ideias, sou cardiopata congênita e tenho total sucesso em minha dieta alimentar, continuo a acreditar que o trigo em grão e integral são alimentos benéficos.
      Para uma alimentação mais saudável e prevenir de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e até obesidade, Médicos e Nutrólogos com base em pesquisas e em relatórios publicados pela Organização Mundial da Saúde, OMS, recomendam que sejam incluídos os cereais integrais…, incluindo o trigo.
      Abraço,
      Vânia

  15. “A farinha branca é um ingrediente pobre em nutrientes e de alto índice glicêmico. Tem ação semelhante ao açúcar no organismo, aumentando a taxa de glicose no sangue e, por isso, o consumo em excesso está associado ao aumento de triglicérides e incidência de diabetes, obesidade e doenças crônicas”, alerta a nutricionista Cintya Bassi, que explica o que acontece. “O que torna a farinha de trigo maléfica a saúde é o processo de refinamento, que separa do trigo a casca e o gérmen, mantendo apenas o endosperma do grão que depois é moído. Nesse processo retira-se grande parte das propriedades nutricionais do alimento”.

    • Olá Sílvio,
      Tem razão, tudo em excesso é contra indicado, até a água.
      O blog posta a maioria das receitas com farinha de trigo integral, muito benéfica à nossa saúde, mas que deve ser consumida com moderação como tudo.
      Abraço,
      Vânia

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