Afinal a canela é ou não boa para a saúde?

Além de ser um ingrediente chave em diversos pratos, vocês sabiam que a canela pode trazer diversos benefícios para a saúde? Isso é o que veremos no nosso artigo de hoje!

A caneleira (Cinnamomum zeylanicum) é uma árvore nativa do Sri Lanka, (antigo Ceilão) no sul da Ásia.

A canela é a especiaria obtida da parte interna da casca do tronco, casca dos ramos, é comercializada em rama (pau), raspas e pó. É utilizada na culinária, na fabricação de bebidas, medicamentos, perfumes, shampoos e sabonetes. As suas propriedades medicinais são inúmeras as já comprovadas. Na medicina, foi usada pelos médicos medievais para tratar tosse, rouquidão e dor de garganta.

Canela

Existem três tipos de componentes nos óleos essenciais da casca os quais conferem propriedades de cura de canela. Estes componentes são o cinamaldeído (fungicida), o acetato de cinamilo e o álcool de cinamilo. A canela é também uma boa fonte de Manganês, fibras, Ferro e Cálcio.

Variedades da canela

  1. Apesar de haver cerca de uma centena de variedades de Cinnamonum verum (o nome científico da canela), as principais variedades consumidas são a canela do Ceilão que é mais adocicada, mais suave, também a mais cara e a canela da China (nativa da China e de Mianmar).
  2. A canela do Ceilão também é referida como (canela verdadeira), ao passo que a variedade chinesa é conhecida como (cássia), os valores nutricionais e benefícios são semelhantes.

Benefícios no consumo da canela

  1. Estudos do United States Department of Agriculture (USDA) Associação de Medicamentos dos Estados Unidos indicam que o uso de canela na quantidade de uma colher de chá diariamente reduz de forma significativa o açúcar no sangue, também melhora a taxa de colesterol (LDL, o mau) e os triglicerídeos. Os efeitos, que podem ser conseguidos também ao utilizar canela em chás.
  2. Em 2010, o USDA divulgou uma pesquisa, que confirmou a eficácia da canela para controle do diabetes tipo II. O resultado desse novo estudo encontra-se publicado em várias partes no endereço do USDA, inclusive neste link: www.ars.usda.gov/Research/docs.htm?docid=8877.
  3. Um estudo da Universidade Estadual Ball (Indiana, EUA), menciona que adicionar uma colher de sopa canela (6 gramas) na sua comida no café da manhã pode reduzir drasticamente os níveis de açúcar no sangue, diminui os níveis de açúcar no sangue em 25% nas próximas duas horas e diminui a potencial possibilidade de desenvolver diabetes.
  4. Um grupo de cientista da Faculdade de Ciências da Vida da Universidade de Tel Aviv, chefiados por professor Michael Ovadia, publicou na revista científica PloS ONE, a descoberta de que o extrato de canela é capaz de dissolver as chamadas fibrilas de beta-amiloides, cujo acúmulo no cérebro mata neurônios em pacientes com Alzheimer.
  5. Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), em Santa Barbara, Estados Unidos, estão estudando dois compostos presentes na canela (o cinamaldeído e a epicatequina) que ajudam a retardar e até a prevenir o desenvolvimento dos “nós” filamentosos nas células cerebrais, que caracterizam a doença de Alzheimer.
  6. Foi realizado um estudo na  Universidade de Kopenhagen, em que metade dos pacientes consumiram metade de 1/2 colher de sopa de canela em pó combinada com 1 colher de sopa de mel a cada manhã antes que o café da manhã tivesse sido ingerido, sentiram significativo alívio na dor da artrite depois de uma semana e puderam caminhar sem dor no prazo de um mês.
  7. Atualmente estudos apontam para os possíveis benefícios da canela não só como tempero como também no combate a pressão alta, diabetes, herpes, acne, reumatismo, perda de memória, infecções urinárias e até mesmo alguns tipos de câncer.

Como consumir a canela?

  1. Receitas do Guloso e Saudável já postadas (no link) contendo como ingrediente canela.
  2. Pode consumir também em saladas de frutas, fruta assada no forno, em bebidas, ou em bolos, diminua o açúcar pois a canela dá a sensação de mais doce.

Quanto consumir de canela?

  1. Deve utilizar cerca de 3 gramas de canela, ou 1/2 colher de sopa por dia, na comida ou bebida no café da manhã.

Conheça o Poder Curativo da Canela

Guloso e Saudável

14 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida!
    Hummmmmm….que aroma gostoso!
    Iniciar a semana com uma postagem rica e esclarecedora assim bom demais!
    Sou fã de canela e sabendo que faz bem à saúde agora que vou aderir mais ainda!

    Bjs, ótima semana!

  2. Bom dia, meus amigos! Essa informação é altamente preciosa para mim e muitos de nós. Eu já havia pesquisado antes mas não foi tão precisa como esta. Abraço a todos. EdeizeMaria

  3. Vânia adorei o post eu adoro o sabor da canela mas nào conhecia os benefícios da canela,gostei da dica de usar canela na salada de frutas
    boa semana
    beijos

  4. Vânia.
    Sempre, muito mas muito obrigada, por estes posts tão esclarecedores e de valiosa utilidade. Todo o dia podemos aprender mais e mais. Adoro canela tanto em doces como em pratos salgados e agora vou consumir muito mais.
    Tenho que dizer que estou encantada com o bolo de rolinhos de banana, imperdível, tenho que fazer e comer muuuiiito!
    Beijinhos e uma boa semana

  5. Vânia querida, bem que senti um aroma delicioso de canela quando abri a porta da sua cozinha hehe. Adoramos canela, em bolos, pudins, arroz doce a até salgados. Bom saber que a canela tem tantos benefícios que eu desconhecia. Agora que não vou deixar mais faltar essa especiaria em minha cozinha. Adorei as informações. Obrigada. Beijinhos, ótima semana

  6. Querida Vânia
    Adoro canela e tomo o chá todos os dias, faça frio ou calor!
    Morei em uma casa que tinha uma árvore enorme de canela e usava também as folhas para meus chás:)
    Como sempre, excelente post!
    Um abraço
    Léia

  7. Obrigada pela partilha, Vânia, adoro canela e já conhecia alguns dos seus poderosos benefícios, nomeadamente para combater o colestrol e os triglicéridos !

    Beijinhos

  8. Cada vez mais adoro teu blogue linda:)

    Além das receitas maravilhosas e fantásticas que colocas ainda colocas estes artigos super interessantes já conhecia os benefícios da canela, pois adoro tudo que tenha a ver com saúde e boa alimentação, mas é muito bom partilhares poise existem pessoas que não o sabem:)

    Beijoca grande

    Vanessa silva

  9. Passei a usar canela , fazem uns cinco meses .
    Minha diabetes 450 foi baixando agora esta normal , mas não abandonei o tratamento médico .
    Uso a canela como complemento auxiliar ao medicamento .

Deixe o seu comentário!