Você tem problemas nos rins?

Sabe que há relação entre esse problema e a sua alimentação?

Os rins são órgãos muito importantes para o bom funcionamento de nosso organismo, é imprescindível uma boa alimentação, equilibrada para terem um funcionamento correto, à medida que a idade passa percebemos que nossos hábitos alimentares influenciam muito no bom funcionamento destes órgãos.

Os rins processam o sangue e retiram resíduos e água transformam-nos em urina. A sua principal função é a de eliminar continuamente (nunca param) os produtos finais do metabolismo, ou seja, têm como função filtrar, purificar nosso sangue. Além desta função, os rins também elaboram hormônios, contribuem para a produção de vitaminas e ainda regulam a pressão arterial.suco_abacaxi_couve_agua_coco

Suco de Abacaxi, Couve e Água de Coco

O mau funcionamento dos rins pode causar muitos problemas e doenças, algumas delas são: nefrite, cálculos renais, insuficiência renal crônicas (IRC) entre outras. A alimentação afeta bastante a saúde dos rins e é por isso que devemos ter uma ótima alimentação para termos rins saudáveis.

Cuidados Para Manter os Rins Saudáveis

  1. Uma alimentação equilibrada e saudável, com pouco sal, pouco açúcar, consumo adequado de água e exercício físico regular são cuidados fundamentais para prevenir a diabetes e a hipertensão arterial, estes são dois fatores importantes que podem desencadear a doença renal crônica.
  2. O simples cuidado de ingerir mais vegetais frescos, crus, além de alimentos mais integrais, já minimiza os problemas renais. Recomenda-se por exemplo as raízes e sementes, ricas em sais minerais. também as folhas verdes como as couves e alfaces, o repolho e o brócolis ou outras crucíferas, as ervas verdes como o chá verde e a salsa. Dentre as frutas, as mais indicadas são as de elevado teor de ácido cítrico como os limões e o tamarindo.
  3. Controle o consumo de sal (NaCl): De acordo com as diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira, editado em 2006, uma pessoa deve consumir no máximo 5 gramas de sal por dia (o equivalente a uma colher rasa das de chá). Ocorre que a quantidade total de Sódio nestas 5 gramas é de apenas 2,4 gramas ou 2.400 miligramas. Para limitar ao máximo o consumo de sal, evite os alimentos processados e não acrescente sal aos alimentos, uma vez que já faz parte da sua constituição. Pode também querer ler: Sal na Alimentação: Incompreendido ou Inimigo para uma Vida Saudável?
  4. Substitua o sal por temperos aumentando o aroma e sabor das refeições utilizando: azeite, vinagre, sumo de limão, alho, cebola, pimentão (o amarelo é o mais rico em vitamina C), oréganos, manjericão, tomilho, louro, cebolinha, hortelã, coentros ou salsa. Pode também querer ler: 10 Dicas para Diminuir o Sal nas Refeições.
  5. Quanto de água devo consumir por dia? Os especialistas médicos recomendam 8 ou 9 copos.
    Outra forma de calcular a quantidade de água a ser consumida é dividir o seu peso em quilogramas por 30 (ex. uma pessoa de 60 kg, vai necessitar de 2,0 litros por dia), ou 60:30 = 2,0. Mas atenção isto não é exato, pois não leve em conta outros parâmetros.
  6. É recomendação de primordial importância manter-se no peso ideal para não sobrecarregar os rins. Indivíduos com o índice de massa corporal (IMC) nos parâmetros saudáveis estão totalmente protegidos e, os rins saem ganhando.

Alimentos a minimizar o consumo

  1. O primeiro cuidado é ler atentamente o rótulo dos alimentos, caso seja possível utilize versões caseiras dos produtos e verifique a quantidade de sódio (Na) que estes contêm. Na rotulagem a referência utilizada sobre a composição nutricional dos alimentos é o Sódio, tenha em conta que a sua ingestão diária não deverá ultrapassar 2.400 miligramas. Pode também querer ler: Desvende os misteriosos rótulos dos produtos alimentares.
  2. Alimentos com alto teor de Sódio, devemos minimizar o consumo de enlatados, conservas, enchidos, defumados, manteiga com sal, azeitonas, picles de compra, queijos de compra, bacalhau seco e salgado, alimentos instantâneos (ex: sopas, pudim), bebidas com gás, caldos instantâneos (ex: carne, peixe, legumes…), molhos prontos, algumas bolachas, batatas fritas de pacote, snacks, alimentos congelados, refeições prontas e fermento em pó. Pode também querer ler: Alimentos que Parecem mas não são tão Saudáveis

Atitudes prejudiciais aos rins

  1. Consumir pouca água, baixo consumo vegetais frescos, de integrais e fibras, alto consumo de sal, de açúcar, de proteínas de origem animal, consumo de aditivos químicos e alimentos industrializados.

Relação entre os Rins e a Alimentação Saudável

Guloso e Saudável

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